sábado, 9 de julho de 2011

Argumentos de Fernando Pessoa para cinema editados em livro



Foi ontem colocado à venda, através da editora Ática, o livro «Argumentos para Filmes», no âmbito da colecção «Obras de Fernando Pessoa». Neste livro foram compilados textos de Fernando Pessoa relacionados com cinema e totalmente inéditos no nosso país. O escritor deixou dactilografados argumentos cinematográficos em três línguas diferentes, bem como planos para criar uma produtora de cinema (de onde se incluía o seu nome - Ecce Film - e o logótipo).

Entre os escritos encontram-se seis argumentos incompletos, quatro deles da década de 20, em inglês, um deles com diálogos em português e com curiosas anotações como «Nota para um thriller disparatado», «para um filme» ou «meio plano para peça ou filme». Outros dois argumentos são posteriores a 1917, escritos em francês e são agora traduzidos para português.

O interessante desta descoberta é que refuta a tese que Fernando Pessoa não se interessava por cinema, fundamentada por excertos de alguns poemas do seu heterónimo Álvaro de Campos nos quais se expressa aversão ao cinema, em tom depreciativo. Contudo grande parte dessas referências eram feitas ao cinema de Hollywood, que Fernando Pessoa considerava superficial, assumindo assim uma pose crítica.

Fonte: Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário