sexta-feira, 8 de maio de 2009

DVD: Saw 4 - A Revelação, por Tiago Ramos



Título Original: Saw IV (2007)
Realização: Darren Lynn Bousman
Argumento: Patrick Melton e Marcus Dunstan
Elenco: Tobin Bell, Lyriq Bent e Costas Mandylor

Poucas ou nenhumas são as sequelas de filmes que superam o original e este Saw IV não foge à excepção. Depois de tudo aquilo que nos foi apresentado no primeiro filme da saga, a fasquia ficou inalcançável.



Saw IV
pouco nos apresenta de novo. O sadismo latente, o jogo psicológico entre a vítima e o espectador, os quebra-cabeças e os mecanismos de tortura excêntricas mantêm-se os mesmos. Contudo, esta sequela apresenta-nos também o lado legítimo de Jigsaw, o motivo dos seus jogos e as razões intrínsecas por detrás de todo o argumento dos filmes anteriores. Toda a acção do filme é entrecruzada com base em flashbacks que visam o passado de Jigsaw e o aparecimento de outras personagens. Todavia, a nova abordagem, do lado mais humano de Jigsaw, consegue dar uma novo fôlego ao argumento, prejudicando, contudo, a continuação da saga.

De facto, este filme não conseguiu ser tão gore, como os anteriores. Há algo que falta, sem perceber o quê. Ou talvez seja o facto de o espectador já estar tão habituado ao horror comum dos filmes Saw que sentem uma necessidade crescente em termos de cenas de sangue, cujo argumento actual não consegue superar.

Tirando isso, podemos elogiar a excelente interpretação de Tobin Bell, que continua a dar cartas (mais uma vez), com a sua postura séria e impenetrável, mas ao mesmo tempo com uma actuação enigmática, que tanto nos leva a temê-lo, como a compreendê-lo.

A parte final do filme leva-nos a temer a continuação da saga, pelo menos ao nível da qualidade que nos habituou. Neste filme, a trama segue uma narrativa linear, que culmina numa conclusão demasiado objectiva e explícita: a revelação directa do novo discípulo de Jigsaw.

Longe de ser uma obra-prima do cinema, levando em conta os limites que a ocasião obriga não tem um argumento assim tão mau. E conseguiram o impensável: continuar a saga de Jigsaw, sem o mesmo e sem contudo se notar a sua ausência.

Classificação:

Leia também: Saw 5 - A Sucessão

Extras:



  • Selecção por Capítulos
  • Trailers


Classificação dos Extras:


2 comentários:

  1. Ainda só vi os dois primeiros. Interessantes qb. Os calhaus é que parece que apareceram a seguir... :)

    ResponderEliminar
  2. Red Dust,
    Os primeiros dois são bons. A partir do terceiro a coisa descambou...

    ResponderEliminar