segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

LOST countdown [dia 1] – The Incident

Na véspera da estreia da última temporada de LOST, recapitulamos os principais eventos do último episódio da temporada anterior. Neste episódio fantástico, tudo o que conhecemos na série é posto em causa, com duas histórias paralelas que acabam em cliffhanger, deixando-nos em suspenso até ao regresso da série.

Devido à quantidade de informação que este episódio nos trouxe, este post será dividido em três partes, dedicadas aos flashbacks e às histórias passadas em 2007 e 1977, respectivamente.

Flashbacks

Século XIX, Jacob e o seu adversário observam a chegada do Black Rock enquanto discutem os seus pontos de vista em relação à humanidade.

O discurso tem um impacto dramático. Durante a primeira temporada, os espectadores questionavam-se se aquele grupo de personagens, cujas vidas pareciam estranhamente ligadas, teria ido parar à Ilha por casualidade, destino, ou manipulação de alguém. A conversa entre Jacob e o adversário parece indicar que o primeiro é, de algum modo, responsável por trazer as pessoas para a Ilha. Ao longo do episódio, vamos descobrindo a forma como Jacob visitou alguns dos personagens, influenciando-os com o seu toque.

Kate é visitada durante a infância, quando tenta roubar uma caixa dos New Kids on the Block, a time capsule que muitos anos mais tarde irá desenterrar juntamente com o seu melhor amigo. Jacob oferece-lhe a caixa, despedindo-se com um suave toque no nariz: "Be good, Katie". Já James (Sawyer) recebe a sua visita durante o funeral do próprio pai. Jacob oferece-lhe a caneta com que irá escrever a carta para o Sawyer, vigarista responsável pela morte do pai.

Sun e Jin são visitados no dia do próprio casamento. Tocando suavemente no braço de cada um, como que aproximando-os, Jacob diz em coreano que o amor deles é muito especial e nunca o devem tomar por garantido. Já Jack encontra Jacob no dia da sua primeira operação, momento que marcou a sua vida e mais tarde acabou por partilhar com a Kate no dia em que chegam à Ilha.

No dia em que Locke é atirado pelo seu próprio pai de uma janela 8 pisos acima do chão, descobrimos que Jacob aguardava calmamente o acontecimento. Com um toque no ombro, Jacob traz Locke à vida, pedindo-lhe desculpa por tudo o que lhe aconteceu.

Saído da ilha, Sayid recebe um encontro infeliz com Jacob, que lhe toca no ombro e pede indicações na rua, segundos antes do atropelamento de Nadia. Mais tarde, será Ilana a levar o Sayid para a Ilha no voo Ajira 316. Mas Hurley, que se recusa a regressar, é visitado por Jacob ao sair da prisão. Jacob convence-o a regressar, dizendo que tem um dom especial, e oferece-lhe ainda uma guitarra. Terá Jacob trazido a guitarra do Charlie para o Hurley?

Todas as visitas de Jacob correspondem a momentos importantes na vida dos personagens. Em todos os casos, Jacob toca-lhes. Em muitos deles, oferece também algum objecto.

Mas quando visita Ilana, não só Jacob usa luvas pretas, mas também é ele a pedir-lhe ajuda. Tendo em conta que ela está numa cama de hospital coberta de ligaduras, parece-nos algo um pouco exigente, mas Ilana aceita sem questionar.

2007

Já na Ilha, o grupo de Ilana transporta uma caixa misteriosa enquanto se dirige à cabana onde Ben e Locke acreditavam encontrar o Jacob. No entanto, o círculo de cinza que a rodeia foi quebrado e quem procuravam na cabana já tinha abandonado o local. Ilana decide assim dirigir-se para a estátua com Lapidus.

Entretanto, Locke lidera uma expedição à estátua com os Others. Pelo caminho, encontram o velho acampamento dos sobreviventes do Oceanic 815. Sun relembra o passado junto ao berço do Aaron e, nesse momento, encontra o anel do Charlie onde a Claire o tinha esquecido.

Chegados à estátua, Locke leva o Ben a cumprir a sua missão de matar o Jacob. Curiosamente, Jacob não oferece qualquer tipo de resistência, como se aguardasse este momento. Nas suas últimas palavras, diz ao Locke que "eles" estão a chegar. Locke empurra-o para as chamas. No exterior, o grupo de Ilana parece ter chegado tarde demais.

O conteúdo da caixa transportada por Ilana é revelado: o corpo do Locke, inanimado. Richard revela que o que vive na sombra da estátua é aquele que os irá salvar, mas o plano de "Locke" parece ter sido cumprido. Ilana garante que o Lapidus é um excelente candidato (mas nunca diz para quê) e Jacob tinha avisado que "eles" estão a chegar. Mas referia-se ele ao grupo da Ilana, ou outro grupo de pessoas?

1977

Sawyer, Juliet e Kate encontram a Rose e o Bernard, que estão a tomar conta do Vincent. Descobrem que estes conseguiram uma vida pacífica na Ilha, longe de confusões e sem preocupações. A ideia de que Jack tenha uma bomba e queira eliminar o seu passado é-lhes indiferente: não se importam de morrer, desde que morram juntos.

Jack transporta a bomba para o local de construção da Swan. Pelo caminho, Sayid foi alvejado e corre perigo de vida mas, se o plano resultar, morrer ou não será indiferente. Radzinsky insiste com as perfurações e só através do uso da força o Jack se consegue aproximar coma bomba do local onde a energia electromagnética será libertada. O problema? A bomba cai, mas nada acontece. Eis que começa a libertação da energia que está concentrada naquele local.

Todos os objectos metálicos são puxados intensamente para o buraco escavado pela Dharma. Phil morre impalado, o Dr. Chang fica com um braço esmagado (explicando assim o braço artificial que usa no vídeo de Orientação da Swan) e Radzinsky escapa ileso. Juliet, no entanto, não escapa à tragédia e vê-se puxada por correntes para o interior do buraco. Sawyer e Kate não são capazes de a segurar e tudo parece perdido: o plano falhou.

Juliet recupera os sentidos. Está gravemente ferida mas, com as suas últimas forças, bate insistentemente com uma pedra na bomba que se encontra a seu lado. Ouve-se uma explosão. O ecrã fica em branco. "LOST" aparece no ecrã a letras pretas, invertendo o habitual da série. E agora? Irá o voo Oceanic 815 aterrar com sucesso em LAX, anulando o passado dos personagens cuja evolução observamos ao longo dos últimos 5 anos?

1 comentário:

  1. Resumo muito bom do episódio, havia coisas das quais já não me lembrava! Cada vez mais ansiosa com o início da derradeira season...e ao mesmo tempo já nostálgica por acabar! Espero mais posts entretanto :)

    ResponderEliminar