quarta-feira, 6 de maio de 2009

Estreias de 07 Maio'09: Star Trek, Cidade dos Homens, Tyson, As Operações SAAL e A Zona

A partir de amanhã, dia 07 de Maio, nas salas de cinema do país, pode contar com as seguintes estreias:

Destaques:
Star Trek (Star Trek)
Ano: 2009
Realização: J.J. Abrams
Género: Ficção Científica
Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Leonard Nimoy, Eric Bana, Simon Pegg e Winona Ryder

A mítica tripulação de Star Trek regressa num filme que mostra o encontro dos seus vários tripulantes e a sua primeira viagem a bordo da Entreprise, a nave mais sofisticada do mundo. Quando uma força diabólica ameaça toda a humanidade, a missão de a travar é entregue à jovem tripulação da USS Enterprise, entre a qual o jovem inconsequente James Kirk, sedento de aventura, e Spock, um vulcano que baseia toda a sua existência na lógica, rejeitando qualquer tipo de emoção. Porém, ao contrário de todos os prognósticos, o instinto fogoso de Kirk aliado à razão pura de Spock permite-lhes criar uma forte, apesar de improvável, aliança que conduzirá a Entreprise a sítios onde nenhum homem ousou antes ir.


Outras sugestões:

Cidade dos Homens (Cidade dos Homens)
Ano: 2007
Realização: Paulo Morelli
Género: Drama

Laranjinha e Acerola cresceram juntos no Morro da Sinuca, no Rio de Janeiro, e são amigos. Estão quase a fazer 18 anos e, com a chegada à vida adulta, chegam também outras responsabilidades e desafios. Com um filho de dois anos, Acerola sente que perdeu a sua liberdade e acha que a paternidade é um fardo demasiado pesado para si. Tem saudades da sua vida inconsequente e por isso resolve dar um novo ânimo à sua vida amorosa. Já Laranjinha sofre precisamente por nunca ter conhecido o pai e resolve tentar encontrá-lo. Mas, enquanto Laranjinha e Acerola tentam cumprir os seus sonhos, uma guerra entre traficantes de droga e bandos locais explode no morro, o que dificulta os seus planos. "Cidade dos Homens" é um filme a partir da série que Fernando Meirelles, o realizador que assinou um dos maiores sucessos do cinema brasileiro contemporâneo, "Cidade de Deus", criou com Katia Lund para a televisão brasileira. Os dois protagonistas do filme eram já actores na série e também participaram (com outras personagens) na rodagem do filme de Meirelles.


Tyson (Tyson)
Ano: 2008
Realização: James Toback
Argumento: James Toback
Género: Documentário
Elenco: Mike Tyson, Trevor Berbick, William Cayton e Don King

Sombrio, íntimo, violento, cómico, absurdo, erótico, ferido, trágico e humano: o filme acompanha Tyson desde as suas memórias mais remotas até aos dilemas do presente, e tentando percebê-lo não só como indivíduo – lendário e controverso como poucos, ícone do pugilismo internacional, mas também como uma figura complexa que reúne em si questões como raça e classe. Em mais de uma hora de imagens originais estruturadas em torno de imagens de arquivo ilustrativas, entrevistas e fotografias.


As Operações SAAL (As Operações SAAL)

Ano: 2007
Realização: João Dias
Género: Documentário

As Operações SAAL é o mais completo, abrangente e emocionalmente rico documento, de um período crítico do Pais e da sua história recente. Em 1974/75, um projecto de habitação envolveu arquitectos e população numa iniciativa única e revolucionária. Os pobres conquistavam casas, que eles próprios construíam, e a arquitectura portuguesa dava um passo ímpar na sua afirmação dentro e fora de portas. Trinta anos depois, as memórias filmadas dos actores destes processos ajudam a entender as repercussões sociais e culturais das Operações SAAL, ao mesmo tempo que um extenso acervo documental inédito ajudará a reflectir sobre os caminhos que a arquitectura e o urbanismo têm percorrido desde essa altura.


A Zona (A Zona)
Ano: 2008
Realização: Sandro Aguilar
Argumento: Sandro Aguilar
Género: Drama

A perda, o vazio que fica quando alguém morre, o corpo anestesiado pela dor. Os objectos, as memórias e as possibilidades interrompidas, um território de fantasmas mas que também pode ser imensamente libertador. Um filme que rejeita a narrativa tradicional e constrói-se a partir de "imagens, sons e sensações", como descreve o realizador Sandro Aguilar, que se estreia com "A Zona" nas longas-metragens.

Sem comentários:

Enviar um comentário