quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estreias 20 Outubro'11: Incendies, O Barão, Pater, Les Emotifs Anonymes, I Don't Know How She Does It e Paranormal Activity 3

Dia 20 de Outubro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:
  Incendies - A Mulher que Canta (Incendies)
Ano: 2010
Realização: Denis Villeneuve
Género: Drama
Elenco: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette, Rémy Girard, Abdelghafour Elaaziz e Allen Altman 
Após a morte prematura da mãe, Jeanne e Simon (Mélissa Désormeaux-Poulin e Maxim Gaudette) recebem, em testamento, dois envelopes distintos dirigidos ao pai, supostamente falecido, e a um irmão que não imaginavam sequer existir. Conscientes dos segredos que precisam ser revelados, deixam as suas vidas para trás e partem em direcção à sua terra de origem, no Médio Oriente, em busca do pai e do irmão que não conhecem, tentando cumprir o último desejo da progenitora. E é desta maneira improvável, cruzando fronteiras e épocas, que eles conhecem o passado e a cultura da sua família e encontram as respostas que sempre procuraram: quem foi a sua mãe e quais os mistérios que circundam a sua vida. Realizado por Denis Villeneuve, o filme é baseado na aclamada peça do escritor e actor canadiano de origem libanesa Wajdi Moua. Depois de estreado no Festival de Veneza, "Incendies - A Mulher que Canta" foi um dos nomeados ao Óscar de melhor filme estrangeiro na edição de 2011.

Outras sugestões:

O Barão  (O Barão)
Ano: 2011
Realização: Edgar Pêra
Argumento:   Luísa Costa Gomes e Branquinho da Fonseca
Género: Drama
Elenco: Nuno Melo, Marcos Barbosa, Marina Albuquerque e Leonor Keil
No ano de 1943, durante a II Guerra Mundial, a produtora americana Valerie Lewton chegou a Portugal e casou-se com um actor português que lhe deu a conhecer o conto "O Barão", escrito por Branquinho da Fonseca. Valerie viu nele a história perfeita para um filme de terror, começando, em segredo, as filmagens numa fábrica do Barreiro. Quando a PIDE soube da existência do filme, mandou destruir os negativos. A equipa técnica foi repatriada e os actores portugueses deportados para o Tarrafal, na ilha de Santiago, Cabo Verde, onde morreram torturados na "frigideira". Em 2005, foram descobertas duas bobinas e o guião do filme nos arquivos do cineclube do Barreiro. Através delas o realizador Edgar Pêra decidiu fazer o "remake" do filme original, contando a história de um barão tirânico que aterroriza a população das montanhas do Barroso, no Norte de Portugal.

Pater (Pater)
Ano: 2011
Realização: Alain Cavalier
Género: Drama
Alain Cavalier e Vincent Lindon, amigos há longos anos, examinam a interacção entre um realizador e um actor e a natureza das relações de poder entre ambos. Numa conversa a dois, e através de uma relação de realizador/actor, pai/filho, discutem que filme farão juntos. Cúmplices, vestindo as peles de um Presidente da República e do seu primeiro-ministro, delineiam um jogo político, discutem estratégias, reais e fictícias, concordam e divergem... Um filme entre a ficção e o documentário que tenta baralhar o espectador. Em competição no Festival de Cannes, "Pater" conquistou os críticos e o público, recebendo uma ovação de 17 minutos.

Românticos Anónimos  (Les émotifs anonymes)
Ano: 2010
Realização: Jean-Pierre Améris
Género: Comédia, Romance
Jean-René Van Den Hugde (Benoît Poelvoorde) é o chefe de uma pequena fábrica de chocolate e Angélique (Isabelle Carré) a mais brilhante e talentosa artífice de chocolate que ele alguma vez conheceu. Com uma enorme paixão por chocolate em comum, depressa nasce entre eles um amor profundo. Mas o sentimento vai ter de superar uma prova difícil. É que Jean-René e Angélique partilham outro traço que lhes irá dificultar o romance: uma timidez patológica que quase lhes impossibilita as relações com outros seres humanos. Agora, para puderem viver o amor que sentem um pelo outro, terão de vencer todos os entraves que a timidez e as emoções descontroladas podem causar a uma relação quase inevitavelmente condenada ao fracasso. Porém, quando tudo entre eles parece falhar, surge uma luz ao fundo do túnel...

Não Sei Como Ela Consegue  (I Don't Know How She Does It)
Ano: 2011
Realização: Douglas McGrath
Género: Comédia
Para além de um cargo de topo numa das mais prestigiadas empresas financeiras de Londres, Kate Reddy (Sarah Jessica Parker) é uma dona de casa (quase) perfeita, uma esposa esforçada e a mãe dedicada de duas crianças pequenas. O que a sua carreira exige, a sua vida familiar reivindica em dobro, o tempo insiste em escapar-lhe das mãos e nenhum esforço é suficiente para agradar a todos.
Assim, de exigência em exigência e de frustração em frustração, Kate vai fazendo diariamente uma espécie de malabarismo ao mesmo tempo que tenta gerir um constante, e angustiante, sentimento de culpa. Realizado por Douglas McGrath ("Emma", "O Nosso Espião em Havana", "Infame") e baseado no best-seller de Allison Pearson, um filme sobre as dificuldades em conciliar as várias áreas na vida de uma mulher do século XXI.

Actividade Paranormal 3  (Paranormal Activity 3)
Ano: 2011
Realização: Henry Joost e Ariel Schulman
Género: Terror
Neste terceiro filme, o jovem casal que se debate com espíritos ocultos irá encontrar ligações ao passado. Quando Katie regressa de casa de Kristi, sua irmã gémea, trazendo uma caixa contendo cassetes de vídeo caseiras com mais de duas décadas, não esperava encontrar nelas algumas das respostas mais ansiadas. Ali, em várias horas de filmagens, ela vê-se a si e à irmã, ainda crianças, em contacto com um espírito que as duas invocaram num jogo inocente de que não têm qualquer memória. Se, a princípio, as duas meninas o julgam amistoso, depressa percebem, aterrorizadas, que puseram em risco as suas vidas e a de todos os que as rodeiam. Realizado por Henry Joost e Ariel Schulman, um filme de terror psicológico que pretende ser uma espécie de "prequela" da história de "Actividade Paranormal" criada, em 2009, por Oren Peli (agora apenas na equipa de produção) que se tornou num extraordinário caso de sucesso nas salas de cinema de todo o mundo.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário