quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Festa do Cinema Francês 2014 homenageia Alain Resnais

 

Foi divulgada a programação para 15.ª edição da Festa do Cinema Francês que este ano se fará por 18 cidades (entre as novidades estão as extensões do certame a cidades como Seixal, Caldas da Rainha, Santarém ou Funchal) e algumas aldeias do norte de Portugal (inseridas no âmbito da iniciativa "Festa na Aldeia").

Com 38 filmes a serem exibidos, a Festa do Cinema Francês apresentará 24 deles em antestreia nacional. Destaque para a homenagem ao cineasta francês Alain Resnais, na Cinemateca Portuguesa e que incluí a estreia portuguesa dos seus dois últimos filmes: Vous n'avez encore rien vu e Aimer, boire et chanter. Faz-se ainda uma homenagem a Marcel Pagnol com a reposição de Topaze (1951), Naïs (1945), Le Schpountz (1938) e Lettres de Mon Moulin (1954). 

Na secção das antestreias, destaque para o documentário La Cour de Babel (filme de abertura da Festa do Cinema Francês), Eastern Boys (premiado na secção Horizontes do Festival de Veneza 2013), Attila Marcel (primeiro filme live-action do conhecido realizador de animação Sylvain Chomet), Sur le chemin de l'école (premiado com o César de Melhor Documentário 2014) e Gemma Bovery (o mais recente filme de Anne Fontaine). A 3 de Outubro projecta-se o filme-surpresa Sous X, a primeira longa-metragem realizada pelo actor Jean-Michel Correia.

A Festa do Cinema Francês 2014 decorre de 2 de Outubro a 22 de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário