sexta-feira, 18 de maio de 2018

Passatempo Os Invisíveis


Têm havido filmes seminais acerca do Holocausto que parecem deixar pouca margem a voltar a abordar o tema.

No entanto há ainda elementos que são desconhecidos à maioria de nós e que precisam de ser registados para memória futura.

Os Invisíveis é um filme que faz precisamente isto, trazendo até ao público nacional uma outra corajosa forma que alguns judeus alemãos encontraram para sobreviver.




Baseado na história real de quatro jovens judeus que sobrevivem ao Terceiro Reich no meio de Berlim vivendo tão imprudentemente que se tornam "invisíveis"

Berlim, fevereiro de 1943: O regime NS declara a capital do Reich "livre de judeus". Neste momento, 7 mil judeus conseguiram entrar no subterrâneo. Quase 1700 sobrevivem ao terror da guerra em Berlim. Os Invisíveis, conta as histórias de quatro dessas testemunhas de sobreviventes que descrevem como foram as suas vidas como adolescentes e jovens adultos "sob as circunstâncias mais perigosas e com um futuro desconhecido".

Hanni Lévy, que acaba de completar 17 anos, perdeu os pais. Graças ao seu cabelo loiro, ela é praticamente invisível para os seus perseguidores, e passeia ao longo do Ku'damm para passar o tempo.

Cioma Schönhaus também foi para o subterrâneo e leva uma vida aventureira que consiste em comprar um veleiro, jantar nos melhores restaurantes de Berlim e tornar-se um falsificador de passaportes, através do qual ele salva a vida de dezenas de outros judeus.

E enquanto Eugen Friede se junta a um grupo da resistência que distribui panfletos contra o governo, Ruth Arndt e um amigo sonham com a vida na América durante o dia; à noite, ela finge ser uma viúva de guerra e serve comidas do mercado negro no apartamento de um oficial da NS.

As encenações dramáticas são complementadas com entrevistas impressionantes com as pessoas reais cujas vidas inspiraram este filme. Os dois elementos misturam-se num filme intenso e emocionalmente comovente do que realmente aconteceu há 70 anos.




O Split Screen e a Pris Audiovisuais têm para oferecer convites duplos para as sessões de antestreia de Os Invisíveis.

As sessões decorrem a 23 de Maio, pelas 21h30, nos cinemas NOS Alvaláxia e NOS GaiaShopping. Em jogo estão dez convites duplos para Lisboa e cinco para Gaia.

Para estarem habilitados a um dos convites terão de responder correctamente à questão abaixo e cumprir com os requisitos definidos no Regulamento.






Regulamento:

- O passatempo decorre até às 12:00 do dia 21 de Maio, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Cada uma das participações no passatempo deve conter dados únicos relativamente a todas as outras. No caso de se verificar utilização abusiva de dados, todas as participações em incumprimento serão excluídas do sorteio.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória disponível online.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- A morada usada para participação deve corresponder à morada de residência do participante. O Split Screen reserva-se o direito de exigir um comprovativo de morada aos vencedores para validar a entrega do prémio.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- O presente regulamento não substitui o conjunto de regras gerais definido para todos os passatempos do blogue, que deve ser consultado na secção "Termos e Condições" para qualquer dado omisso ou qualquer caso de dúvida.club

Sem comentários:

Enviar um comentário