terça-feira, 8 de janeiro de 2013

"Blancanieves" conta com doze nomeações aos prémios Gaudí do cinema catalão


Blancanieves (candidato espanhol ao Óscar 2013 de Melhor Filme Estrangeiro) é o filme mais nomeado à 5.ª Edição dos Prémios Gaudí, com doze nomeações. El bosc, de Óscar Aibar, conta com onze nomeações. Os prémios Gaudí são entregues anualmente pela Academia de Cinema Catalã, que pretende destacar o que de melhor se faz na indústria cinematográfica da Catalunha.

Melhor Filme em Língua Catalã
Blancanieves
El Bosc
Els nens salvatges
Fènix 11·23

Melhor Filme em Língua Não-Catalã
[REC]3 Génesis
Red Lights
The Pelayos
Una pistola en cada mano

Melhor Realizador
Juan Antonio Bayona por The Impossible
Pablo Berger por Blancanieves
Cesc Gay por Una pistola en cada mano
Joel Joan & Sergi Lara por Fènix 11·23

Melhor Argumento
Una pistola en cada mano
Blancanieves
Els nens salvatges
El bosc

Melhor Actriz
Marina Comas em Els nens salvatges
Ángela Molina em Blancanieves
Maria Molins em El bosc
Maribel Verdú em Blancanieves

Melhor Actor
Àlex Brendemühl em El bosc
Nil Cardoner em Fènix 11·23
Àlex Casanovas em Fènix 11·23
Àlex Monner em Els nens salvatges

Melhor Direcção de Produção
Josep Amorós por Tengo Ganas de Ti
Ander Sistiaga por El bosc
Eduard Vallès por The Pelayos
Anna Vilella por Fènix 11·23

Melhor Documentário
Al Fossat
Hollywood Talkies
Jordie Dauder, La Revolució Pendent
Pepe & Rubianes

Melhor Curta-Metragem
Cartas Desde La Locura
Coup de Grâce
Elefante
Luisa No Está en Casa

Melhor Telefilme
Atrapats
Germanes
Mar de Plàstic
Tornarem

Melhor Filme de Animação
Els Cadells i el Codi de Marco Polo
Les aventures de Tadeu Jones
Papa, sóc una zombi

Melhor Direcção Artística
Blancanieves
[REC]3 Génesis
The Pelayos
El Bosc

Melhor Actriz Secundária
Aina Clotet em Els nens salvatges
Candela Peña em Una pistola en cada mano
Clara Segura em Els nens salvatges
Ana Wagener em Fènix 11·23

Melhor Actor Secundário
Eduard Fernández em Una pistola en cada mano
Francesc Orella em Els nens salvatges
Pere Ponce em El bosc
Lluís Villanueva em Fènix 11·23

Melhor Montagem
Blancanieves
[REC]3 Génesis
The Impossible
El Bosc

Melhor Música Original
Blancanieves
Jordi Dauder, La Revolució Pendent
Les aventures de Tadeu Jones
Orson West

Melhor Fotografia
Blancanieves
The Impossible
Els nens salvatges
The Pelayos

Melhor Guarda-Roupa
Any de Gràcia
Blancanieves
El bosc
Una pistola en cada mano

Melhor Som
Les aventures de Tadeu Jones
[REC]3 Génesis
Red Lights
The Impossible

Melhores Efeitos Especiais/Digitais
Blancanieves
[REC]3 Génesis
El bosc
Les aventures de Tadeu Jones

Melhor Maquilhagem e Cabelo
[REC]3 Génesis
Blancanieves
The Impossible
El Bosc

Melhor Filme Europeu
Dans la maison
Le Havre
Les Intouchables
The Impossible

Sem comentários:

Enviar um comentário