quarta-feira, 14 de abril de 2010

Um Homem Sério, por Tiago Ramos



Título original: A Serious Man (2009)
Realização: Ethan Coen e Joel Coen
Argumento: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Michael Stuhlbarg, Richard Kind, Fred Melamed e Sari Lennick

Há cineastas que ganham estatuto e após essa atribuição quase espontânea, a verdade é que é difícil tirar-lhes mérito em qualquer produção que nos tragam. É o caso dos irmãos Coen, que depois de filmes como Fargo (1996), O Brother, Where Art Thou? (2000) e No Country for Old Men (2007), por mais que desiludam ou fiquem aquém das expectativas têm sempre uma hoste de fãs e críticos do seu lado. Foi o caso em 2008 de Burn After Reading e este ano com A Serious Man.



É o desejado regresso às comédias negras, cheio de apontamentos absolutamente geniais, numa espécie de fábula moral, inspirado em acontecimentos bíblicos. O protagonista é um homem judeu, com uma vida aparentemente bem-sucedida e medianamente feliz, mas cujo mundo começa a ruir subitamente. Esta premissa dá origem a uma satírica viagem ao universo judaico-americano dos anos 60. E se todos os elementos de tragicomédia estão presentes e dão origem a cenas memoráveis – veja-se a cena do bar mitzvah ou a cena inicial do walkman apreendido – a verdade é que falta a Um Homem Sério algo que lhe permita ganhar um sentido na cabeça do espectador.

Perdendo um ritmo mais corporal e rumando a um domínio espiritual que, de facto, dá origem a situações bizarras e hilariantes na sua serenidade, Um Homem Sério prima pela qualidade técnica e trabalho de realização. Aliás, este é um dos trabalhos recentes de Joel e Ethan Coen cuja realização mais nos fascina, pelo uso inteligente da câmara e que confirma a maturidade do trabalho dos cineastas. No domínio técnico, a fotografia de Roger Deakins (Revolutionary Road) é o mais deslumbrante de todo o filme, com planos belos, cores intensas e tons ocres que resultam bastante bem. Ou ainda nos podemos referir à excelente banda sonora da autoria de Carter Burwell, que tal como Roger Deakins, já trabalhou várias vezes com os irmãos Coen.



Já quanto às interpretações, a grande surpresa vem do protagonista Michael Stuhlbarg, praticamente desconhecido do grande público, mas que traz uma lição de profissionalismo a muitos actores de currículo invejável. O seu Lawrence Larry Gopnik integra de imediato a lista das melhores personagens do bizarro universo dos Coen. Um homem desesperado e intrigado perante as injustiças da vida e à semelhança do personagem bíblico Jó, tenta suportar todo o rol de desgraças que se lhe abatem repentinamente. A par da sequência inicial que reconstitui uma história do folclore judaico é este actor que traz das melhores cenas do filme.

E na verdade, é com a excelência técnica e o desempenho de Michael Stuhlbarg que o filme se destaca. Porque na componente narrativa, Um Homem Sério acaba por ser apenas um desfile de situações e personagens caricatas e bizarras, satírico e simbólico, mas que se perde precisamente na indefinição do seu objectivo. O espectador chega ao fim com a sensação que assistiu a um bom filme, mas que no fim de contas é um exercício de estilo meramente oco, um show de bizarrias, uma sátira a algo que parece definido, mas que no fim de contas é tão incerto, sem qualquer propósito. Um Homem Sério segue a linha do humor negro dos Coen, mas perde-se demasiado na arrogância e no estatuto que adquiriram ao longo dos anos.



Classificação:

3 comentários:

  1. A mim desiludiu-me, mas pode ser que gostes. :)

    ResponderEliminar
  2. Não é o melhor dos irmãos Coen, mas pronto.
    Em relação ao humor negro, concordo...

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderEliminar
  3. Grande revisão Boardwalk Empire com Michael S. Stuhlbarg não poderia concordar mais. É uma obra-prima na fabricação.

    ResponderEliminar