domingo, 1 de abril de 2012

8 ½ Festa do Cinema Italiano 2012: Os destaques



8 ½ - Festa do Cinema Italiano regressa este ano para a sua quinta edição a decorrer em Lisboa de 12 a 19 de Abril. O certame terá novamente extensões por todo o país: Funchal (26 a 29 de Abril), Coimbra (1 a 3 de Maio), Guimarães (4 a 6 de Maio) e Porto (10 a 13 de Maio). O Split Screen apresenta de seguida os destaques da programação desta edição do festival:

Estreado no Festival de Cannes 2011 e vencedor do prémio de Melhor Estreia no Festival de Gotemburgo 2012, Corpo Celeste centra-se numa jovem de treze anos após dez anos na Suíça regressa ao sul da Itália com a sua mãe e irmã mais velha, enquanto luta por encontrar o seu lugar numa cidade estranha e entre o catecismo da Igreja Católica.

Là-bas (2011), de Guido Lombardi
Vencedor do prémio Luigi De Laurentiis no Festival de Veneza 2011, recupera a história verídica do massacre de Castel Volturno, ambientada à chegada de imigrantes africanos a Itália (que tem regras muito rígidas em relação à imigração). Essencialmente com recurso a não-actores, o filme é um drama sólido e cru que funde ficção e realidade.

Selecção oficial do Festival de Roma 2011, segue a história de uma mulher dedicada a encontrar novas estratégias para a gestão de recursos humanos numa empresa onde mantém uma relação cada vez mais decadente com o presidente. Com uma relação conflituosa com a família, tem dificuldades em tomar as rédeas da sua vida.
Adaptado do romance homónimo de Stefano Massaron, Ruggine alterna entre a infância e o presente de três pessoas com graves feridas psicológicas derivadas de um horrendo evento comum ainda em crianças. O filme é protagonizado por Filippo Timi (Vincere), Stefano Accorsi (The Last Kiss) e Valerio Mastandrea (The First Beautiful Thing).

Scialla! (2011), de Francesco Bruni
Comédia centrada na relação forçada entre um professor melancólico e um adolescente rebelde, após descobrir que este é seu filho. Protagonizado por Fabrizio Bentivoglio e Filippo Scicchitano, o filme venceu o prémio Controcampo no Festival de Veneza 2011.

Os gémeos De Serio apresentam um interessante drama da imigração interna em Itália nos anos 50 e o contraste com o país contemporâneo que assistiu à ascensão de uma nova escravidão e novos pobres. Na história seguimos uma jovem clandestina que vive nas imediações de um bairro de lata e que ao tentar fugir da sua situação encontra um velho doente e misterioso. Vencedor do prémio de Melhor Realizador no Festival de Marraquexe 2011.

This Must Be the Place (2011), de Paolo Sorrentino

Depois de Il Divo (2008), o napolitano Paolo Sorrentino traz uma comédia dramática que segue uma antiga estrela de rock (inspirada em Robert Smith dos The Cure) que tenta se reconciliar com o progenitor, horas antes da sua morte. Protagonizado por Sean Penn (Milk), o filme conta ainda com Frances McDormand (Burn After Reading) e Judd Hirsch (Ordinary People). This Must Be The Place venceu o prémio do Júri Ecuménico no Festival de Cannes 2011 e foi o filme de encerramento do Fantasporto 2012.

Terraferma (2011), de Emmanuele Crialese
Filme de encerramento do certame, Terraferma segue uma família siciliana e a forma como lida com a chegada de um grupo de imigrantes à ilha. Candidato italiano aos Óscares 2012, venceu três galardões no Festival de Veneza 2011, entre os quais uma Menção Especial do Júri.

Il Primo Uomo (2011), de Gianni Amelio
O filme retrata o regresso do protagonista à Argélia no desejo de reencontrar a memória do seu pai morto na Primeira Guerra Mundial. Uma tocante adaptação de O Primeiro Homem, de Albert Camus cujo manuscrito original e incompleto foi reconstruído pela sua filha em 1994. Vencedor do prémio FIPRESCI no Festival de Toronto 2011.

Il Villagio di Cartone (2011), de Ermanno Olmi
Na história, seguimos um padre impotente à sua paróquia, que está sempre fechada ao público. Quando um grupo de imigrantes ilegais se refugiam ali, o padre decide conceder-lhes asilo e protegê-los da melhor maneira possível. O filme conta com Michael Lonsdale (Des hommes et des dieux) como protagonista.

Vallanzasca - Gli angeli del male (2011), de Michele Placido
Biopic sobre o ladrão de bancos milanês Renato Vallanzasca, poderosa figura da máfia milanesa durante os anos 70, visto como uma celebridade local. Este é interpretado por Kim Rossi Stuart (Romanzo criminale). O filme foi nomeado para oito prémios David di Donatello e venceu três prémios do sindicato de jornalistas de cinema italianos (Melhor Actor, Melhor Montagem e Melhor Banda Sonora).


Mais informações sobre o programa completo podem ser consultadas no sítio oficial.

2 comentários:

  1. "Ruggine" é um film muito bom!  Uma excelente escolha de filmes por parte da organização desde o ponto de vista geral...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela indicação. Sim, parece-me um programa mesmo muito bom! :) Curioso que muitos dos filmes tratam da imigração, mas na verdade também é um dos temas centrais do novo cinema italiano...

    ResponderEliminar