sábado, 23 de março de 2013

Presença portuguesa no Festival de Cinema do Uruguai 2013


Foi anunciado o programa oficial do Festival Internacional de Cinema do Uruguai, que decorrerá de 23 de Março a 6 de Abril, e que conta com bastante produção portuguesa. Entre a selecção constam os internacionalmente aclamados Tabu, de Miguel Gomes e Sangue do Meu Sangue, de João Canijo.

Haverá ainda a presença de A Última Vez Que Vi Macau, dos realizadores João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, bem como o documentário Jesus Por Um Dia, de Verónica Castro e Helena Inverno. O colectivo de filmes Centro Histórico, desenvolvido no âmbito de Guimarães 2012 - Capital da Cultura, será também exibido, contando com trabalhos de Manoel de Oliveira, Pedro Costa, Victor Erice e Aki Kaurismaki.

Portugal está ainda presente na forma de várias co-produções internacionais, como Cosmopolis (que conta com produção do português Paulo Branco), algumas ainda inéditas. La Toma é uma co-produção com o Nicarágua, realizado pelo português Marcos Farias Ferreira e segue a história de uma ocupação de terrenos privados na zona de La Chiriza e que já estreou em Portugal no Panorama 2012. Serão exibidos ainda Opération Libertad, de Nicolas Wadimoff (e que conta com o português Nuno Lopes entre o elenco) e Montemor, documentário de Ignasi Duarte, com produção da Periferia Filmes.

Sem comentários:

Enviar um comentário