quarta-feira, 2 de maio de 2012

Curtas Vila do Conde comemora 20 anos com curtas convidadas


Para comemorar os seus 20 anos, o Curtas Vila do Conde, que decorrerá de 7 a 15 de Julho, convidou cineastas nacionais e internacionais a realizarem curtas-metragens.

Entre os nomes convidados estão o norte-americano Thom Andersen (Get Out of the Car), o ucraniano Sergei Loznitsa (My Joy), o brasileiro Helvécio Marins Jr. (Girimunho), o francês Yann Gonzalez (By the Kiss) e os portugueses Gonçalo Tocha (É na Terra não é na Lua), João Canijo (Sangue do Meu Sangue), Graça Castanheira (Laura, a Inquietação de Estar Viva), João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata (Alvorada Vermelha), Pedro Flores (Listening to the Silences) e Luís Alves de Matos (Luz Teimoso).

Quatro dos realizadores estrangeiros filmaram ou filmarão em Portugal: Thom Andersen sobre Souto Mouro, Sergei Loznitsa sobre o Norte de Portugal, Helvécio Marins Jr. sobre o Bairro das Fontainhas no Porto e Yann Gonzalez sobre uma actriz francesa também no Porto. Enquanto isso, Pedro Flores terá como tema as típicas queimadas, Luís Alves de Matos a decadência do Rio Ave no século XX, Graça Castanheira adapta A Rua da Estrada, do geógrafo Álvaro Domingues; João Canijo filmará um documentário sobre as mulheres na comunidade piscatória de Caxinas com Anabela Moreira, João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata sobre a "Chinatown" da Varziela junto de Vila do Conde e Gonçalo Tocha filmará sobre a memória das mulheres de Vila de Chã, as únicas que iam ao mar.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário