quarta-feira, 18 de maio de 2016

Estreias 19 Maio'16: Lobster, Song of the Sea, Aqui, em Lisboa; X-Men: Apocalypse, Cinzento e Negro, La corrispondenza, L'hermine, Criminal Activities, Braqueurs, Dino Time

Dia 19 de Maio pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  A Lagosta (The Lobster)
Ano: 2015
Neste mundo as regras são simples: nenhum adulto pode estar solteiro mais do que 45 dias. Assim, de cada vez que alguém perde um parceiro – seja por divórcio ou viuvez –, é levado para um hotel especial para que volte a encontrar um par. Caso não seja bem-sucedido, é transformado num animal previamente escolhido por si e levado para uma floresta. Depois de ser abandonado pela mulher, que o trocou por outro homem, David chega ao hotel com o seu irmão, recentemente transformado em cão. Quando percebe que não há maneira de achar quem se interesse por si e que em breve será transformado em lagosta (o animal que escolheu), decide escapar para a floresta, onde vai deparar-se com outros fora-da-lei que, tal como ele, continuam solteiros e que querem manter a sua identidade humana. Ali vai conhecer uma mulher especial que lhe mostrará o caminho do verdadeiro amor… Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Cinema de Cannes, "A Lagosta" marca a estreia em língua inglesa do realizador Yorgos Lanthimos, anteriormente distinguido pelo filme "Canino" (2009), vencedor do prémio Un Certain Regard no festival de Cannes e do Grande Prémio do Estoril Film Festival, e nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. O elenco internacional conta com os actores Colin Farrell, Rachel Weisz, John C. Reilly, Léa Seydoux, Jessica Barden, Olivia Colman, Angeliki Papoulia e Ashley Jensen, entre outros.

Outras sugestões:

A Canção do Mar (Song of the Sea)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Animação
Desde a trágica morte da sua mãe que Ben e Saoirse (vozes de David Rawle e Lucy O'Connell, respectivamente), de dez e seis anos, vivem num grande farol junto ao mar com o pai, um homem triste e amargurado. Um dia, Ben descobre que a irmã é uma fada que se pode transformar em foca e depois retornar à condição humana. E quando ela toca uma flauta feita de concha que pertencia à progenitora, consegue libertar seres mágicos presos numa terrível maldição. Agora, para que todas as criaturas encantadas possam recuperar os seus poderes e voltar a ser livres, os dois irmãos embarcam numa aventura onde terão de enfrentar os seus medos mais profundos… Inspirado em vários mitos do folclore irlandês, "A Canção do Mar" conta com a realização de Tomm Moore que, com este filme, se viu nomeado pela segunda vez para o Óscar de Melhor Filme de Animação, depois de o ter sido com "The Secret of Kells" (2009), a sua estreia em cinema.


Aqui, em Lisboa: Episódios da Vida de Uma Cidade
 (Aqui, em Lisboa: Episódios da Vida de Uma Cidade)

Ano: 2015
Em 2013, depois de dez anos a exibir e promover filmes, o festival IndieLisboa decidiu produzir uma obra. Convidou quatro realizadores a mostrarem Lisboa segundo as suas abordagens particulares: o canadiano Denis Côté, a chilena Dominga Sotomayor Castillo, o português Gabriel Abrantes e a francesa Marie Losier. O resultado é um filme que combina visões pessoais sobre a cidade, atravessando géneros e linguagens distintos. Em 2014, depois de dez anos a exibir e promover filmes, o festival IndieLisboa decide produzir uma obra. Para tal, convida quatro realizadores a mostrarem Lisboa segundo as suas abordagens particulares. São eles: o canadiano Denis Côté ("Les États Nordiques", "Carcasses", "Curling", "Bestiaire", "Vic e Flo Viram Um Urso"), a chilena Dominga Sotomayor Castillo (vencedora do Grande Prémio da Cidade de Lisboa, em 2012, com "De Quinta a Domingo"), o português Gabriel Abrantes ("A History of Mutual Respect", "Palácios de Pena", "Taprobana") e a francesa Marie Losier (vencedora do Grande Prémio da Cidade de Lisboa, em 2011, com "The Ballad of Genesis and Lady Jaye"). São quatro visões pessoais sobre a cidade que atravessam géneros e linguagens distintos, da ficção ao documentário, passando pelos universos da fábula ou da comédia absurda.
X-Men: Apocalipse (X-Men: Apocalypse)

Ano: 2016
No início dos tempos, Apocalipse, o primeiro e mais possante mutante a nascer, era adorado como uma divindade. Agora, ao despertar de um sono milenar, fica decepcionado ao perceber a desordem em que o planeta se transformou. Para alterar o curso das coisas, resolve exterminar a espécie humana e iniciar uma nova ordem universal dominada por si e pelos seus seguidores mais fiéis. Depois de assimilar os superpoderes de muitos outros mutantes, transforma-se num ser imortal e praticamente invencível. Com o destino do planeta nas suas mãos, Mística e o Professor X terão de liderar uma equipa de jovens aprendizes de X-Men para deter Apocalipse e, assim, salvar a Humanidade da total extinção. Nono capítulo da saga "X-Men", um filme de acção que conta com Bryan Singer novamente na realização e Simon Kinberg no argumento. Esta aventura continua a história da emblemática equipa de super-heróis mutantes da Marvel relatada no filme "X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido" (2014). James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Nicholas Hoult, Rose Byrne, Hugh Jackman e Lucas Till dão vida às mesmas personagens desse filme. A eles juntam-se os actores Oscar Isaac, Olivia Munn, Evan Peters, Kodi Smit-McPhee, Sophie Turner, Tye Sheridan, Alexandra Shipp, Josh Helman, Lana Condor e Ben Hardy, entre outros.

Cinzento e Negro  (Cinzento e Negro)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco:  , ,
Maria é traída por David, o marido, que rouba todo seu dinheiro e foge para ilha do Pico, nos Açores. Destroçada e com um enorme sentimento de humilhação, ela só anseia por vingança. É então que resolve contactar Lucas, um inspector de polícia, para encontrar pistas sobre o paradeiro do ex-companheiro. Porém, numa visita à ilha do Faial, Lucas apaixona-se por Marina, empregada no Peter Café Sport, situado no centro histórico da cidade da Horta. Este amor vai alterar o curso dos acontecimentos... Produzido pela Fado Filmes, um filme dramático sobre amor, traição e vingança que conta com Luis Filipe Rocha ("A Outra Margem", "Adeus, Pai") na realização e no argumento. Em competição na edição de 2015 no Festival Caminhos do Cinema Português, saiu vencedor em duas categorias: Melhor Actor (Filipe Duarte) e Melhor Banda Sonora Original (Mário Laginha). "Cinzento e Negro" foi ainda o filme vencedor do Festival de Cinema Figueira Filme Art, arrecadando os prémios de Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento (Luís Filipe Rocha), Melhor Actriz (Joana Bárcia) e Melhor Fotografia (André Szankowski). Marcou também presença no Festival dos Cinemas do Mundo de Montreal (Canadá) e na 39.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Brasil). O elenco conta com os desempenhos de Joana Bárcia, Miguel Borges, Filipe Duarte e Mónica Calle.

A Correspondência (La corrispondenza)
Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Amy Ryan é uma jovem universitária que trabalha como duplo de cinema e televisão. Já há vários anos que mantém uma relação secreta com o professor de astrofísica Ed Phoerum (Jeremy Irons), casado e muitos anos mais velho. Um dia, ele desaparece sem deixar rasto. Algum tempo depois, ela começa a receber mensagens suas em vários suportes: e-mail, SMS ou vídeos gravados em DVD e entregues pelo correio. Sem qualquer explicação sobre a localização dele, e determinada a perceber as suas motivações, Amy tenta descortinar os seus passos no labirinto de missivas que teimam em chegar... Uma história de amor que conta com banda sonora de Ennio Morricone e realização e argumento do italiano Giuseppe Tornatore ("Cinema Paraíso", "A Melhor Oferta”).

O Senhor Juiz (L'hermine)
Ano: 2015
Realização: 
Argumento
Género: Comédia, Crime
Elenco:  , ,
Michel Racine (Fabrice Luchini), um juiz com muitos anos de experiência, é conhecido pela honradez das suas decisões, mas também pela intransigência no que diz respeito à lei e ordem. Todos sabem que, com ele, nenhum criminoso apanha menos de dez anos de prisão. Quando, durante o julgamento de um caso de homicídio particularmente violento, Racine descobre o nome de uma antiga paixão (Sidse Babett Knudsen) na lista dos membros do júri, fica sem saber o que fazer. Anos antes, viveram uma intensa história de amor mas, devido a uma série de equívocos, perderam o rasto um do outro. Este reencontro vai mudar, em muito, a forma como ele olha o mundo… Com argumento e realização de Christian Vincent ("Quatro Estrelas", "Haute Cuisine - Os Sabores do Palácio"), o filme foi apresentado em competição no Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu os prémios de Melhor Argumento (Vincent) e Melhor Actor (Luchini).

Atividades Criminais (Criminal Activities)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller, Comédia, Acção
Elenco:  , , , ,
Zach, Noah, Warren e Bryce, amigos de longa data, decidem fazer um investimento que supostamente os tornará ricos. Infelizmente, depois de concretizado, o negócio falha. Eles vêem-se a braços com enormes preocupações pois, sem que soubessem, a maior parte do dinheiro investido veio de Eddie, o perigoso cabecilha de um "gang" de assaltantes conhecidos pela sua falta de misericórdia. Eddie, ao ver que as probabilidades de recuperar o dinheiro são praticamente nulas, aproveita-se da situação e faz-lhes uma proposta irrecusável: só têm de organizar o rapto de um determinado sujeito e mantê-lo sob custódia durante 24 horas. O que nenhum deles poderia supor era que a pessoa em questão fosse, nada mais, nada menos, do que o sobrinho de um poderosíssimo líder da máfia local – por sinal, o maior rival de Eddie. Involuntariamente envolvidos num mundo a que nunca imaginaram pertencer, os quatro amigos vão ter de fazer um curso intensivo de criminalidade. Isto, se quiserem sobreviver mais 24 horas… Um "thriller" de acção e comédia que marca a estreia na realização do actor Jackie Earle Haley. John Travolta, Michael Pitt, Dan Stevens, Christopher Abbott, Rob Brown e Edi Gathegi dão vida às personagens.

O Gang - Assalto Arriscado (Braqueurs)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: , Simon Moutairou 
Género: Drama, Thriler
Elenco:  , ,
Há algum tempo que Yanis, Eric, Nasser e Frank se unem em alguns dos mais arriscados assaltos ocorridos na cidade de Paris (França). Em paralelo à sua vida de crime, tentam gerir as suas famílias e os seus assuntos privados. Até agora, têm escapado às autoridades e resolvido (mais ou menos) bem as suas vidas pessoais. Um dia, Yanis percebe que o seu irmão mais novo se deixou envolver com um grupo rival, conhecido por ser particularmente violento. Para o salvar, Yanis e o seu grupo vêem-se coagidos a colaborar num golpe arriscado, que envolve o roubo de 80 quilos de heroína. É então que decidem arriscar tudo, executar o assalto e vender, eles próprios, a droga. Um filme de acção com realização e argumento de Julien Leclercq ("Chrysalis - Um Futuro Próximo", "Gibraltar").

Uma Aventura no Jurássico (Dino Time)
Ano: 2012
Género: Animação
Ernie, a sua irmã Julia e o seu melhor amigo Max nunca poderiam imaginar a aventura em que se iriam meter quando se lembraram de espreitar uma extraordinária invenção: uma máquina do tempo em forma de ovo gigante, capaz de viajar para qualquer data à escolha. Quando, a meio de uma tropelia, eles se vêem encurralados dentro da cápsula, são inesperadamente enviados para o Jurássico, milhões de anos antes da época em que vivem. No momento em que a porta se reabre, os três descobrem que estão precisamente no meio do ninho de uma doce e dedicada mãe tiranossauro. Se, a princípio, se sentem aterrorizados com a nova descoberta, os pequenos depressa compreendem que, afinal, o pobre animal os está a confundir com as suas próprias crias e que tudo fará para os manter a salvo. O grande problema será escaparem à duríssima vida no Jurássico, sempre a esbarrar com criaturas que os tomam por alimento. Antes de descobrirem um modo de regressar a casa, eles vão ter a oportunidade que sempre desejaram de aprender tudo sobre dinossauros e a época em que viveram... Um filme de animação para toda a família realizado por Yoon-suk Choi ("Dino Time") que, na versão original, conta com as vozes de Pamela Adlon, Melanie Griffith, Tara Strong, Yuri Lowenthal, Rob Schneider e Stephen Baldwin.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário