quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Revelada programação das secções "Première & Panorama" e "Semana dos Realizadores" do Fantasporto 2012

A direcção do Fantasporto anunciou há instantes os filmes que farão parte das secções Première & Panorama e Semana dos Realizadores da edição 2012 do festival.

Première & Panorama


Mick Garris regressará este ano ao Fantasporto (depois de no ano passado ter feito parte do júri da secção Cinema Fantástico) mas para apresentar, em antestreia europeia, Bag of Bones, criado como minissérie para televisão e que adapta um romance de Stephen King. Conta com Pierce Brosnan (GoldenEye) e Melissa George (In Treatment) nos principais papéis. Dos Estados Unidos, teremos ainda o aguardado Kill List, filme nomeado para cinco British Independent Film Awards e vencedor de um na categoria de Melhor Actor Secundário (Michael Smiley); a comédia de terror Some Guy Who Kills People, do realizador de Mega Shark vs Giant Octopus (2009) e protagonizado por Kevin Corrigan (Fringe) e o filme de terror The Bunny Game, que provocou polémica pelas suas cenas violentas, abusivas e sádicas e que foi censurado pelo British Board of Film Classification (só foi permitido após 32 cenas terem sido eliminadas da versão final). Serão ainda exibidos o documentário Adventures in Plymptoons! sobre o realizador e animador Bill Plympton e a comédia (Untitled), protagonizada por Adam Goldberg (Saving Private Ryan).


Do lado do Oriente (mas ainda na secção Première & Panorama) serão exibidos o japonês Zombie Ass: Toilet of the Dead, de Noboru Iguchi (RoboGeisha) e o indiano Gandu, que causou polémica no próprio país devido à linguagem usada e a cenas de nudez frontal, e que fez parte da selecção oficial do Festival de Berlim 2011. Estreará também o italiano La Prima Linea, baseado na autobiografia de Sergio Segio, uma das principais figuras do movimento armado Prima Linea (grupo terrorista de inspiração marxista-leninista), responsável por duas dezenas de homicídios políticos em Itália durante os anos 70 e 80. O filme é protagonizado por Riccardo Scamarcio (Mine vaganti) e Giovanna Mezzogiorno (Vincere). Do Canadá teremos a comédia de terror Monster Brawl, onde oito monstros clássicos lutam até à morte num torneio de wrestling e Exit Humanity, onde um jovem luta pela sobrevivência após um surto de zombies durante a Guerra Civil Americana. Glorious 39 chega do Reino Unido e com um elenco de luxo - Romola Garai (The Hour), Eddie Redmayne (My Week with Marilyn), Juno Temple (Atonement), Christopher Lee (The Lord of the Rings), Charlie Cox (Boardwalk Empire), Bill Nighy (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1) e Hugh Bonneville (Downton Abbey) - numa misteriosa história centrada numa tradicional família britânica em vésperas da Segunda Guerra Mundial. Estrearão ainda o thriller Savages Crossing, os holandeses Life in One Day e Meat, o alemão The Truth of Lie e o húngaro The Maiden Danced to Death.


Da América latina teremos três grandes apostas: Arráncame la Vida, candidato do México aos Óscares 2009 e centrado numa mulher que procura ser livre nos anos 30, numa sociedade machista; o colombiano La Milagrosa (que muitos consideram o "Cidade de Deus" da Colômbia) e que conta a história de um jovem universitário que, ao ser sequestrado, se confronta com o fogo cruzado entre militares e guerrilheiros e a comédia argentina Un novio para mi mujer, sobre um homem que, sem coragem para pedir o divórcio, tenta arranjar um namorado à sua esposa. This Must Be the Place também fará parte desta secção.

Semana dos Realizadores


A Semana dos Realizadores destaca-se  por uma grande variedade de filmes europeus e este ano com um filme português a concurso: a antestreia mundial de A Moral Conjugal, de Artur Serra Araújo, que regressa ao Fantasporto depois de em 2007 ter vencido o Prémio do Júri na mesma secção com Suicídio Encomendado. O polaco Wojciech Smarzowski competirá com o drama Rose, enquanto que da Bulgária chega Avé, de Konstantin Bojanov e que estreou na secção Câmara de Ouro do Festival de Cannes 2011, acabando vencedor do prémio FIPRESCI no Festival de Varsóvia 2011. A comédia dramática Almanya, volta a acender o debate da miscigenação entre alemães e turcos, enquanto que de Israel teremos a estreia de The Slut. Neste último seguimos a história de uma mulher, que luta contra a sua adição por sexo, enquanto tenta manter um novo relacionamento e criar as suas duas filhas. O belga Lena, tem feito o circuito de diversos festivais internacionais, entre os quais o de Toronto e de Palm Springs e chegará também ao Fantasporto. O filme segue uma jovem, com problemas de auto-estima e tudo o que ela fará por amor. Teremos ainda a estreia das comédias Hotel Lux e Immaturi, da Alemanha e Itália, respectivamente e do filme espanhol El Artifício.


Uma das estreias mais interessantes do festival é a mais recente obra do japonês Shion Sono. Guilty of Romance estreou no Festival de Cannes 2011 e encerra a trilogia de ódio do cineasta, composta por Love Exposure (2008) e Cold Fish (2010). O único filme americano em concurso nesta secção chama-se Cherry e segue um triângulo amoroso entre um caloiro da Ivy League, uma mulher mais velha e a sua filha de quatorze anos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário