quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Estreias 4 Outubro'12: As Linhas de Wellington, Premium Rush, Mr. Nobody, Orquestra Geração, Taken 2, The Possession, Love Wedding Marriage e Urmell vol in Fahrt

Dia 4 de Outubro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:



  As Linhas de Wellington (As Linhas de Wellington)
Ano: 2012
Realização: Valeria Sarmiento
Argumento: Carlos Saboga
Género: Drama, História
Setembro de 1810. As tropas de Napoleão Bonaparte invadem Portugal. Com os ingleses como aliados, o Exército português, chefiado pelo general Wellington, desenvolve um plano engenhoso para deter as forças imperiais gaulesas e proteger Lisboa: uma retirada das tropas a fim de atrair o inimigo a Torres Vedras onde, em segredo, tinham sido construídas várias fortificações intransponíveis. Esta operação implicou também a evacuação da população civil, resultando num gigantesco êxodo. E é assim que um enorme grupo de pessoas, soldados e civis, de todos os estratos sociais e idades, seguem caminho rumo a sul. No entanto, se alguns seguem animados por um sentimento patriótico, outros, aproveitam a confusão para roubar e enganar. Este filme começou por ser um projecto pessoal do realizador Raoul Ruiz. Porém, depois da sua morte a 19 de Agosto de 2011, já em fase de pré-produção, foi Valeria Sarmiento, a sua viúva, quem completou o trabalho. Com produção de Paulo Branco e seguindo um argumento de Carlos Saboga, uma co-produção luso-francesa abrilhantada por um grupo de ilustres: John Malkovich, Mathieu Amalric, Isabelle Huppert, Michel Piccoli, Chiara Mastroianni, Nuno Lopes, Soraia Chaves, Carloto Cotta, José Afonso Pimentel, Adriano Luz, Albano Jerónimo, Maria João Bastos, Manuel Wiborg... "As Linhas de Wellington" esteve em competição na 69.ª edição do Festival de Veneza e refere a verdadeira história das Linhas de Torres que tiveram um papel preponderante na retirada das tropas francesas comandadas pelo marechal André Masséna, durante a Terceira Invasão do território.
Outras sugestões:

  Encomenda Armadilhada (Premium Rush)
Ano: 2012
Realização: David Koepp
Argumento: David Koepp e John Kamps
Género: Thriller, Acção
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Michael Shannon e Dania Ramirez
Wilee (Joseph Gordon-Levitt) é um dos mais de 1500 estafetas que percorrem Manhattan de bicicleta. Viciado em velocidade e a conduzir sempre em contra-relógio, recolhe acidentalmente um envelope pertencente a um detective corrupto (Michael Shannon). E, assim, vê-se envolvido com pessoas pouco escrupulosas, às quais se recusa a devolver o envelope, acabando numa arriscada perseguição de vida ou morte. Um "thriller" de acção, escrito e realizado por David Koepp ("Espíritos Inquietos", "A Janela Secreta").
   Sr. Ninguém (Mr. Nobody)

Ano: 2009
Realização: Jaco Van Dormael
Argumento: Jaco Van Dormael
Género: Drama
2092. Nemo Nobody (Jared Leto) é um homem de 118 anos, o último da sua espécie mortal. Nascido em 1975, e acreditando que tem apenas 34 anos de idade, vai relatando o passado, deambulando sobre os momentos cruciais da sua vida, onde escolhas difíceis mudaram o rumo da sua existência. À medida que considera os vários caminhos que poderia ter tomado, a sua memória começa a falhar, tornando-se cada vez mais difícil distinguir o que de facto aconteceu e o que é apenas fruto da sua imaginação. Porém, o que hoje de facto o preocupa é simples: se viveu uma vida correcta, se amou as mulheres que deveria amar ou se teve os filhos que sempre desejou. Para o velho Nemo, a razão da sua existência está em encontrar respostas para estas questões antes que a morte chegue. Escrito e realizado por Jaco Van Dormael, um filme sobre escolhas e possibilidades. "Mr. Nobody" esteve em competição pelo Leão de Ouro na edição de 2009 do Festival de Veneza.

Orquestra Geração (Orquestra Geração)
Ano: 2011
Género: Documentário
Nascido em 2007 por iniciativa conjunta da Escola de Música do Conservatório Nacional, Câmara Municipal da Amadora e Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio do programa EQUAL (Fundo Social Europeu), o projecto Orquestra Geração é centrado na acção e desenvolvimento social através da música e inspira-se no Sistema de Orquestras Infantiles e Juveniles de Venezuela. O seu programa tem como objectivo o desenvolvimento de orquestras infantis e juvenis em escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo. Em Novembro de 2007, foi criado o primeiro núcleo na Escola Miguel Torga, na Amadora. Desde 2008, tem tido o apoio da Fundação EDP para a aquisição de instrumentos. Os realizadores Filipa Reis e João Miller Guerra seguem o dia-a-dia de várias crianças e jovens inseridas no projecto, mostrando a maneira como as duas vidas são afectadas pela música.

Taken - A Vingança (Taken 2)
Ano: 2012
Realização: Olivier Megaton
Género: Drama, Acção
Bryan (Liam Neeson), antigo agente dos serviços secretos norte-americanos, decide convidar a filha Kim (Maggie Grace) e a sua ex-mulher Lenore (Famke Janssen) para um fim-de-semana em família em Istambul, Turquia. Porém, o que era suposto ser uma ocasião propícia a uma reaproximação familiar, acaba por transformar-se num terrível pesadelo quando Bryan assiste, impotente, ao rapto de Lenore. Agora, terá de encontrar uma maneira de encontrar a ex-mulher e salvá-la das mãos de um bando organizado de assassinos que está ali por vingança e que não tenciona render-se sem um ajuste de contas. Com argumento de Luc Besson e Robert Mark Kamen, um "thriller" de acção, realizado por Olivier Megaton ("Transporter - Correio de Risco 3", "Colombiana"), que é a sequela do filme realizado, em 2008, por Pierre Morel.

A Possuída (The Possession)
Ano: 2012
Realização: Ole Bornedal
Argumento:  Juliet Snowden e Stiles White
Género: Terror, Thriller
Vagueando por uma venda de garagem organizada pelos vizinhos, a pequena Em (Natasha Calis) sente-se imediatamente atraída por uma velha caixa de madeira. Depois de convencer o pai a comprar o objecto, leva-o para casa e cria uma estranha obsessão por este. Clyde e Stephanie (Jeffrey Dean Morgan e Kyra Sedgwick), os seus pais, sentindo-se culpados pelo seu recente divórcio, começam por julgar que essa estranheza de comportamento se deve às dificuldades em aceitar a nova situação familiar. Porém, quando a criança se torna verdadeiramente agressiva, acabam por perceber que aquela mudança coincide com a chegada do misterioso objecto. É então que descobrem que a caixa foi criada para conter um espírito maligno e que, ao abri-la, a criança foi possuída por ele. Desesperados por ajudar a criança, depressa compreendem que a ciência não tem todas as respostas e que, neste caso, a ajuda pode estar para lá da simples razão. Com Sam Raimi na equipa de produtores, um filme de terror realizada pelo dinamarquês Ole Bornedal ("O Vigilante da Noite"), baseado na história da caixa Dybbuk, que muitos alegam conter um espírito maligno com poderes de assombrar quem quer que a possua.

  Amor, Felicidade e Casamento (Love, Wedding, Marriage)
Ano: 2011
Realização: Dermot Mulroney
Género: Drama, Comédia
Ava (Mandy Moore) é jovem, bonita e vive a relação com que sempre sonhou. Conselheira matrimonial por vocação, acredita no amor para toda a vida e no casamento como instituição. Mas tudo se desfaz quando a sua mãe, após 30 anos de um casamento sereno, anuncia o divórcio. Desesperada por resolver o problema dos progenitores (James Brolin e Jane Seymour) ao mesmo tempo que se recusa em anular a festa surpresa que tem andado a organizar para eles há meses, acaba por criar a sua própria crise conjugal. E é assim que, vivendo a sua própria experiência matrimonial menos positiva, Ava vai amadurecer e compreender que, na vida, nem tudo são rosas.

  Impy na Terra da Magia (Urmell vol in Fahrt)
Ano: 2008
Realização: Reinhard Klooss e Holger Tappe
Género: Animação
Mais um dia nasce sobre Tikiwu, a paradisíaca ilha do Pacífico habitada pelo professor Horatio Tibberton e as suas criaturas falantes. É o aniversário de Impy e o doce dinossauro está ansioso por reencontrar os seus amigos. Porém, o dia acaba por ser uma grande decepção pois parece que ninguém lhe dá a devida importância. Aparentemente já só se preocupam com a panda Baboo, recém-chegada e adorada por todos os companheiros da ilha. Ciumento e muito aborrecido, Impy resolve mudar a sua vida. Enquanto isso, longe dali, Barnaby é um empresário decidido a abrir o maior parque de diversões de sempre. Porém, para que o parque se distinga de todos os outros, tem de arranjar uma atracção especial. É então que segue viagem até Tikiwu onde se diz viver um dinossauro. Lá chegado, apesar de desiludido com o pequeno Impy, que mais parece um canguru, acaba por convencer o animal a abandonar a ilha e seguir com ele para se tornar na grande estrela do parque. Porém, o dinossauro depressa descobre que, afinal, as intenções de Barnaby são tudo menos honestas e que cometeu o pior erro de toda a sua vida. Agora, para reconquistar a liberdade, apenas poderá contar com os velhos amigos da ilha que tudo farão para o salvar das garras do malvado Barnaby. Realizado pela dupla Reinhard Klooss e Holger Tappe ("A Ilha do Impy", "Animais Unidos Jamais Serão Vencidos"), a partir da simpática personagem criada pelo escritor alemão Max Kruse.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário