quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estreias 17 Maio'12: Take Shelter, Cartas de Angola, Kolá San Jon é Festa di Kau Berdi, Le Skylab, The Dictator, Safe e One For the Money

Dia 17 de Maio, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:


Destaques:
  Procurem Abrigo (Take Shelter)
Ano: 2011
Realização: Jeff Nichols
Argumento: Jeff Nichols
Género: Drama, Romance
Curtis (Michael Shannon) é um homem grato pelo que a vida lhe reservou: casou com a mulher que ama (Jessica Chastain), tem um emprego razoável e uma filha que, apesar da sua surdez, é uma criança alegre e cheia de vida. Tudo se altera quando, sem razão que o justifique, começa a ter um pesadelo recorrente onde uma tempestade cataclísmica destrói tudo à sua volta. Obcecado com a segurança, decide construir, em segredo, um abrigo para si e para a sua família. Porém, incapaz de controlar o pânico torna-se, a cada dia que passa, de mais difícil convivência, deixando todos à sua volta preocupados e ressentidos com o seu comportamento. Consciente da sua obsessão e da possibilidade de tudo ser resultado de graves alucinações da sua mente, Curtis luta entre duas possibilidades: uma tempestade colossal para a qual nenhum deles está preparado e que os levará à morte e a sua própria esquizofrenia. Escrito e realizado por Jeff Nichols ("Histórias de Caçadeiras"), o filme ganhou o prémio 50th Critics' Week Grand Prix e Fipresci na edição de 2011 do Festival de Cannes.
Outras sugestões:

  Cartas de Angola (Cartas de Angola)
Ano: 2011
Realização: Dulce Fernandes
Género: Documentário
Duas histórias que se cruzam em Angola: a de Dulce Fernandes, uma portuguesa nascida em vésperas da independência, e a dos milhares de cubanos que combateram na Guerra do Ultramar. Contado na primeira pessoa, um documentário que, tendo como pano de fundo a ilha de Cuba dos dias de hoje, nos leva à descoberta das histórias de alguns dos que viveram em Angola durante os anos 1950/60. Estreia na realização da fotojornalista Dulce Fernandes, "Cartas de Angola" teve a sua estreia em 2011, no DocLisboa.

  Kolá San Jon é Festa di Kau Berdi (Kolá San Jon é Festa di Kau Berdi)
Ano: 2011
Realização: Rui Simões
Género: Documentário
Realizado e produzido pelo documentarista Rui Simões ("Deus Pátria Autoridade", "Bom Povo Português", "Ilha da Cova da Moura"), um filme que regressa a Cova da Moura, localizado na periferia de Lisboa, onde o realizador já tinha encontrado outras histórias para contar. Ali, os cabo-verdianos do bairro recuperam as festas tradicionais do seu país, num ritual característico das Festas Juninas. Ao longo de 60 minutos, o espectador acompanha um grupo de residentes numa "viagem" a Cabo Verde nos festejos do seu Santo Padroeiro, num momento de alegria, convívio e harmonia.

  O Verão do Skylab (Le Skylab)
Ano: 2011
Realização: Julie Delpy
Argumento: Julie Delpy
Género: Comédia
Skylab foi uma estação espacial americana. Lançada a 14 de Maio de 1973, desintegrou-se sobre o Oceano Índico, no dia 11 de Julho de 1979, ao entrar em contacto com a atmosfera. Diversos fragmentos de pequena dimensão caíram na Austrália, apesar de se ter acreditado que cairiam em França. Com este ponto de partida a realizadora e actriz Julie Delpy conta a história de Albertine, uma menina de 10 anos, e da sua excêntrica família. Nesse Verão todos se reúnem na Bretanha, para celebrar o aniversário da avó, acreditando que SkyLab se irá despenhar sobre as suas cabeças. Para Albertine tudo se encontra em suspenso: a sua infância, a sua família, as suas primeiras paixões e... o seu futuro.

O Ditador (The Dictator)
Ano: 2012
Realização: Larry Charles
Género: Thriller
A heróica saga do general Aladeen, supremo líder da República de Wadiya, o país africano que orgulhosa e carinhosamente oprimiu durante várias décadas. Quando a ONU exige a sua presença nos EUA para justificar as suas políticas tirânicas, mesmo correndo risco de vida, segue viagem em defesa da nação. Porém, feito prisioneiro pelos americanos, acaba perdido em Nova Iorque, sem dinheiro nem abrigo. Mas, quando tudo lhe parece perdido, o seu caminho cruza-se com uma pessoa que vai mudar a sua vida... Com realização de Larry Charles ("Borat", "Bruno") e argumento de Sacha Baron Cohen, Alec Berg, David Mandel e Jeff Schaffer, conta com o protagonismo do carismático e controverso Sacha Baron Cohen e com as participações de John C. Reilly, Ben Kingsley, Megan Fox e Anna Faris.

Safe - O Intocável (Safe)
Ano: 2012
Realização: Boaz Yakin
Argumento: Boaz Yakin
Género: Acção, Thriller
Luke Wright (Jason Statham) é um ex-polícia caído em desgraça que sobrevive em Nova Iorque à custa dos seus dotes como lutador. Um dia, começa uma briga com alguns elementos da máfia russa, o que lhe acaba por fazer perder todos os que ama e quase a própria vida. Amargurado e cheio de culpa, vagueia solitariamente pelas ruas da cidade, consciente da ameaça que paira sobre si, evitando quaisquer laços afectivos que possam pôr inocentes em perigo. Até que, numa viagem de metro, repara numa menina (Catherine Chan) a ser perseguida pelos homens que, dia e noite, o vigiam. Num impulso, ataca os perseguidores e leva a criança consigo. Naquele momento inicia-se uma caçada sem fim pois a criança, possuidora de uma memória e inteligência prodigiosas, conhece um código numérico que tanto a máfia chinesa como a russa precisam obter a qualquer custo. Assim, decidido a salvar a menina, Luke transforma-se numa máquina assassina, capaz de ir até às últimas consequências.

À Segunda Não Me Escapas (One For the Money)
Ano: 2012
Realização: Julie Anne Robinson
Género: Comédia
Stephanie Plum (Katherine Heigl) não está, definitivamente, no melhor momento da sua vida. Sem emprego nem dinheiro, ela chega à conclusão de que está na altura de mudar o rumo das coisas, arriscar tudo e procurar algo que a sustente. Para tal, convence o seu pouco escrupuloso primo Vinnie a dar-lhe uma oportunidade na sua empresa, como caçadora de recompensas. No novo emprego e por 50 mil dólares, a função de Stephanie consiste em encontrar e prender um dos indivíduos mais procurados pela polícia: Joe Morelli (Jason O'Mara), um atraente ex-polícia indiciado por assassínio que, por infeliz coincidência, foi seu namorado de liceu. Assim, com a ajuda do seu colega Ranger (Daniel Sunjata), e alguma "desajuda" da sua louca família, ela vai encontrar uma maneira de capturar Joe. Mas, para que isso seja possível, tem de possuir a clareza de espírito necessária para escapar às investidas de Joe para reacender a velha chama... Realizado por Julie Anne Robinson, uma comédia de acção baseada na novela de Janet Evanovich.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário