terça-feira, 20 de novembro de 2012

"The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2" bate recordes nos EUA e em Portugal


A estreia da conclusão da saga Twilight, com The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2, tem batido recordes, como esperado. Na sua estreia nos Estados Unidos o filme rendeu 30,4 milhões de dólares de bilheteira desde as exibições da meia-noite até às dez da noite de quinta-feira, o que é um resultado ligeiramente superior aos obtidos por Breaking Dawn: Part 1 ($30,25 milhões) e Eclipse ($30,1 milhões). 

Durante o fim-de-semana no mercado norte-americano, o filme rendeu 141,1 milhões de dólares, um resultado que o coloca como o segundo melhor resultado do franchise, atrás de The Twilight Saga: New Moon, que facturou 142,8 milhões de dólares em bilheteira. Isto faz contudo de Twilight, o primeiro franchise de sempre a ter três filmes que superaram os 130 milhões de dólares nos primeiros três dias de exibição. Breaking Dawn - Part 2 é ainda a oitava melhor abertura de sempre no país e a quarta melhor em 2012, atrás de The Avengers (207 milhões), The Dark Knight Rises (160 milhões) e The Hunger Games (152 milhões).

Já no que diz respeito aos resultados fora dos EUA, o filme teve a maior estreia de sempre de um filme da saga Twilight. Em 61 mercados, o filme facturou 199,600 milhões de dólares (acumulando uma receita de mais de 340 milhões de dólares mundialmente) nos primeiros dias de exibição. O filme liderou as bilheteiras, mesmo em grandes mercados, como Reino Unido, Rússia, Brasil, França, Austrália, Itália, Espanha, México e Coreia do Sul.

Também Portugal não foi excepção, com a distribuidora ZON Lusomundo a emitir um comunicado que faz de Breaking Dawn - Part 2 um recordista de bilheteira no país, nos primeiros quatro dias de exibição, com 224.637 espectadores e 1.189.339€ em receitas de bilheteira. Estreando em 100 salas de cinema, o filme conseguiu a melhor estreia do ano com uma média esmagadora de mais de 130 espectadores por sessão de cinema. A falta de resultados por parte do ICA impede-nos de avaliar se esta terá sido  ou não a melhor estreia de sempre de um filme no seu fim-de-semana de estreia em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário