domingo, 27 de março de 2011

Tens a Certeza?, por Carlos Antunes


Título original: How Do You Know
Realização: James L. Brooks
Argumento: James L. Brooks
Elenco: Reese Witherspoon, Paul Rudd, Owen Wilson e Jack Nicholson

Tens a Certeza? não chega a ser a comédia romântica que o fizeram parecer. Na verdade é um filme composto por personagens em processo de análise autónoma disfarçado num triângulo amoroso.
Trata-se de um jogo de transformação de personagens que avançam e recuam ao som da sua própria voz interna.


Se o filme consegue ser divertido é pelo facto de inverter a ordem natural dos comportamentos.
Não há tempo de reflexão, não há a procura de conselhos. As personagens falam para logo reagir intelectualmente - e em voz alta.
Está tudo à mostra, aquelas dúvidas e cedências que costumam ocorrer em privado, até mesmo com a ajuda de um profissional, tornam-se as acções fulcrais da evolução deste triângulo.
Nesse processo estão todos a crescer. O mulherengo que aprende a ceder à monogamia em nome do amor. O bom rapaz de quem se aproveitam e que toma conta do seu próprio destino. A rapariga que dedicou a sua vida toda ao desporto e que descobre que tem mais opções do que precisa para o seu futuro.
São os modelos da desintegração social que partem do melhor lugar possível para acabar tão tontos como qualquer um de nós.


Paul Rudd e Owen Wilson são dois comediantes que podem, com toda a facilidade, ser protagonistas de outros filmes que não comédias. Daí que sejam tão interessantes, sobretudo Wilson que tem o melhor papel dos três centrais.
Reese Witherspoon
Sobra Jack Nicholson, que nem sempre vê a sua presença justificada. É o mal do filme, não saber por onde cortar o excesso das muitas histórias e pormenores com que quer brincar.
Este mais recente filme de James L. Brooks não tem o brilho da sua comédia melhor recordada, mas ainda guarda alguns dos pormenores que o tornaram num criador assinalável.



Sem comentários:

Enviar um comentário