segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Adaptações cinematográficas de livros em 2014 - parte 1

Para quem é bibliófilo e cinéfilo, há algo que tem tendência a acontecer: queremos ler os livros que deram origem aos filmes e queremos ver os filmes adaptados dos nossos livros preferidos. Assim, para saberem o que está para breve, compilámos algumas das mais esperadas adaptações ao cinema para 2014, algumas com estreia nacional, outras com estreia mundial este ano.


Título do filme: Alexander and the Terrible, Horrible, No Good, Very Bad Day [IMDb]
Título do livro: Alexander and the Terrible, Horrible, No Good, Very Bad Day [Goodreads]

Baseado num clássico dos livros ilustrados de 1987, este filme dirigido ao público mais jovem acompanha Alexander que, depois de acordar com pastilha elástica no cabelo, tem um dia progressivamente pior. O filme da Disney conta com Jennifer Garner e Steve Carell.



Título do filme: Austenland [IMDb]
Título do livro: Austenlândia - À Procura de Mr. Darcy (Austenland) [Goodreads]

Considerado pelos fãs de Austen como um dos melhores romances inspirados pelos trabalhos da autora, esta história acompanha Jane Heyes, uma nova iorquina fã de Pride & Prejudice que viaja para um parque temático acerca da autora em busca do seu Mr. Darcy (de preferência na versão Colin Firth). O filme conta com Keri Russell no papel principal.



Título do filme: A Criança n.º 44 (Child 44) [IMDb]
Título do livro: A Criança n.º 44 (Child 44), Tom Rob Smith [Goodreads]

Sob o comando de Estaline, a população da União Soviética é levada a acreditar que o crime não existe. Contudo, a morte de uma criança leva um agente do Departamento de Segurança Estatal a investigar o que poderá estar por detrás dela, uma vez que a família suspeita de assassinato, mesmo depois de lhe ordenarem que ignore o assunto. A adaptação cinematográfica conta com Tom Hardy, Noomi Rapace e Gary Oldman.



Título do filme: Dark Places [IMDb]
Título do livro: Lugares Escuros (Dark Places) [Goodreads]

Baseado numa obra de Gillian Flynn, autora de Gone Girl, Dark Places gira à volta da história do "Sacrifício a Satanás de Kinnakee, no Kansas" do qual Libby foi a única sobrevivente e no qual perdeu a mãe e as duas irmãs. Anos depois, uma sociedade obcecada com crimes pretende ilibar o irmão de Libby, condenado pelo crime e contra o qual ela própria testemunhou. Do elenco fazem parte Chloë Grace Moretz, Nicholas Hoult, Charlize Theron e Christina Hendricks.



Título do filme: Divergente (Divergent) [IMDb]
Título do livro: Divergente (Divergent) [Goodreads]

Considerado o livro do ano de 2012 para a comunidade do Goodreads, Divergente o primeiro livro de uma saga Young Adult passada numa sociedade distópica que se encontra dividida por facções (Cândidos, Abnegados, Intrépidos, Cordiais e Eruditos). A escolha da facção é um acto voluntário numa cerimónia realizada na adolescência e a história acompanha Beatrice Prior (Shailene Woodley) durante a escolha, a iniciação e os momentos que antecedem uma nova mudança nessa sociedade.



Título do filme: No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow) [IMDb]
Título do livro: All You Need is Kill [Goodreads]

Quando os Kijai invadem o planeta, o tenente coronel Bill Cage (originalmente Keiji Kiriya) é enviado para os combater. Contudo, Bill Cage morre no campo de batalha, apenas para retornar ao início desse mesmo dia e voltar a morrer. Contudo, na 158.ª repetição do seu último dia, este vê algo diferente, que poderá ser a saída do time loop em que se encontra. Nos papéis principais poderemos encontrar Tom Cruise e Emily Blunt.



Título do filme: O Homem Duplicado (Enemy) [IMDb]
Título do livro: O Homem Duplicado [Goodreads]

Adam Bell (originalmente Tertuliano Máximo Afonso), interpretado por Jake Gyllenhaal, vive uma vida entediante. Contudo, um dia ao rever um filme, depara-se com alguém exactamente igual a si próprio, e não irá parar enquanto não o encontrar. Esta é uma adaptação do livro de José Saramago "O Homem Duplicado", uma das suas grandes obras dentro do realismo mágico.



Título do filme: Em Parte Incerta (Gone Girl) [IMDb]
Título do livro: Em Parte Incerta (Gone Girl) [Goodreads]

Na manhã do quinto aniversário do casamento de Nick (Ben Affleck) e Amy (Rosamund Pike), Amy desaparece misteriosamente. Na linha da frente dos suspeitos, Nick tenta encontrar forma de se ilibar, enredando-se numa teia de mentiras. Baseado no thriller psicológico de Gillian Flynn que foi um sucesso mundial em 2013.



Título do filme: Heaven is For Real [IMDb]
Título do livro: Heaven is for Real: A Little Boy's Astounding Story of His Trip to Heaven and Back [Goodreads]

Depois de uma cirurgia que lhe salvou a vida, um rapaz de quatro anos, filho de um pastor de uma pequena vila no Nebraska, conta à sua família que esteve no Céu. Esta é a história, inspirada em factos reais, de um pai que tem de arranjar coragem e convicção para acreditar nas palavras do seu filho. O filme conta com Greg Kinnear, Kelly Reilly e Margo Martindale.



Título do filme: Home [IMDb]
Título do livro: The True Meaning of Smekday [Goodreads]

Quando Tip Tucci tem de escrever um ensaio para a escola, não sabe por onde começar: se pelo dia em que a mãe lhe disse que aliens estavam a comunicar com ela através do seu sinal, se pelo dia em que os aliens a abduziram, ou se pelo dia em que foi criada Smekland e todos os americanos tiveram de se mudar para a Florida. O filme de animação conta com os talentos vocais de Jim Parsons, Jennifer Lopez, Rihanna e Steve Martin.



Título do filme: Horns [IMDb]
Título do livro: Cornos (Horns) [Goodreads]

O filho de Stephen King, Joe Hill segue os passos do seu pai no mundo da literatura de horror. Depois da morte da sua namorada, Ignatius (Daniel Radcliffe) acorda um dia com cornos na testa. Quando verifica que não são obra da sua imaginação ou de um qualquer colapso mental, Ig descobre que tem um demónio dentro de si, que lhe confere poderes que usará para tentar deslindar o caso da morte da sua namorada.



Título do filme: If I Stay [IMDb]
Título do livro: Se eu ficar (If I Stay) [Goodreads]

Mia não se lembra do acidente de carro que teve com a sua família, apenas de olhar para o seu corpo enquanto a tiravam dos destroços. Esta é uma história de como as decisões que tomamos influenciam a nossa vida, com Chloë Grace Moretz no principal papel.



Título do filme: In Secret [IMDb]
Título do livro: Thérèse Raquin [Goodreads]

Depois de ter sido adaptada a obra The Ladies' Paradise de ÉmileZola sob a forma da série da BBC "The Paradise", é agora a vez de Thérèse Raquin, uma obra sobre uma jovem presa a um casamento sem amor com um primo e controlada pela sua tia, até ao dia em que conhece o amigo do marido, Laurent, e se envolve com ele até às derradeiras consequências. O elenco do filme conta com nomes como Elizabeth Olsen, Tom Felton e Jessica Lange.



Título do filme: Um Segredo do Passado (Labor Day) [IMDb]
Título do livro: Os Aromas do Verão (Labor Day) [Goodreads]

No fim de semana do Dia do Trabalhador, Adele (Kate Winslet) e o seu filho dão boleia a um homem ferido (Josh Brolin) que lhes pede ajuda. À medida que se apercebem que ele é procurado pela polícia e que descobrem a sua história, terão de tomar decisões que influenciarão o resto das suas vidas.



Título do filme: Filomena (Philomena) [IMDb]
Título do livro: The Lost Child of Philomena Lee [Goodreads]

O novo filme de Stephen Frears acompanha uma jornalista que decide pegar num caso antigo: Philomena (Judi Dench) uma mulher que obrigaram a viver num convento, por ter engravidado em adolescente, e a quem o filho foi retirado aos três anos de idade para ser vendido no mercado negro das adopções nos E.U.A..



Título do filme: Dei-te o Melhor de Mim (The Best of Me) [IMDb]
Título do livro: Dei-te o Melhor de Mim (The Best of Me) [Goodreads]

A mais recente adaptação de um livro de Nicholas Sparks acompanha dois namorados de liceu que se reencontram por ocasião da morte da única pessoa que protegeu o casal, 25 anos após terem sido obrigados a separarem-se por pressões familiares.

Sem comentários:

Enviar um comentário