quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Estreias 23 Out'14: Zwei Leben, Fury, St. Vincent, Fado Camané, Getúlio, De toutes nos forces e Postman Pat: The Movie

Dia 23 de Outubro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Duas Vidas (Zwei Leben)
Ano: 2012
Género: Drama
Elenco:, ,
1990. A Europa vive a transformação operada pela queda do muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas partes durante mais de um quarto de século. Para Katrine, fruto da relação entre um soldado alemão e uma mulher norueguesa durante a época negra da Segunda Grande Guerra, este é um momento particularmente marcante. Apesar de ter nascido na Noruega, foi uma das vítimas do programa nazi designado de Lebensborn, que retirava das famílias biológicas as crianças que considerasse ser de pura raça ariana. Essas crianças eram levadas para a Alemanha, onde permaneceriam em orfanatos propositadamente criados para as acolher ou seriam adoptadas por famílias alemãs. Após o fim da guerra, já com 20 anos, Katrine conseguiu regressar ao seu país natal e reencontrar a família biológica, reconstruindo a sua vida. Agora, é feliz como esposa, mãe e avó. Porém, quando menos espera, é contactada por um advogado ligado à defesa dos direitos humanos que, conhecendo a sua história, lhe pede que dê o seu testemunho contra o Estado norueguês, que considera ter sido cúmplice dos alemães. Determinada a não remexer no passado, Katrine recusa. Contudo, por mais que se queira distanciar do que se passou, ela sabe que é chegado o momento de fazer a mais difícil escolha da sua vida: alimentar a mentira e continuar a sua vida como até aqui ou assumir a terrível verdade sobre o seu passado. Com realização do documentarista Georg Maas e de Judith Kaufmann, uma história dramática sobre os efeitos da Segunda Grande Guerra que se inspira na obra "Eiszeiten", escrita por Hannelore Hippe. Hippe colaborou no argumento do filme, em parceria com Maas, Kaufmann, Christoph Tölle e Ståle Stein Berg. O elenco conta com os actores Juliane Köhler, Liv Ullmann e Sven Nordin.
Outras sugestões:

Fúria (Fury)


Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Drama, Crime, Thriller
Elenco: , , , e
Uma acção em dois tempos. No passado, Julien e Esther amam-se num quarto azul, secretamente, longe de tudo o que acontece para lá daquelas paredes. Tudo neles se move por um desejo descontrolado, ao ponto de se morderem até fazer sangue ou de trocarem falsas promessas de amor. No presente, Julien está numa esquadra de polícia e é interrogado sobre um pretenso crime de que não sabemos nada… Produzido por Paulo Branco, um drama realizado por Mathieu Amalric, que adapta o romance policial com o mesmo nome do escritor belga Georges Simenon. Léa Drucker, Stéphanie Cléau, Laurent Poitrenaux e o próprio Mathieu Amalric dão vida às personagens.

Um Santo Vizinho (St. Vincent)


Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Comédia
Elenco: , ,
Recém-chegada a um novo bairro dos subúrbios, Maggie é uma mãe solteira que faz o que pode por Oliver, o filho de 12 anos. Quando Vincent, o vizinho do lado, se apercebe que o rapaz fica muito tempo sozinho, oferece-se para, em troca de dinheiro, tomar conta dele depois da escola. Maggie, não encontrando melhor solução, aceita. O que ela não imaginava era que o seu novo vizinho, para além de misantropo e hedonista, tinha também uma ideia bastante peculiar sobre como cuidar de uma criança. Determinado a não abdicar do seu modo de vida pouco convencional, Vincent resolve levar Oliver com ele nas suas aventuras, mostrando-lhe as "vantagens" do jogo, da bebida e dos clubes de "strip". Apesar de tudo isso, entre os dois estabelece-se uma amizade muito especial que os beneficiará a ambos e os mudará para sempre. Escrito e realizado por Theodore Melfi, que aqui se estreia na longa-metragem, uma comédia agridoce sobre a amizade, que conta com Bill Murray, Melissa McCarthy, Naomi Watts, Terrence Howard e o estreante Jaeden Lieberher nos papéis principais.

  Fado Camané (Fado Camané)
Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Carlos Manuel Moutinho Paiva dos Santos nasceu em Oeiras, em 1967. Doze anos depois, vencia a Grande Noite do Fado. Ao longo da carreira, passaria pelos palcos de Filipe La Féria, recriaria António Variações no projecto Humanos, daria voz a música para cinema e, acima de tudo, tornar-se-ia um dos maiores nomes do fado da sua geração. Versatilidade. Emoção. Tradição enriquecida com a dose certa de risco. Tudo isto faz parte da personalidade artística de Camané. E tudo isto se conjuga num filme que oferece uma luz sobre o seu processo criativo. Duas pessoas ocupam lugares determinantes: José Mário Branco, produtor e director musical, e Manuela de Freitas, poetisa. Porque é nesta trindade de música, poesia e interpretação que Camané se destaca e define a sua essência. E é sobre ela que o filme se detém. Em jeito de "fadocumentário", o realizador entra em estúdio e acompanha as gravações do álbum "Sempre de Mim" (2008), registando as cumplicidades, subtilezas e intensidades do trabalho. O resultado é "Fado Camané", que chega às salas de cinema um ano depois da compilação "O Melhor | 1995-2013", disco duplo que reúne os momentos mais marcantes do percurso do fadista, desde a estreia discográfica com "Uma Noite de Fados" (1995). Realizado por Bruno de Almeida – que assinou "Amália, Estranha Forma de Vida" (a propósito do qual conheceu Camané), "The Lovebirds" (em que o seu contributo teve um papel essencial) e também o vídeo de "Sei de um rio" –, "Fado Camané" estreou-se na abertura da secção Heart Beat do DocLisboa 2014.

 Getúlio (Getúlio)


Ano: 2014
Realização:
Argumento: Tereza Frota, George Moura
Género: Drama
Elenco: , ,
Na madrugada de 5 de Agosto de 1954, um atentado no Rio de Janeiro (Brasil) mata o major Rubens Florentino Vaz e fere Carlos Lacerda, jornalista e ex-deputado federal da União Democrática Nacional (UDN), conhecido pela sua forte oposição a Getúlio Vargas, então Presidente da República. Getúlio é então responsabilizado por tentar assassinar um dos seus maiores inimigos políticos. A partir desse momento, ele e os membros do seu Governo são pressionados a renunciar. Apesar da crise, o Presidente mantém-se firme na sua declaração de inocência, recusando-se a abdicar do cargo ou a abandonar o Palácio do Catete. Porém, diante das pressões e exigências da oposição, que não lhe deixa alternativas, Getúlio decide marcar posição de uma forma radical... Com realização de João Jardim, que co-dirigiu o filme "Lixo Extraordinário" (nomeado para um Óscar em 2011), um drama político sobre um dos mais marcantes momentos da História do Brasil. O elenco conta com os brasileiros Tony Ramos, Drica Moraes, Thiago Justino e Alexandre Borges, aos quais se juntam os portugueses Fernando Luís e José Raposo.

Com Todas as Nossas Forças (De toutes nos forces)
Ano: 2013
Género: Drama
Elenco: , ,
Como qualquer adolescente de 17 anos, Julien sonha com uma vida recheada de aventura. Porém, devido a uma paralisia cerebral que o confinou a uma cadeira de rodas desde tenra idade, tudo isso não passa de uma fantasia. Quando descobre que o pai, um homem generoso mas fechado sobre si mesmo, foi em tempos um triatleta, desafia-o a fazerem juntos a competição "ironman", considerada uma das provas de resistência mais difíceis de completar. Apesar de, ao princípio, o progenitor achar a ideia irrealizável, com o passar do tempo percebe que esta pode ser a grande hipótese de criar laços com o Julien. Desse modo, ao longo dos árduos treinos e de uma prova lhe exigirá força para fazer o impossível, pai e filho viverão momentos memoráveis que alterarão, para sempre, a forma como ambos encaram as suas próprias fraquezas… Com os actores Jacques Gamblin, Alexandra Lamy e Fabien Héraud como protagonistas e com Nils Tavernier ("Aurore") na realização, uma história de amor e coragem que se inspira na verdadeira história dos norte-americanos Dick e Rick Hoyt. Em Portugal, o filme conta com o apoio da Associação Salvador e da Federação de Triatlo de Portugal.

Carteiro Paulo: O Filme (Postman Pat: The Movie)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: Annika Bluhm, Nicole Dubuc, Kim Fuller
Género: Animação
Elenco de vozes: , ,
Na pacata vila de Valverde, o carteiro Paulo sempre foi uma presença fundamental. A sua entrega ao trabalho e a gentileza que foi espalhando em seu redor sempre foram motivo de alegria para todos os que com ele foram partilhando a sua vida. O que ninguém imaginava era que, para além da inegável vocação para carteiro, ele fosse dotado de uma belíssima voz. É para a mostrar ao mundo que ele decide inscrever-se no "Tu És o Tal", o mais famoso programa de talentos da televisão nacional. Apesar dos seus receios, a sua actuação conquista o coração dos jurados e de todos os que têm o privilégio de o ouvir. O problema surge quando, ao entrar para o programa e se lançar no sonho de se tornar uma estrela, alguém tem de tomar o seu lugar na entrega da correspondência dos habitantes de Valverde. É então que todos vão perceber o quanto a amabilidade de Paulo tinha impacto no seu dia-a-dia… Um filme de animação realizado por Mike Disa ("Capuchinho Vermelho - A Nova Aventura"), que adapta ao grande ecrã a célebre personagem criada por John Arthur Cunliffe, em 1981.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário