quarta-feira, 13 de julho de 2011

"José e Pilar" estreia nos Estados Unidos em Setembro



Foi hoje anunciado pela produtora JumpCut que o filme José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, terá estreia comercial nos Estados Unidos no próximo mês de Setembro. O filme além de Portugal, também já passou pelo Brasil e Espanha.

Ainda não se sabe a data oficial da estreia, nem o número de salas em que estará disponível. Esta notícia apenas vem confirmar os nossos esforços em redor da petição José e Pilar aos Óscares, que é hoje notícia em grande parte dos meios de comunicação social.

O facto de José e Pilar ter estreia nos Estados Unidos ainda este ano permitirá que o filme possa ser nomeada a outras categorias dos Óscares (bem como outros prémios norte-americanos), que não apenas o de Melhor Filme Estrangeiro. A petição lançada apenas tem o intuito de sensibilizar o ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) para submeter o filme como candidato português a esta última categoria. Para tal, não existe obrigatoriedade de uma estreia comercial no mercado norte-americano. A petição encontra-se disponível para assinar aqui.

3 comentários:

  1. O problema deste país é que toda a gente tem opiniões sobre coisas que desconhece e toma iniciativas no escuro... O que é preciso é dizer coisas...
    Não é o ICA que decide que filme é proposto para o OSCAR de melhor filme estrangeiro... o ICA é convidado pela AMPAS a organizar uma comissão/júri que represente o sector e seleccione o filme. Não é uma decisão de uma pessoa ou instituição, mas sim de um Júri constituído por várias pessoas.
    Como está na moda fazer petições (há alguma que tenha tido resultados???) esta é só mais uma... se, eventualmente, o filme for indicado é porque o Júri assim decidiu e não porque houve uma petição a exigir, sensibilizar, ou o que quer que seja....

    ResponderEliminar
  2. Se lesse tudo o que estava envolvido nesta petição, com a intenção honesta de perceber os motivos da mesma, verificaria que já falámos que o ICA reúne a Comissão de Selecção do Filme Português Candidato ao Prémio Anual para Melhor Filme em Língua Estrangeira e que sim, são esses que escolhem.

    A nossa ideia nem é sequer questionar o trabalho da comissão, mas sim sensibilizá-lo e demonstrar que existe uma grande força de pessoas que tem confiança no filme. Obviamente que nestas decisões a influência tem sempre peso. Sejamos francos: existem lobbies para tal, como existem lobbies junto da Academia norte-americana. Os membros da comissão reunem, avaliam a eligibilidade, estudam os prós e contras, pedem opiniões... Temos diversos cineastas que já assinaram a petição, inclusive.

    Temos consciência que a petição tem o poder que tem, mas a verdade é que também temos a consciência que consegue promover o filme, como ele merece. E caso queira saber mais sobre a iniciativa, basta ler o blogue associado http://joseepilaraososcares.blogs.sapo.pt/ .

    ResponderEliminar
  3. Rumo ao Oscar! Tem que estar lá. Se não estiver... algo está muito errado no universo cinematográfico (há muitas coisas erradas no universo cinematográfico, mas vamos deixar isso pra lá!
    Petição assinada, é claro!

    ResponderEliminar