segunda-feira, 3 de junho de 2013

CCOP elege "Apocalypse Now" como o melhor filme premiado com uma Palma d'Ouro


Em mais um top especial, o Círculo de Críticos Online Portugueses elegeu o filme Apocalypse Now como o melhor filme de sempre premiado com uma Palma d'Ouro. O filme de Francis Ford Coppola, premiado com o galardão máximo do Festival de Cannes em 1979, recebeu uma nota média de 9,60. Esta é a segunda maior nota alcançada por um filme votado pelos membros do CCOP, apenas abaixo de Annie Hall que aquando a votação dedicada à filmografia de Woody Allen, recebeu a nota de 9,64 em 10.

Martin Scorsese e o seu Taxi Driver (recebeu a Palma d'Ouro em 1976) figura em segundo lugar, com a nota de 9,33 (acima da última votação do mesmo filme, em Abril deste ano, que tinha recebido a nota de 9,25). O pódio completa-se com Il Gattopardo, de Luchino Visconti, com a média de 9,17 (foi premiado no festival em 1963). Michael Haneke é o único dos oito realizadores que receberam duas Palmas d'Ouro, a figurar com os seus dois filmes no TOP 10: The White Ribbon (2009) na quarta posição e Amour (2012) na oitava.

Para conhecer a lista completa basta aceder ao blogue oficial do CCOP. Adicionalmente, o CCOP encontra-se neste momento a aceitar candidaturas para novos membros, pelo que as inscrições podem ser feitas através do formulário aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário