quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Festroia 2012: Os destaques


Regressa esta sexta-feira ao renovado Fórum Municipal Luísa Todi, o Festroia - Festival Internacional de Cinema de Setúbal. Agora na sua 28.ª edição, o festival contará com uma programação de 180 filmes que serão exibidos tanto no Fórum Luísa Todi como no Auditório Municipal Charlot entre 21 e 30 de Setembro.

O Festroia 2012 incluirá uma mostra de cinema Thriller Europeu (com treze obras a serem exibidas), além da habitual Secção Oficial (com 16 filmes a concurso) e as secções Primeiras Obras e O Homem e a Natureza (juntas contabilizam mais 29 filmes). O festival homenageará também a Croácia, com a presença de vários representantes oficiais do país, incluindo Hrvoje Hribar, director do HAVC - Croation Audiovisual Centre, que receberá o Golfinho de Cristal. Na secção In Memorium, o festival apresentará também filmes dos cineastas Fernando Lopes e Theodoros Angelopoulos. O Golfinho de Carreira será atribuído ao actor croata Rade Serbedzija e à actriz portuguesa Alexandra Lencastre.

Apresentamos ainda algumas das nossas sugestões para o festival:

Documentário de animação sobre Claudiu Crulic, um romeno de 33 anos, que em 2007 foi injustamente acusado de roubar cartões de crédito a um juiz durante uma visita à Polónia. Mesmo depois de ter ficado provado que estava em Itália no dia do roubo, acabou por ser preso, tendo recorrido a uma greve de fome que o conduziu à morte, como forma de protesto. Com animação em stop motion, desenhos à mão e colagens, o documentário recebeu uma menção especial no Festival de Locarno 2011, tendo vencido o prémio de Melhor Filme no Festival de Annecy 2012.

Produção suíça sobre um jovem órfão que foi contratado para trabalhar com uma família de agricultores e que sofre humilhações pela sua família adoptiva. A única forma que tem para manter a sua auto-estima é tocar acordeão e a sua amizade com a jovem Berteli, com quem sonha fugir para a Argentina. O filme venceu dois prémios do cinema suíço: Melhor Actor (Max Hubacher) e Melhor Actor Secundário (Stefan Kurt).

Filme mosaico sobre várias histórias situadas num subúrbio de Helsínquia, passadas numa cinzenta e gélida semana de Inverno

Da Bélgica chega a história de uma criança que pensa ser invisível para os seus pais. Para ter a certeza decide desaparecer durante uma viagem de fim-de-semana ao campo. O filme fez parte da selecção do Festival de Berlim 2011.

Esta é a história de vida de Fragancia, conhecida durante o seu interrogatório, após ser detida pela tentativa de homicídio de Richard Persson, o filho de um poderoso empresário. Considerado o Melhor Filme da secção Generation 14plus do Festival de Berlim 2012.

Vencedor do Prémio do Público na secção Panorama e de uma menção especial do júri ecuménico do Festival de Berlim 2012, The Parade segue a história de um casal gay jovem e bem-sucedido, que vive na Sérvia, onde são vítimas de agressões homofóbicas.

Candidato oficial da Croácia ao Óscar 2013 de Melhor Filme Estrangeiro, segue a história de um ginecologistas ambicioso e imoral numa importante clínica de fertilidade da Croácia e que tenta fazer com que o director clínico da mesma seja despedido, mesmo que para isso se envolva numa rede de abortos ilegais.

A Trip (2011), de Nejc Gazvoda
Três grandes amigos desde a escola secundária decidem fazer uma viagem ao litoral para reviver os tempos de liceu, antes de se separarem. Ziva vai estudar no estrangeiro, Gregor rumará até ao Afeganistão como soldado, enquanto que Andrej apresenta um comportamento destrutivo. Durante esta viagem, a tensão começa a fazer sentir-se no grupo. Candidato oficial da Eslovénia aos Óscares 2013.

Candidato oficial holandês aos Óscares 2013. Duplamente premiado no Festival de Berlim 2012, o filme apresenta a história de um rapaz de 10 anos que, após encontrar uma cria de gralha, decide ficar com ela, mesmo contra os desejos do seu pai. A ideia é oferecer a ave no aniversário da sua mãe, uma cantora country em digressão pelos EUA.

Produção espanhola que fez parte da selecção do Festival de Berlim 2012 e que foi recentemente exibida em Lisboa no Syfy Fest - 3.ª Mostra de Cinema Fantástico. O filme, do género de terror, centra-se na história de um homem que aceita tomar conta da filha de um amigo que se suicidou.

Considerado um dos três melhores filmes do ano no país pelos prémios alemães Lola, o filme venceu ainda outros dois galardões na mesma cerimónia, nas categorias de Melhor Argumento e Melhor Actriz (Alina Levshin). O filme segue três raparigas, na casa dos 20 anos, que formam um grupo de jovens neo-nazis numa pequena cidade alemã.

Pode consultar a programação completa do Festroia 2012 no seu sítio oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário