domingo, 20 de setembro de 2009

A DVDteca Ideal :: As Escolhas de Rui Francisco Pereira [Cinemajb]



Rui Francisco Pereira, cujo blogue Cinemajb faz hoje um ano de existência é o convidado do Split Screen. Saiba quais são, segundo ele, os DVDs que não devem faltar na colecção de um bom cinéfilo.

1. Pulp Fiction
Quem segue o meu estaminé há algum tempo, não ficará certamente surpreendido com este primeiro lugar. O filme que me define. O filme que me alterou por completo. Tarantino é um génio e, este, é o melhor filme de sempre. O filme da minha vida!





2. A Lista de Schindler
Não existe, até hoje, um filme tecnicamente tão excelso como esta obra-prima do mestre Spielberg. Tudo é (literalmente) perfeito. E o resultado é de um primor inalcancável.






3. Blade Runner
Blade Runner é sinónimo de futuro e de mudança. Ainda está para vir o realizador que consiga ser tão visionário quanto Ridley Scott o foi aqui.






4. O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel
O conceito de aventura foi para sempre redefinido. A Irmandade do Anel é um livro aberto e, não, não me estou a referir à obra escrita por Tolkien, mas à realizada por Peter Jackson. Só foi pena a coisa ter descambado um pouco nos filmes seguintes.




5. Seven - 7 Pecados Mortais
A verdade nua e crua. Um filme cuja abordagem directa e sem receios lhe garante o título de obra-prima.






6. Gangs de Nova Iorque
Para provar que o amor (pela família e não só) não precisa de ser lamechas. Daniel Day-Lewis tem, possivelmente, a melhor interpretação que já vi.






7. O Sexto Sentido
Como é possível que alguém tão jovem(e novato) possa ter elaborado tamanho pedaço de arte? A intensidade de “O Sexto Sentido” é apenas superada pelo talento de Haley Joel Osment.





8. Parque Jurássico
A forma como “Parque Jurássico” consegue entreter tão, mas tão bem e manter os seus elevados padrões de qualidade será sempre um mistério. “Parque Jurássico” é entretenimento por excelência.






9. O Rei Leão
Melhor do que 80% dos filmes com actores de carne e osso que já vi. O único que quase me fez chorar, e já não era nenhuma criança.







10. A Vida de Brian
As comédias também são obras-primas, e esta fita foi a Mona Lisa dos Monthy Piton.







Menções Honrosas
Gostaria ainda de referir algumas fitas que (por uma razão ou outra) não chegaram aqui:

P.S. - Tenho maior preferência por outras fitas não mencionadas aqui, mas penso que o principal objectivo de uma DVDteca deve ser a diversificação, que foi o que aqui tentei fazer.

14 comentários:

  1. Muito obrigado pelo convite!

    Foi um prazer e, devo dizer, que a tarefa acabou por se revelar bem mais difíci do que eu esperava:p

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Jackie Brown,
    Não tens que agradecer, o prazer foi nosso. De qualquer forma, não me canso de dizer que vocês têm realmente uma tarefa muito difícil. Eu próprio não sei se era capaz.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma óptima lista. Jamais escolheria PULP FICTION ou PARQUE JURÁSSICO, mas de resto, grande lista mesmo. Só não concordo também quando se fala que a trilogia de Jackson descamba, na minha opinião isso não aconteceu.
    BLADE RUNNER, O SEXTO SENTIDO, O REI LEÃO... enfim. Títulos essenciais.

    P.S. - Alguém sabe para quando está previsto um novo lançamento em DVD de O REI LEÃO?

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  4. A única falha é não aparecer o Fight Club aí :P

    De resto gostei bastante das escolhas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais, estou a tomar a liberdade de responder, espero que não haja problema, Tiago;)

    Queria só agradecer a ambos, e dizer que previ(juro:P) as reacções de ambos.

    E, Filipe Assis, eis uma questão que também me incomoda muito. Andei atrás dele no Natal passado, mas a busca foi em vão..

    Abraços aos três!

    ResponderEliminar
  6. Interessante lista. Não é surpreendente, mas interessante.

    ResponderEliminar
  7. Boa lista, JB.
    Só não sei o que Gangues de NY faz aí, muito menos a menção para Efeito Borboleta.
    Também não acho que a trilogia dos anéis tenha descambado. Acho toda ela maravilhosa.
    No mais, os outros todos filmes são ótimos!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Como devem saber os títulos da Disney em DVD aparecem no mercado durante cerca de 3 anos, sendo depois retirados durante 9 anos.
    Ainda não acabou o período para o filme ser re-lançado.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Mais uma vez obrigado. Em relação ao Efeito Borboleta, até percebo que possa ser discutivel. Agora o GNY não dá hipotese;)

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Roberto F. A. Simões,
    Também nunca escolheria esses que referiste: Pulp Fiction ou Parque Jurássico. Quanto ao Rei Leão pensava que ainda se podia encontrar à venda, porque me lembro de reparar em qualquer coisa no MediaMarkt.

    Fifeco,
    Mesmo assim não sei se fosse eu a fazer a tabela se incluiria Fight Club. Tenho de voltar a revê-lo...

    Jackie Brown,
    Somos assim tão previsíveis? :P

    Victor Afonso,
    É uma lista segura. Apesar de ter alguns que não vi e que talvez não recomendasse, mas é bastante compreensível.

    ResponderEliminar
  11. O único apontamento que tenho a estas listas - e é uma consequência pessoal de como encaro o cinema - é que todas elas têm reduzido a cinefilia a "meia dúzia de anos".

    Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Estas listas são sempre respeitaveis, e são reflexo de uma opinião pessoal...

    No entanto esta lista têm alguns titulos surpreendentes, muito surpreendentes mesmo!!

    ResponderEliminar
  13. Gostei bastante das escolhas, bons filmes

    ResponderEliminar
  14. Gostei bastante das escolhas, bons filmes

    ResponderEliminar