segunda-feira, 4 de outubro de 2010

La Caja - Quatro mulheres e um morto, por Carlos Antunes


Título original: La Caja
Realização: Juan Carlos Falcón
Argumento: Juan Carlos Falcón
Elenco: Ángela Molina, Elvira Mínguez, Antonia San Juan e María Galiana
Editora: Clap Filmes

Um homem morre e a sua aldeia suspira de alívio, sinal evidente do poder de uma personagem que nem sequer tem direito a "fazer parte" do filme.
Um homem morre e a sua viúva desaparece, deixa o corpo ao cuidado de uma vizinha e desaparece durante quase dois dias.
Um homem morre e o seu corpo é vilipendiado de formas tão chocantes quanto cómicas.


Este homem que morreu era a memória dos resultados de um regime odioso, mas não é a sua morte que os liberta.
São as várias pequenas vinganças que se seguem que permitem que cada um dos que por lá passa como catárse para com o passado.
Há momentos que, de tão abjectos para com um morto, são extraordinários momentos de comédia, arriscados pelo seu conteúdo, mas certeiros pelo seu método.
Porque são essas vinganças que revelam o que Don Lucio era e fez, são essas vinganças que demonstram até que ponto o regime deixou marcas mesmo nos recantos mais esquecidos de Espanha.
A subtileza do filme está toda em se centrar nas pessoas que restam e nos seus pequenos dramas, deles permitindo retirar um retrato mais lato.


O realizador tem méritos ao controlar o tom do seu filme, ao dar às suas personagens tempo para revelarem ao público, subrepticiamente, as maleitas que aquele homem lhes deixou.
As personagens justificam-se, desculpam-se perante o público, sem se desmoronarem.
Não há maldade que não possa ser vista como inescapável naquele momento, nem mesmo a falta da viúva ao enterro choca pois na morte já não deve haver hipótese daquele homem continuar a mantê-la cativa.
E que personagen! Representadas por um elenco fantástico, quatro actrizes a operarem no topo do seu talento.


Claro que a caixa do título é muito mais do que o caixão. A caixa é representante de todas as caixas acumuladas ao longo da vida de Don Lucio e que todos buscam sem encontrar.
Essas caixas que sabemos que se relacionam, não precisavam daquele final demonstrativo.
A realidade daquela última caixa tinha ficado bem entendida ao longo do filme muitas vezes delicioso.




EXTRAS

Making Of - Não muito extenso mas bem planeado, é um acompanhamento meritório e que se nota ter sido bem executado.



Sem comentários:

Enviar um comentário