sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Séries: Perto do fim ou acabadas?

O site TV by the numbers efectua semanalmente uma previsão do índice de renovação de cada série das estações americanas de canal aberto (NBC, FOX, CW, CBS e ABC). Esse índice é calculado dividindo o número de espectadores (entre os 18 e os 49 anos) da série pelo número médio de espectadores da estação televisiva na mesma faixa etária. Se a série mantiver um índice acima de 0,92 (indicando que está acima dos 92% do número médio de espectadores da estação) a renovação é quase garantida.

Assim sendo, o Split Screen Blog vai passar a fazer esta rúbrica apresentando os resultados em duas tabelas diferentes: as séries já com fim determinado e as séries que, durante esta semana, ficaram numa posição de risco de não serem renovadas.

Séries em risco de não serem renovadas


A estação CBS é a que tem mais séries em risco esta semana, sendo o destaque para The Unit, que viu o risco de cancelamento subir abruptamente esta semana.
Na NBC o destaque vai para Friday Night Lights, que vai na sua terceira temporada e foi bastante aclamada pelo público em geral ao longo destas, tendo atingido um grande nível de qualidade nos últimos episódios, segundo o TV.com.
Quanto à FOX, não há muito a dizer, pois já é quase assente que Terminator: Sarah Connor Chronicles será cancelado no fim desta temporada, embora a estação televisiva ainda não o tenha confirmado.
A CWPrivileged a chegar perto de um índice demasiado baixo. Será que a série vai ser cancelada na sua prmeira temporada ou poderão os seus fãs ficar descansados?
A aclamada Ugly Betty da estação ABC vê o seu índice descer perigosamente, embora ainda não demasiado longe dos números necessários. Contudo, a queda de popularidade denota-se também no facto de dois dos últimos episódios nem sequer terem sido classificados no TV.com.


Séries já com fim determinado


A galardoada série E.R. enfrenta a sua última temporada de cabeça erguida, conseguindo uns impressionantes 1,21 de índice mesmo após 15 temporadas.
O mesmo não se pode dizer da segunda temporada de Lipstick Jungle, que após duas meras temporadas foi cancelada, não conseguindo seguir as pisadas de Sex and the City, da mesma autora.
A ABC optou por cancelar diversas séries, entre elas Pushing Daisies, Eli Stone e Boston Legal. Veremos o que tem a apresentar na próxima temporada.

2 comentários:

  1. Tive pena que Boston Legal acabasse já. Era uma das minhas favoritas. De resto, mal conheço ou pouca importância dou (Prison Break, que arrasta-se penosamente, por exemplo).

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Só queria emendar uma coisa nas tabelas. Já está confirmado tanto por Bill Lawrence (produtor) como por Zach Braff que SCRUBS está neste momento a viver a última temporada, para enorme pena minha, pois é a minha serie preferida de sempre!

    Parabéns também pela iniciativa do blog, que até agora, está bastante interessante!


    IrmandadeDoUrso.blogspot.com

    ResponderEliminar