A 32.ª edição do Fantasporto - com um programa cruzado entre Ciência e Artes centrado na temática "O Futuro Agora. Agora o Futuro» - irá fazer uma retrospectiva, no mínimo curiosa, daquele que é apelidado pelos directores do festival português, o «pior realizador da história»: o norte-americano Edward Wood.
O festival que decorrerá de 24 de Fevereiro a 03 de Março de 2012 incluirá no seu programa uma retrospectiva de vários filmes do cineasta, incluindo Plan 9 from Outer Space (1959), considerado um dos piores filmes de sempre. O cineasta faleceu em 1978, mas levou consigo a designação de «pior cineasta de sempre», dada a utilização de efeitos especiais duvidosos, com diversos planos sem sequências lógicas e cronológicas, tal como também muitas das tramas. Embora seja considerado o pior realizador de sempre, a verdade é que os fãs do cinema trash celebram Edward Wood como um clássico de culto.
Em 1994, Tim Burton realizou um filme sobre o cineasta, onde Edward Wood era interpretado por Johnny Depp e o mítico actor Bela Lugosi era interpretado por Martin Landau (que venceu um Óscar de Melhor Actor Secundário por esse papel). O filme Ed Wood acabou por ganhar também o Óscar de Melhor Maquilhagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário