segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

The Departed - Entre Inimigos, por Tiago Ramos


Alinhar ao centro
Título original: The Departed (2006)
Realização: Martin Scorsese
Argumento: William Monahan e Alan Mak
Elenco: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg e Vera Farmiga

Com The Departed - Entre Inimigos, Martin Scorsese veio mostrar que afinal, nem sempre os remakes são sinónimo de fraca qualidade. Remake de trilogia Infernal Affairs, foge do conforto da sua cidade Nova Iorque e utiliza Boston como o plano de fundo para a acção de The Departed.



Aqui constata-se, dada a crueldade das imagens e o toque subtil do realizador, uma história que poderia ter sido banal, mas que acaba elevada a algo superior. De certo modo, é um exercício de estilo agradavelmente bem filmado, que não se coíbe de levar o espectador para o centro de um mundo dúbio e violento, onde a hipocrisia e a violência reinam e onde nada é o que parece. Martin Scorsese retrata aqui com a dureza necessária uma América real e contraditória, onde acabamos no seio da corrupção da Máfia e da Polícia. Pólos distintos, mas unidos por tal imoralidade, onde se vive um contínuo jogo do gato e do rato.

Na verdade, a qualidade do filme reside na dualidade das personagens, infiltradas nos dois lados da acção - como aliás, na tradução portuguesa do título, o sufixo Entre Inimigos denuncia. É um universo obsessivo, onde o Bem e o Mal se diluem, não se conseguindo distinguir. Jack Nicholson tem um dos seus melhores papéis dos últimos anos, precisamente no papel de um líder da Máfia quase à beira da loucura, mas o grande destaque vai para Leonardo DiCaprio e Matt Damon. Ambos vivem um jogo de espelhos, o reverso das medalhas. Ambos são heróis à sua maneira, agindo sob a influência de uma mesma figura - quase paternal - tendo como consequência um natural exercício de actividades violentas e cruéis. Também Vera Farmiga é outra das grandes surpresas do elenco, acabando por se destacar como revelação cujo talento acabou por ser confirmado a posteriori.



Na verdade, ao contrário do que poderíamos supor, o factor humano é muito mais importante que o factor acção em The Departed. Essa questão humana é genialmente contrabalançada pela fotografia sublime e geralmente fria que Michael Ballhaus (Gangs of New York) nos entrega, bem como pela montagem de Thelma Schoonmaker (The Aviator) ou até a banda sonora de Howard Shore (The Aviator).

The Departed - Entre Inimigos é claramente cinema de Martin Scorsese. Não é o melhor dos seus trabalhos e peca devido à sua excessiva duração, mas é uma obra de talento inegável e que finalmente fez com que o cineasta fosse homenageado pela Academia. Foi um ajuste de contas para com alguém que estava a ser, obviamente, injustiçado. A paixão pelo Cinema efectivamente respira-se aqui.

Classificação:





4 comentários:

  1. É exactamente isso que disseste: Sublime no storytelling e brilhante nas interpretações, «The Departed - Entre Inimigos» é o perfeito exemplo de como é possível fazer entretenimento de excelência com profundo sentido estético, a partir de uma história policial que à partida muito teria de vulgar. O factor Scorsese faz toda a diferença.

    5*

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  2. Scorsese tem aqui uma obra de excelência(ou perto dela), concordo com a tua pontuação pois o filme é dotado de uma história policial bastante vulgar que de repente reflecte-se como algo bastante mais complexo e estrondoso...
    O final é excelente e foi desta que Scorsese, finalmente, teve o seu merecido óscar...

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Roberto F. A. Simões,
    É incrível como a história é perfeitamente banal, mas realmente o modo como Scorsese o realizou, juntamente com todo o elenco criou um filme muito interessante.

    Nekas,
    A verdade é que, até há bem pouco tempo, não achava o filme nada de especial. Foi preciso revê-lo para conseguir admirá-lo como deve ser.

    ResponderEliminar
  4. Roberto F. A. Simões,
    É incrível como a história é perfeitamente banal, mas realmente o modo como Scorsese o realizou, juntamente com todo o elenco criou um filme muito interessante.

    Nekas,
    A verdade é que, até há bem pouco tempo, não achava o filme nada de especial. Foi preciso revê-lo para conseguir admirá-lo como deve ser.

    ResponderEliminar