quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Estreias 5 Set'13: Csak a szél, Tôkyô monogatari, Sanma no aji, The Butler, Dark Horse, The Heat, Intersections e R.I.P.D.

Dia 5 de Setembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Apenas o Vento (Csak a szél)
Ano: 2012
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Uma família cigana é morta a tiro durante o sono. Os assassinos não são encontrados e ninguém espera que o crime seja desvendado. Mas Birdy, uma mulher cigana, está consciente do perigo que corre. O seu objectivo é simples: juntar o dinheiro suficiente para deixar a Hungria e partir com os filhos e o pai doente para o Canadá, onde o marido se encontra emigrado, e onde espera viver longe do preconceito. Até lá, ela e as crianças apenas terão de passar despercebidos, tentando escapar ao ódio e à violência perpetrada, ano após ano, contra o seu povo. A quinta longa-metragem do realizador húngaro Bence Fliegauf ("Rengeteg", "Dealer") é um drama inspirado em factos verídicos ocorridos entre 2008 e 2009, na Hungria, que resultaram em vários assassinatos motivados por racismo contra a etnia cigana. Apresentado no Festival de Berlim em 2012, o filme venceu o Grande Prémio do Júri (Urso de Prata) e o Prémio Amnistia Internacional.
Outras sugestões:


  Viagem a Tóquio (Tôkyô monogatari)
Ano: 1953
Realização:
Argumento: e
Género: Drama
Um velho casal resolve ir a Tóquio visitar os filhos. É o pretexto que serve a Ozu para voltar magistralmente aos seus temas: o confronto entre o “velho” e o “novo” Japão, as relações familiares, o envelhecimento, a decepção e a resignação. No melhor estilo de Ozu, a duração dos planos acompanha os ditos e os não ditos (uns e outros sublimes) das personagens.
O Gosto do Sakê (Sanma no aji)



Ano: 1963
Realização:
Último filme de Yasujiro Ozu que, doente, sabia que moreria em breve. Daí esta reflexão nostálgica sobre "o Inverno da vida" seja também a sua despedida ao "gosto do saké" bebido quase como num cerimonial contendo a memória do passado e dos "bons tempos". O mais perfeito filme de Ozu, aquele onde a depuração do seu estilo atinge níveis supremos.

O Mordomo (Lee Daniels' The Butler)

Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Cecil Gaines nasceu numa plantação de algodão da Georgia, USA, durante a década de 1920. Uma noite, depois de fugir da plantação, é apanhado a roubar. Apesar do roubo, é contratado pelos proprietários, que o ajudam na sua educação. Depois de vários anos, é recomendado para servir num luxuoso hotel, em Washington. Em 1957, é então contratado para servir na Casa Branca, onde acaba por ocupar o lugar de mordomo. A cor da sua pele não é impedimento para que seja promovido ao longo dos anos, sendo sempre reconhecido pela sua competência e personalidade. E é assim que, por mais de três décadas, Cecil vai servindo sete presidentes, de Dwight D. Eisenhower, em 1957, a Ronald Reagan, em 1986, ano em que decidiu reformar-se. Realizado por Lee Daniels ("Precious", "The Paperboy - Um Rapaz do Sul"), um filme inspirado no artigo "A Butler Well Served by This Election", escrito por Wil Haygood e publicado, em 2008, no "Washington Post", sobre a verdadeira história de Eugene Allen. No elenco, um luxuoso leque de actores: Forest Whitaker, Oprah Winfrey, John Cusack, Melissa Leo, David Oyelowo, Yaya Alafia, Mariah Carey, Jane Fonda, Cuba Gooding, Jr., Terrence Howard, Elijah Kelley, Minka Kelly, Lenny Kravitz, James Marsden, Alex Pettyfer, Vanessa Redgrave, Alan Rickman, Liev Schreiber e Robin Williams.

Dark Horse - Diários de Um Falhado (Dark Horse)

Ano: 2011
Realização:
Argumento:
Apesar de já ter passado a barreira dos trinta, Abe (Jordan Gelber) sempre foi incapaz de enfrentar as responsabilidades de uma vida de adulto e, por esse motivo, ainda depende totalmente dos progenitores (Mia Farrow e Christopher Walken). A trabalhar na empresa da família, onde apenas lhe são dados trabalhos menores, passa a maior parte do tempo a navegar na Internet, em busca de novos brinquedos, que colecciona desde tenra idade. Um dia, numa festa de casamento, conhece Miranda (Selma Blair), uma rapariga deprimida por quem se apaixona e com quem tenciona casar. Para surpresa de todos, um homem que sempre se revelou pouco entusiasta pela vida está decidido a conquistar a rapariga seja a que preço for. Com isso em mente, Abe decide fazer o percurso, árduo mas surpreendente, rumo à emancipação... e à conquista do amor. Um drama escrito e realizado por Todd Solondz ("Felicidade", "Conta-me Histórias").

Armadas e Perigosas (The Heat)

Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Género: Comédia, Acção
Elenco:  e
Apesar das inegáveis aptidões, a detective Sarah Ashburn leva o seu perfeccionismo a limites quase insustentáveis. Bem conceituada no FBI, onde trabalha há anos, a misantropia crónica impede-a de trabalhar em equipa e não há ninguém do seu departamento que consiga aturar o seu mau-génio. Shannon Mullins, por seu lado, é uma agente da polícia de Boston excêntrica e impulsiva, cujos métodos de trabalho pouco convencionais lhe granjearam a fama de alienada. Assim, quando são obrigadas a trabalhar em equipa num importante caso de tráfico de drogas, as duas mulheres quase se comem vivas. Apesar de tudo, mesmo com enormes dificuldades em "acertar agulhas" no que se refere à forma de trabalhar, estão decididas a superar as diferenças e a partilhar as suas habilidades de modo a resolver aquele caso. Mas será que, depois de anos a trabalhar sozinhas, Sarah e Shannon estarão preparadas para ceder nos seus pontos de vista antagónicos e compreender os benefícios do trabalho em equipa? Uma comédia de acção realizada por Paul Feig ("A Melhor Despedida de Solteira"), segundo um argumento original de Katie Dippold, que conta com Sandra Bullock e Melissa McCarthy nos principais papéis.

Encruzilhadas (Intersections)



Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Taylor e Scott Dolan estão em lua-de-mel em Marrocos, onde ela planeia matar o marido com a ajuda de Travis, o seu amante. Tudo se complica quando o casal é envolvido num aparatoso acidente de automóvel a meio do deserto do Sara com uma série de outros veículos. Apesar de escaparem com vida, eles sabem que têm à sua frente uma longa e perigosa viagem até à próxima cidade. Assim, juntam-se ao resto dos sobreviventes, incluindo um traficante procurado e uma mulher francesa com um bebé doente. Porém, à medida que o tempo vai passando, começam a perceber que nada aconteceu por acaso e que eles são uma simples peça de um macabro plano de vingança de alguém cujas intenções desconhecem. Com produção do francês Luc Besson, um "thriller" escrito e realizado por David Marconi que conta com a participação de Roschdy Zem, Moussa Maaskri, Frank Grillo, Jaimie Alexander, Marie-Josée Croze e Charlie Bewley.
R.I.P.D. - Agentes do Outro Mundo (R.I.P.D.)

Ano: 2013
Realização:
Argumento: Phil Hay e Matt Manfredi
Género: Comédia, Acção
Elenco: , e
Nick Walker (Ryan Reynolds), um jovem agente da polícia, acabou de ser tragicamente assassinado durante um tiroteio. Chegado ao "outro lado", ainda sem perceber muito bem o que aconteceu, é rapidamente notificado que, a partir daquele momento, faz parte do R.I.P.D. (Rest In Peace Department), o departamento transcendental responsável pela captura de demónios que, à revelia, habitam o mundo dos vivos. A partir de agora, ele fará equipa com o famosíssimo e experiente Roy Pulsipher (Jeff Bridges), um xerife falecido há mais de 100 anos que não teme nada nem ninguém. Nick, que ainda não conseguiu encarar friamente o seu próprio óbito e que se esforça por compreender a nova dimensão em que se encontra, apenas vê um lado positivo no seu recente cargo: descobrir a identidade do seu assassino e colocá-lo atrás das grades antes que cause a morte de mais alguém... Realizada por Robert Schwentke ("A Mulher do Viajante no Tempo", "Red - Perigosos"), uma comédia de acção sobrenatural que se baseia na BD criada pelo argumentista Peter M. Lenkov e que conta ainda com a participação de Kevin Bacon e Mary-Louise Parker.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário