segunda-feira, 30 de abril de 2012

"pt.es" de Pedro Sena Nunes ganha menção especial no Cine Las Americas 2012


Terminou ontem o 15.ª festival Cine Las Americas que decorre em Austin, Texas e que divulga o que de melhor se faz no cinema latino-americano. Entre a presença portuguesa deste ano constavam José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes; Sangue do Meu Sangue, de João Canijo e as co-produções portuguesas Bonsái e Brigada intramuros, mas foi nas curtas-metragens que Portugal acabou por vencer.

A curta-metragem pt.es, realizada por Pedro Sena Nunes venceu uma Menção Especial do Júri na categoria de curtas-metragens documentais.

Prémio do Júri para Melhor Filme
Las malas intenciones, de Rosario Garcia-Montero

Prémio Especial  do Júri para Desempenho Individual
Kisha Tikina Burgos em Under My Nails

Prémio Especial do Júri para Desempenho Colectivo
Andrés Almeida e Jessy Bulbo em El lenguaje de los machetes

Prémio do Júri para Melhor Documentário
El árbol de las fresas, de Simone Rapisarda Casanova

Menção Especial do Júri para Documentário
Morir de pie, de Jacaranda Correia

Prémio do Júri para Melhor Curta-Metragem
Amaqqut Nunaat, de Neil Christopher

Prémio Especial do Júri para Desempenho Individual em Curta-Metragem
Jazmine Zapata Morante em Pescadora

Prémio do Júri para Curta-Metragem Documental
Paraíso, de Nadav Kurtz

Menção Especial do Júri para Curta-Metragem Documental
pt.es, de Pedro Sena Nunes

Prémio Hecho En Tejas
Canción del cuerpo, de Andrew Segovia e Gabriela Alcalá

Menção Honrosa
All She Can, de Amy Wendel

Prémio do Público para Longa-Metragem de Ficção
Las malas intenciones, de Rosario Garcia-Montero

Prémio do Público para Documentário
La maleta mexicana, de Trisha Ziff

Prémio do Público Jovem
Piolas, Paúl, de Adrián Macías

Novo poster de "Snow White and the Huntsman", com Charlize Theron

Foi hoje divulgado um novo poster de Snow White and the Huntsman que destaca  Charlize Theron no papel de Bruxa Má:


O filme protagonizado por Kristen Stewart (saga Twilight), Chris Hemsworth (Thor) e Charlize Theron (Young Adult) será uma nova versão do tradicional conto da Branca de Neve. Em Snow White and the Huntsman, quando o Caçador é ordenado a matar a Branca de Neve, este acaba por salvá-la, tornando-se o seu mentor e protector, treinando-a na arte da guerra a fim de destronar a Bruxa Má.

Snow White and the Huntsman estreia a 31 de Maio em Portugal.

Leia também:

Brasileiro Wagner Moura interpretará Federico Fellini no cinema


A Variety anunciou que o brasileiro Wagner Moura (Tropa de Elite) irá interpretar o cineasta italiano Federico Fellini em Fellini Black and White.

O filme, situado em Los Angeles em Março de 1957, segue a primeira viagem de Federico Fellini para assistir à cerimónia dos Óscares, durante a qual esteve desaparecido por quarenta e oito horas e quase não apareceu à cerimónia. A Wagner Moura juntam-se Terrence Howard (Hustle & Flow) no papel de um músico de jazz que introduz Fellini a este mundo, enquanto que William H. Macy (Fargo) interpretará o papel do seu publicist e Peter Dinklage (Game of Thrones), o namorado da veterinária por quem Fellini se apaixona.

Fellini Black and White será escrito e realizado por Henry Bromell (Homeland).

HBO renova "Veep" e "Girls" para uma segunda temporada


Estreados há cerca de quinze dias apenas, a HBO decidiu renovar para uma segunda temporada de 10 episódios as suas duas mais recentes séries: Veep e Girls. Ambas têm tido grande sucesso junto da crítica e satisfatórios resultados de audiência.

Em Veep, uma sátira política, seguimos uma senadora que se torna vice-presidente dos EUA (Julia Louis-Dreyfus) e a sua inexperiente equipa interpretada por Reid Scott (The Big C), Justin Doescher (Kings) e Jennifer McCormick (Game Change), Anna Chlumsky (My Girl), entre outros.

Girls é uma série, criada e protagonizada por Lena Dunham e produzida por Judd Apatow (Bridesmaids) que segue as experiências de um grupo de mulheres com 20 e poucos anos em Nova Iorque. A Lena Dunham juntam-se Jemima Kirke e Allison Williams.

Sally Hawkins junta-se ao novo filme de Woody Allen filmado nos EUA


Embora a sua incursão italiana com To Rome With Love tenha recebido péssimas críticas, Woody Allen continua imparável ao ritmo de um filme por ano. Depois da confirmação que o seu mais recente trabalho será filmado nos EUA, mais precisamente em São Francisco e Nova Iorque, chega agora a primeira confirmação para o elenco.

A Variety confirmou a actriz britânica Sally Hawkins (Happy-Go-Lucky) - que já tinha trabalhado com o cineasta em Cassandra's Dream (2007) - interpretará o papel de uma, imagine-se, neurótica, em mais uma comédia dramática do cineasta.

Embora ainda não confirmados, Cate Blanchett e Bradley Cooper poderão fazer parte do elenco. O filme deverá estrear em 2013.

Sete novos filmes adicionados à selecção oficial do Festival de Cannes 2012


A direcção do Festival de Cannes 2012 anunciou sete novos filmes à selecção oficial do certame. Trashed, da britânica Candida Brady terá uma exibição especial, enquanto aos midnight screenings se juntarão o australiano Wayne Blair com The Sapphires, sobre um grupo musical aborígene e Franck Kahlfoun com Maniac, um remake do homónimo da década de 80, em 3D e com Elijah Wood.

À secção Un Certain Regard foram adicionados três novos filmes: da Bósnia-Herzegovina, Djeca, de Aida Begic; dos EUA, Gimme the Loot, de Adam Leon e para a sessão de encerramento da secção, o francês Renoir, de Gilles Bourdos.

A secção Cannes Classics, que este ano inclui cópias restauradas (e algumas com cenas adicionais) de Once Upon a Time in America (1984), Tess (1979), Jaws (1975), The Ring (1927), Lawrence of Arabia (1962), Viaggio in Italia (1954), entre outros, será encerrada com a exibição do filme de montagem Final Cut - Hölgyeim És Uraim de György Pálfi, produzido pelo húngaro Béla Tarr.

Segundo trailer de "The Newsroom", nova série de Aaron Sorkin


A HBO revelou um segundo trailer de The Newsroom, nova série criada por Aaron Sorkin depois de The West Wing e Studio 60 on the Sunset Strip.


A série segue os bastidores de produção de um telejornal de conteúdo político e de opinião. Na história temos um co-apresentador de um programa de uma televisão por cabo, Will McCallister (Jeff Daniels) que ao regressar de férias descobre que o outro se foi embora, levando consigo a equipa técnica do programa. O seu chefe, Charlie Skinner (Sam Waterston) decide forma uma nova equipa com Mackenzie MacHale (Emily Mortimer), ex-namorada de Will, como produtora executiva. À história juntam-se ainda John Gallagher Jr. (Whatever Works), Alison Pill (Milk), Dev Patel (Slumdog Millionaire), Thomas Sadoski (As the World Turns) e ainda participações especiais de Olivia Munn (Perfect Couples) e Jane Fonda (Klute).

A primeira temporada de The Newsroom terá dez episódios e estreia a 24 de Junho na HBO.

Leia também:

"The Avengers" factura 178 milhões de dólares por todo o mundo; em Portugal é visto por mais de 100 mil pessoas


Só estreia comercialmente nos Estados Unidos, na próxima sexta-feira, mas The Avengers já facturou 178.400 milhões de dólares por todo o mundo, mais especificamente em 39 países. Este valor coloca o filme como a nona melhor abertura de sempre fora dos Estados Unidos, mesmo ainda não tendo estreado nos principais mercados estrangeiros como China, Rússia e Japão. Estes surpreendentes indicam que o filme de Joss Whedon pode acabar por facturar mais de 600 milhões no mercado internacional.

Em Portugal, o filme estreou no passado dia 25 de Abril e foi visto por mais de 34 mil espectadores nesse único dia, representando a melhor estreia do ano no país e com um valor acima da estreia de The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part I (33 mil espectadores). Os mais recentes resultados do ICA indicam que nos últimos cinco dias, The Avengers foi visto por 107.545 espectadores portugueses, num total de 696.648,18€ em receita bruta de bilheteira, em 80 ecrãs do país.

Robin Williams terá participação especial na segunda temporada de "Wilfred"


A segunda temporada de Wilfred contará com a participação especial do actor Robin Williams (Good Will Hunting), no papel de um terapeuta que ajudará Ryan (Elijah Wood). Além deste, a nova temporada contará ainda com participações especiais de Steven Weber (Wings), no papel de chefe de Ryan; Rob Riggle (Garry Unmarried) como o seu colega de trabalho e Allison Mack (Smallville) como a sua nova paixão.

A segunda temporada de Wilfred - adaptada da série homónima australiana - terá 13 episódios e estreará a 28 de Junho no canal FX.

Leia também:

Novo trailer internacional de "Prometheus"


Foi hoje divulgado um novo trailer internacional de Prometheus, de Ridley Scott:


O filme, uma espécie de prequela não-assumida de Alien (1979), centra-se na busca de uma equipa de cientistas pelo mistério da origem da humanidade na terra e que os leva até aos confins do Universo, a fim de testarem os seus limites físicos e mentais. Lá acabam por se envolver numa batalha em nome do futuro da raça humana. O elenco é composto por Charlize Theron (Young Adult), Michael Fassbender (Shame), Noomi Rapace (trilogia Millennium), Patrick Wilson (Hardy Candy), Idris Elba (Luther), Guy Pearce (Memento), Rafe Spall (One Day) e Logan Marshall-Green (Devil).

Prometheus estreia em Portugal a 7 de Junho de 2012.

Leia também:

domingo, 29 de abril de 2012

Henry Selick adaptará ao cinema "The Graveyard Book", de Neil Gaiman


Depois de Coraline (2009), o realizador Henry Selick prepara-se para adaptar ao cinema mais uma obra de Neil Gaiman. Neste caso será The Graveyard Book, que em português recebeu o título A Estranha Vida de Nobody Owens e que se centra na história de um rapaz, que depois da sua família ter sido morta, acaba por ser criado num cemitério, por um grupo de fantasmas.

Henry Selick deverá começar a trabalhar nesta adaptação depois de completar o seu projecto secreto para a Disney/Pixar em 3D e que deverá estrear em 2013.

Jennifer Connelly e Saoirse Ronan juntam-se a "Noah", de Darren Arronofsky


Foi confirmada oficialmente a presença das actrizes Jennifer Connelly (Requiem for a Dream) e Saoirse Ronan (Hanna) na próxima produção de Darren Arronofsky.

Depois de Black Swan (2010), o cineasta norte-americano prepara-se para realizar Noah, adaptando a história bíblica do Dilúvio e de Noé, focando-se num homem desiludido pela forma como os humanos tratam o Planeta e os animais. A personagem de Noé será interpretada por Russell Crowe (Gladiator), enquanto que rumores indicam que Liam Neeson poderá interpretar o vilão da história. 

Com argumento escrito por Darren Arronofsky e John Logan (Hugo), Noah estreia a 28 de Março de 2014.

Comedy Awards 2012: Os vencedores


Foram ontem entregues pela Comedy Central, os Comedy Awards 2012 em cinema e televisão. Bridesmaids venceu em quatro categorias (incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento e Melhor Actriz), enquanto que Parks and Recreation venceu como Melhor Série e Melhor Actriz. Também em televisão, Louis C.K. levou para casa quatro prémios (Melhor Comédia Alternativa, Melhor Realização, Melhor Stand-up Tour e Melhor Especial de Comédia).


CINEMA

Melhor Comédia
Bridesmaids

Melhor Comédia de Animação
Rango

Melhor Actor
Jean Dujardin em The Artist

Melhor Actriz
Melissa McCarthy em Bridesmaids

Melhor Realizador
Paul Feig por Bridesmaids

Melhor Argumento 
Bridesmaids


TELEVISÃO

Melhor Comédia
Parks and Recreation

Melhor Comédia Alternativa
Louie

Melhor Comédia Animada
Archer

Melhor Actor
Ty Burrell em Modern Family

Melhor Actriz
Amy Poehler em Parks and Recreation

Série Late Night
The Daily Show with Jon Stewart

Melhor Argumento
30 Rock

Melhor Realização
Louie

Tour Stand-Up
Louis C. K.

Especial de Comédia
Louis C.K.: Live at the Beacon Theater


Leia também:


Divulgado tema de Florence + The Machine para "Snow White and the Huntsman"


Foi divulgado recentemente o tema musical composto por Florence + The Machine para o filme Snow White and the Huntsman.


O filme protagonizado por Kristen Stewart, (saga Twilight), Chris Hemsworth (Thor) e Charlize Theron (Young Adult) será uma nova versão do tradicional conto da Branca de Neve. Em Snow White and the Huntsman, quando o Caçador é ordenado a matar a Branca de Neve, este acaba por salvá-la, tornando-se o seu mentor e protector, treinando-a na arte da guerra a fim de destronar a Bruxa Má.

Eis o mais recente trailer do filme:


Snow White and the Huntsman estreia a 31 de Maio em Portugal.

Leia também:

Chloë Sevigny poderá ser ninfomaníaca na segunda temporada de "American Horror Story"


A revista Entertainment Weekly revelou que a actriz Chloë Sevigny (Big Love) encontra-se em negociações para integrar o elenco da segunda temporada de American Horror Story. A actriz deverá interpretar a personagem de Shelly, uma ninfomaníaca que enfrenta a personagem de Jessica Lange, uma directora do hospício para criminosos na costa leste dos EUA.

Antologia de histórias de terror, a segunda temporada de American Horror Story recupera actores da primeira temporada, com novas personagens (Jessica Lange, Zachary QuintoEvan Peters, Lily Rabe e Sarah Paulson) e conta também com novos actores (apenas ainda com a confirmação de Adam Levine).

A segunda temporada da série regressa em Outubro no canal FX.

FOX renova "Glee", "New Girl" e "Raising Hope"



A notícia não é propriamente novidade, visto que já foi anunciada há cerca de três semanas, mas para os mais incautos fica a referência que a FOX renovou três das suas comédias.

Glee foi renovada para uma quarta temporada, embora tenha vindo a perder em audiências; enquanto que o grande sucesso da temporada, New Girl, consegue uma renovação segura para a segunda temporada e Raising Hope é também renovada, neste caso para uma terceira temporada.

Novos posters e trailer internacional de "The Amazing Spider-Man"


Foram recentemente revelados um novo trailer internacional e dois novos posters de The Amazing Spider-Man, um reboot da saga do Homem-Aranha:


Realizado por Marc Webb (500 Days of Summer) e com Andrew Garfield (The Social Network) como o novo Homem-Aranha, o filme estreia a 5 de Julho em Portugal.

ABC Family cancela "Make It or Break It"


Conforme esperado, a ABC Family cancelou a série Make It or Break It. A série, actualmente na sua terceira temporada, apenas foi renovada na anterior de forma a aproveitar o período que antecede os Jogos Olímpicos 2012 em Londres, já que a sua estória centra-se num grupo de jovens ginastas que treinam durante as Olímpiadas.

A última temporada é composta por apenas oito episódios que apresentam os preparativos do grupo de onde será escolhida uma ginasta que representará os EUA.

sábado, 28 de abril de 2012

João Canijo vence New Vision Award por "Sangue do Meu Sangue" no Festival Crossing Europe 2012


O cineasta português João Canijo acumula mais um prémio com o seu Sangue do Meu Sangue. Desta vez foi o New Vision Award no valor de 5 mil euros, no Festival Crossing Europe 2012, na Áustria.

Melhor Filme Europeu
It Looks Pretty From a Distance, de Wilhelm Sasnal e Anka Sasnal

Prémio Nova Visão
João Canijo por Sangue do Meu Sangue

Prémio do Público
Weekend, de Andrew Haigh

Melhor Documentário (Realizadores abaixo dos 33 anos)
A Letter from Germany, de Sebastian Mez

Menção Especial
Cemetary, de Melanie Jilg

Melhor Documentário (Realizadores acima dos 33 anos)
Vol Special, de Fernand Melgar

Menção Especial
Entrée du Personnel, de Manuela Frésil

Prémio Artista Local
Katharina Gruzei por Die Arbeiterinnen Verlassen Die Fabrik
Edith Stauver por Nachbehandlung

Prémio Artista Local 2012 - Prémio Atelier
Susanna Flock por Trying to Build a Sentence

Passatempo Persépolis




Com uma memória inteligente, divertida e comovente de uma rapariga que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica, Marjane Satrapi consegue transmitir uma mensagem universal de liberdade e tolerância. 
‹‹Estamos em 1979 e, no Irão, sopram os ventos de mudança. O Xá foi deposto, mas a revolução foi desviada do seu objectivo secular pelo Ayatollah e os seus mercenários fundamentalistas. Marjane Satrapi é uma criança de dez anos irreverente e rebelde, filha de um casal de classe alta e convicções marxistas. Vive em Teerão e, apesar de conhecer bem o materialismo dialético, ter um fetiche por Che Guevara e acreditar que consegue falar directamente com Deus, é uma criança como qualquer outra, mergulhada em circunstâncias extraordinárias. 
Nesta autobiografia gráfica, narrada com ilustrações monocromáticas simples mas muito eloquentes, Satrapi conta a história de uma adolescência durante a qual familiares e amigos "desaparecem", mulheres e raparigas são obrigadas a usar véu, os bombardeamentos iraquianos fazem parte do quotidiano e a música rock é ilegal. Contudo, a sua família resiste, tentando viver uma vida com um sentido de normalidade. Um livro inteligente, muito relevante e profundamente humano.›› (BBC)




Está, finalmente, publicado integralmente em Portugal a magnífica obra de banda desenhada de Marjane Satrapi que a própria adaptou ao cinema em 2007, acabando por receber uma nomeação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.
O Split Screen associa-se à ocasião oferecendo dois exemplares do livro aos seus seguidores. O desafio não é difícil e a recompensa vale a pena, pelo que contamos com as vossas participações!




Regulamento:
- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 10 de Maio, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Para participarem terão de preencher o formulário aqui apresentado com todos os dados solicitados.
- Os premiados serão escolhidos por um júri constituído por elementos do Split Screen entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.
- Os custos associados ao envio dos prémios ficará a cargo dos participantes.
- O envio dos prémios ficará a cargo do Split Screen, não sendo este responsável por quaisquer danos ou extravios dos mesmos.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.

Poster e trailer do coreano "In Another Country", com Isabelle Huppert


Foi revelado o primeiro poster e trailer de In Another Country, filme do sul-coreano Sang-soo Hong com a actriz francesa Isabelle Huppert (La pianiste).





Depois de vencer, em 2010, a secção Un Certain Regard com Hahaha (2010), o cineasta regressará agora ao Festival de Cannes, competindo pela Palma de Ouro. O actor  Jun-Sang Yu contracenará com Isabelle Huppert, que interpretará três mulheres diferentes, todas chamadas Anne e todas visitam as mesmas pessoas e mesmos locais - mas sempre com reacções e resultados diferentes.

Leia também:

"Stopped on Track" é considerado o melhor filme alemão do ano


Na cerimónia de entrega dos prémios Lola, os mais importantes prémios cinematográficos da indústria alemã, Stopped on Track, de Andreas Dresen, foi considerado o Melhor Filme do ano, recebendo ainda os prémios de Melhor Realizador, Melhor Actor e Melhor Actor Secundário. Mas foi a super-produção de Roland EmmerichAnonymous, a levar mais estatuetas para casa: num total de seis em sete nomeações.

Melhor Filme
1. Stopped on Track, de Andreas Dresen
2. Barbara, de Christian Petzold
3. Combat Girls, de David Wnendt

Melhor Documentário
Gerhard Richter Painting, de Corinna Belz

Melhor Filme Infantil
Wintertochter, de Johannes Schmid

Melhor Argumento
Combat Girls

Melhor Realizador
Andreas Dresen por Stopped on Track

Melhor Actriz
Alina Levshin em Combat Girls

Melhor Actor
Milan Peschel em Stopped on Track

Melhor Actriz Secundária
Dagmar Manzel em Cracks in the Shell

Melhor Actor Secundário
Otto Mellies em Stopped on Track

Melhor Fotografia
Anonymous

Melhor Montagem
Anonymous

Melhor Design de Produção
Anonymous

Melhor Guarda-Roupa
Anonymous

Melhor Maquilhagem
Anonymous

Melhor Banda Sonora
Hell

Melhor Design de Som
Anonymous

O Nosso Paraíso, por Tiago Ramos



Título original: Notre paradis (2011)
Realização: Gaël Morel
Argumento: Gaël Morel
Elenco: Stéphane Rideau, Dimitri Durdaine e Béatrice Dalle

Há um interessante potencial em O Nosso Paraíso, especialmente porque Gaël Morel tenta distanciar-se das convenções de género e criar uma versão mais obsessiva e cruel que o habitual no novo cinema queer. E se de imediato nos deparamos com um cuidado estético interessante, com planos de câmara inteligentes e uma bela fotografia, há também dentro dessa beleza um enorme mau gosto na forma como a narrativa é conduzida. Quase sempre rápida demais e quase sempre inverosímil. A imagem do thriller série B, quase fetichista, com que se inicia, faz crer que realmente o filme poderá ser mais do que aquilo que afinal se revela. Muito por culpa dessa estética já falada, mas também da intensidade do actor Stéphane Rideau, que transmite bem a imagem do homem que começa a ganhar consciência da sua idade num mundo cruel. Pena que essa imagem se perca logo após a cena inicial, já que inicia uma espiral descendente e vertiginosa num relacionamento inflamado, sexual e apaixonado que - apesar de ter potencial - se revela frequentemente demasiado absurdo e irreal.

Veja-se a forma como aquela paixão cresce num modo que quando começa a querer focar mais profundamente as personagens, rapidamente parte noutra direcção, deixando as suas almas para trás, dando apenas atenção de forma tão pouco subtil à componente fetichista, sexualmente marginal, nem sempre com bom gosto, quase sempre manipuladora e sobretudo estereotipada. Aquilo que revela é um trabalho amador de Gaël Morel que quer imitar outros nomes do novo cinema queer, mas sempre de forma disfarçada, acabando por ser gratuitamente subversivo, sem nunca chegar a lado algum e sempre com um desfilar de personagens disparatadas que servem apenas para cumprir o objectivo do autor de mostrar mais e mais homicídios violentos.

Valham-lhe porém as suas tendências idealistas e ideias potencialmente interessantes e subversivas que tentam dar um novo rumor ao género. Pena que se perca nessa tentativa.


Classificação:

Poster da co-produção portuguesa "Night Train to Lisbon"

Foi recentemente revelado o poster da co-produção portuguesa Night Train to Lisbon:


Realizado por Bille August, o filme baseia-se no romance homónimo de Pascal Mercier, centrado na história do professor suíço Raimund Gregorious (Jeremy Irons) que conhece uma misteriosa mulher portuguesa em Berna. É através dela que conhece um livro do autor português Amadeu de Prado, que o compele de forma espontânea a abandonar a sua vida enfadonha e embarcar numa ventura fascinante e emocionante até Lisboa. Ao elenco juntam-se ainda Mélanie Laurent (Inglourious Basterds), Jack Huston (Boardwalk Empire), Bruno Ganz (Downfall), Lena Olin (Chocolat), Christopher Lee (The Lord of the Rings), Charlotte Rampling (Melancholia), Nicolau Breyner (Os Imortais), Beatriz Batarda (A Religiosa Portuguesa), José Wallenstein (Viagem a Portugal), entre outros.


As filmagens começaram em Março em Lisboa e terminarão em Maio em Berna, na Suíça. Entre outros, o filme conta com a portuguesa Ana Costa (Duas Mulheres) como produtora e Paulo Trancoso (La reine Margot) como consultor de produção; sendo uma co-produção da Cinemate Portugal com apoio do ICA. De recordar que Paulo Trancoso já trabalhou anteriormente com o realizador Bille August, na produção de The House of Spirits (1993), também este parcialmente filmado em Portugal.

Night Train to Lisbon deverá estrear em 2013, com distribuição em Portugal pela ZON Lusomundo.

Primeiras imagens oficiais de "Django Unchained", de Quentin Tarantino

Foram recentemente reveladas as primeiras imagens oficiais de Django Unchained, de Quentin Tarantino. Estas revelam pela primeira vez Leonardo DiCaprio no papel do vilão Calvin Candie, Jamie Foxx como o protagonista Django e Christoph Waltz como Dr. King Schultz.



No filme, Django é um escravo recém-libertado que tenta salvar a sua esposa Broomhilda (Kerry Washington) das garras do fazendeiro Calvin Candie que obriga as mulheres escravas a prostituírem-se. Para tal vai contar com a ajuda de um caçador de recompensas alemão.

Django Unchained estreia a 27 de Dezembro de 2012 em Portugal.

Leia também:

Cineasta brasileiro Carlos Diegues será o presidente do júri da Caméra d'or de Cannes 2012


O cineasta brasileiro Carlos Diegues (O Maior Amor do Mundo) será o presidente do júri da secção Caméra d'or do Festival de Cannes 2012, que se destina a premiar o Melhor Primeiro Filme exibido na selecção oficial ou secções paralelas do certame.

A este juntar-se-á a jornalista italiana, Gloria Satta; a representante da Associação Francesa de Directores de Fotografia Cinematográfica, Rémy Chevrin; Hervé Icovic, representante da Federação das Indústrias do Cinema, Audiovisual e Multimédia; Michel Andrieu em nome da Sociedade dos Realizadores e Francis Gavelle, representante do Sindicato Francês da Crítica de Cinema.

O prémio será entregue a 27 de Maio.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Passatempo The Killing Fields – O Campo da Morte




Texas City, Texas. Os detectives da Brigada de Homicídios enfrentam uma recente vaga de assassínios batalhando uns com os outros  e com a atracção de um local amaldiçoado conhecido como The Killing Fields.

O duro Detective dos Homicídios Mike Souder (Sam Worthington) e o seu parceiro vindo de Nova Iorque, o Detective Brian Heigh (Jeffrey Dean Morgan) são chamados para ajudar no caso de uma rapariga desaparecida num condado dos arredores. 

Não há pistas nem há corpo e a única coisa que os detectives conseguem é apanhar um homicida em Texas City. Mas quando ama rapariga das ruas de que Brian se ocupa, Little Anne (Chloe Moretz), também desaparece, Brian sente que ela deve estar nos Killing Fields e sabe que tem de ir atrás dela. E Mike sabe que tem de ir atrás de Brian.

O que eles não imaginam é que, depois entrar em The Killing Fields, ninguém sabe se conseguirá sair de lá vivo…




Contamos com o apoio da Pris Audiovisuais para levar os nossos leitores à sessão de antestreia do filme The Killing Fields – O Campo da Morte.
Esta vai decorrer no dia 2 de Maio nos cinemas ZON Lusomundo Colombo e UCI ArrábidaShopping e vamos sortear um total de dez convites por localidade.

As regras deste passatempo são um pouco diferentes do habitual, com vista a dar hipótese a todos os nossos leitores, ao mesmo tempo que asseguramos os interesses de quem colabora connosco nestes passatempos que só beneficiam quem nos segue.
Por isso, metade dos convites para cada localidade será sorteado em exclusivo entre quem for fã da página de Facebook da Pris. A outra metade será sorteada entre todos os participantes. No entanto, ninguém poderá vencer mais do que um convite neste passatempo.




Regulamento:
- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 1 de Maio, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Para participarem terão de preencher o formulário aqui apresentado com todos os dados solicitados.
- Os premiados serão escolhidos aleatoriamente entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante.
- Antes de participarem certifiquem-se que poderão comparecer no dia indicado. Em casos de força maior, deverão comunicar atempadamente a vossa ausência através do e-mail acima indicado. Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.
- Os convites estão limitados à lotação da sala. O Split Screen não se responsabiliza por eventuais lotações esgotadas que possam ocorrer na data indicada.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.

Poster e novidades sobre o Fantasporto 2013


A edição de 2012 terminou há poucas semanas, mas o Fantasporto 2013 já começou a ser preparado. A organização já divulgou um teaser poster da 33.ª edição que decorrerá de 25 de Fevereiro a 10 de Março e anunciou algumas novidades.

Entre 25 a 28 de Fevereiro decorrerá o chamado pré-Fantas com programa especial ainda a anunciar, sendo que os primeiros nove dias serão dedicados à competição oficial e o dia 10 de Março para a exibição dos filmes premiados, como de costume. O festival perspectiva o regresso da competição Orient Express e mantém as habituais Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores e Cinema Português, bem como uma competição entre Escolas de Cinema e a secção não oficial Anima-te, com Animé e Porto em Curtas.

Embora ainda careça de confirmações, o festival dedicará uma retrospectiva a Michael Powell (The Red Shoes) com o apoio do British Film Institute, celebrando os 65 anos da sua obra. Em 2013 o festival terá como temática a Música e o Cinema, dedicando ainda um programa completo dedicado à promoção do Vinho do Porto.

A organização do Fantasporto não deixa, porém, de manifestar o seu receio devido aos cortes orçamentais que têm vindo a afectar o festival e que poderão impedir a sua realização.

Festival de Tribeca 2012: Os vencedores


Fundado em 2002, em homenagem às vítimas do 11 de Setembro, a 11.ª edição do Festival de Tribeca termina no próximo dia 29, mas já foram anunciados os vencedores do certame. War Witch e Una Noche foram os principais vencedores.

Melhor Filme de Ficção
War Witch, de Kim Nguyen

Melhor Actor em Filme de Ficção
Dariel Arrechada e Javier Nuñez em Una Noche

Melhor Actriz em Filme de Ficção
Rachel Mwanza em War Witch

Melhor Fotografia em Filme de Ficção
Trevor Forrest e Shlomo Godder por Una Noche

Menção Especial do Júri - Ficção
Alex Catalan por Unit 7

Melhor Argumento em Filme de Ficção
Daniel Burman e Sergio Dubcovsky por La Suerte en Tus Manos

Melhor Novo Realizador de Ficção
Lucy Mulloy por Una Noche

Menção Especial do Júri - Novos Realizadores de Ficção
P. Benoit por Stones in the Sun & Sharon Bar-Ziv por Room 514

Melhor Documentário
The World Before Her, de Nisha Pahuja

Menção Especial do Júri - Documentário
The Revisionaries, de Scott Thurman

Melhor Montagem em Documentário
Tali Halter Shenkar por Hadira

Melhor Novo Realizador de Documentário
Jeroen van Velzen por Wavumba

Menção Especial do Júri - Novos Realizadores de Documentário
Christian Bonke e Andreas Koefoed por Ballroom Dancer

Melhor Curta-Metragem de Ficção
Asad, de Bryan Buckley

Menção Especial do Júri - Curta-Metragem de Ficção
Café Regular Cairo, de Ritesh Batra

Melhor Curta-Metragem Documental
Paraíso, de Nadav Kurtz

Menção Especial do Júri - Curta-Metragem Documental
Baseball in the Time of Cholera, de David Barg e Bryn Mooser

Prémio Estudante Visionário
Stitches, de Adiya Imri Orr

FOX renova "Fringe" para uma quinta temporada


Apesar dos fracos resultados de audiências, a FOX continua a apostar na série e acabou por renovar Fringe para uma quinta temporada. Ao que parece a Warner Bros. concordou em reduzir o custo de cada episódio que cobra ao canal, para desta forma contrabalançar o orçamento da série na grelha do canal. Sem saber a decisão que o canal iria tomar, os produtores de Fringe filmaram dois finais para a quarta temporada, um que encerraria a história, caso esta fosse a última e outro em aberto, para uma nova temporada.


A quinta temporada de Fringe será a última da série e contará com treze episódios.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Into the Abyss, por Tiago Ramos



Título original: Into the Abyss (2011)
Realização: Werner Herzog

O alemão Werner Herzog regressa aqui aos temas que sempre e de forma consistente o preocuparam: a vida, a morte, a dor e a tragédia. Temas complexos, tratados com subtileza - mas que não se coíbe de mostrar claramente os factos - sempre ligados a um teor de certo modo filosófico e de debate que o cineasta gosta de imprimir aos seus trabalhos documentais. Já assim o era e de um modo muito mais factual no recente Cave of Forgotten Dreams e que estreou nas salas portuguesas no início do ano e em Into the Abyss continua esse seu questionamento da vida. Centrado no triplo homicídio que levou o norte-americano Michael Perry ao corredor da morte e posterior execução no Texas, o tom do documentário é sempre preciso, seco e simultaneamente comovente, mas sem nunca se aproveitar da dor e sofrimento alheios para pura exibição.

Onde ganha em sensibilidade, Into the Abyss perde em foco, já que inicialmente não percebemos bem qual a sua intenção, quando ainda no prológo questiona ao capelão da prisão «Porque Deus permite a pena capital?» ou quando expressa francamente a sua opinião contra a pena de morte por «respeito ao ser humano». Contudo, gradualmente vamos percebendo que apesar de manifestar a sua opinião acerca dos temas - como aliás costuma fazer - a amplitude de intenções é maior, quando subtilmente questiona todo um poder político que vai desde questões administrativas, passando por temas como educação e família. O formato documental de perguntas e respostas resulta aqui porque mesmo quando aparentemente questiona temas corriqueiros, Werner Herzog é subtil e certeiro na captação da tragédia da situação e ao mesmo tempo no humor involuntário e sinistro, que apenas denuncia um sistema cheio de falhas. Não se trata aqui de justificar um horrendo e violento homicídio triplo ou, de forma panfletária, opôr-se à pena de morte, trata-se sim de questionar o sentido da vida e expor lado a lado e de modo imparcial a mesma questão: o homícidio cometido pelo criminoso e o cometido pelo Estado ao condená-lo à morte. É o mal estar de uma sociedade injusta e desigual vista pela lente de um cineasta que procura também ele o sentido da vida.


Classificação:

Bertrand Bonello e português João Pedro Rodrigues serão presidentes do júri da Semana da Crítica em Cannes


A secção paralela do Festival de Cannes 2012, Semana da Crítica, terá o realizador francês Bertrand Bonello (L'Apollonide) e o realizador português João Pedro Rodrigues (O Fantasma) como presidentes do júri.

Bertrand Bonello terá a seu cargo o júri do Grande Prémio da secção que será completado por quatro jornalistas internacionais e que o ano passado atribuiu o galardão ao filme Take Shelter, de Jeff Nichols, que será em breve exibido no IndieLisboa 2012.

João Pedro Rodrigues dirigirá o júri que entregará o Nikon Discovery Award para a Melhor Curta-Metragem da secção e que o ano passado coube a Dimanches.

Os prémios serão entregues a 24 de Maio.