quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Estreias 25 Novembro'10: The American, Machete, Le concert, The World is Big and Salvation Lurks Around the Coner, Unstoppable e L'immortel

Amanhã, dia 25 de Novembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

O Americano (The American)

Ano: 2010
Realização: Anton Corbijn
Argumento: Rowan Joffe e Martin Booth
Género: Drama, Thriller
Elenco: George Clooney, Paolo Bonacelli e Violante Placido
Jack (George Clooney) é um exímio fabricante de armas artesanais, feitas por encomenda. Quando uma missão corre mal e lhe custa a vida da mulher amada, decide mudar de rumo. Mas, para que isso se torne possível, ele terá de completar uma última missão que presume a criação de uma nova arma para uma mulher misteriosa. Durante a sua estada numa pequena cidade em Itália, aquele homem solitário, e aparentemente inofensivo, acaba por criar laços com um padre (Paolo Bonacelli), com quem troca confidências, e Clara (Violante Placido), uma prostituta a quem se liga emocionalmente. Mas, Jack percebe que o seu vínculo ao mundo do crime tem um preço e que, mesmo que se sinta moralmente alterado, dificilmente escapará incólume ao seu passado. Três anos depois do sucesso de "Control" - sobre a história de Ian Curtis, líder e vocalista dos míticos Joy Division -, o fotógrafo Anton Corbijn regressa à realização com a adaptação da obra "A Very Private Gentlemnan", de Martin Booth.

Outras sugestões:

Machete (Machete)

Ano: 2010
Depois de perder a família num sangrento ajuste de contas com Torrez (Steven Seagal), o mais perigoso traficante de drogas de todo o México, Machete (Danny Trejo), ex-agente federal mexicano, parte para o Texas, numa tentativa de deixar o passado para trás e começar uma nova vida. Já nos EUA, sem compreender o alcance do que lhe é pedido, Machete aceita uma proposta de Benz (Jeff Fahey) para assassinar o senador McLaughlin (Robert De Niro), que ele crê ter ligações ao tráfico de emigrantes. Porém, percebendo que tudo não passa de uma maneira de o incriminar, falta ao acordo tornando-se num alvo a abater. Assim, numa tentativa de limpar o seu nome, o ex-agente concentra todas as energias num esforço de vingança contra os que o traíram. Para isso contará ainda com a ajuda de Luz (Michelle Rodriguez) e de Padre (Cheech Marin), um sacerdote ágil no manejo de armas, com quem aprenderá o significado de redenção. Co-escrito e realizado pelo actor Ethan Maniquis e Robert Rodriguez ("Sin City - A Cidade do Pecado", "Grindhouse", "Planeta Terror"), conta ainda com a participação de Lindsay Lohan, Jessica Alba, Don Johnson e Michelle Rodriguez.


O Concerto (Le concert)

Ano: 2009
Realização: Radu Mihaileanu
Argumento: Radu Mihaileanu, Matthew Robbins e Alain-Michel Blanc
Durante década de 70, nos anos de governação de Leonid Brejnev (1906-1982), Andrei Filipov (Aleksey Guskov) foi o grande maestro da União Soviética e dirigiu a famosa Orquestra do Teatro Bolshoi. Mas, depois de se recusar a deixar os seus músicos por questões raciais, foi demitido, assim como praticamente todos os músicos. Três décadas mais tarde, ele ainda trabalha no Teatro, mas como empregado de limpeza. Uma noite, durante as suas rotinas, Andrei encontra no fax um convite do director do Théâtre du Châtelet, para uma tournée em Paris e tem uma ideia perfeitamente louca: reunir os seus velhos músicos judeus e, representando a Orquestra do Teatro Bolshoi, levá-los à capital francesa. Assim surge a grande oportunidade de fazê-los regressar aos palcos e saborear a vingança...


O Mundo é Grande e a Salvação Espreita ao virar da Esquina
(
Svetat e golyam i spasenie debne otvsyakade)

Ano: 2008
Num acidente de viação, Sashko perde os pais e a memória. Sem se recordar sequer do seu próprio nome, o jovem vai ter a ajuda do avô que o leva numa grande viagem pela Europa... de bicicleta. Pelo caminho, as recordações despertam.

Imparável (Unstoppable)

Ano: 2010
Realização: Tony Scott
Argumento: Mark Bomback
Género: Acção, Aventura
Elenco: Denzel Washington, Chris Pine e Rosario Dawson

Frank (Denzel Washington) é um engenheiro veterano de uma companhia ferroviária que, depois de 28 anos em serviço, está a pouco tempo de ser dispensado. Will (Chris Pine) é um maquinista recém-contratado, pouco motivado com o trabalho mas com noção do seu dever. Dois homens que, apesar de estarem em momentos opostos das suas vidas, terão os seus destinos cruzados quando um comboio de carga cheio de combustível e gás venenoso se dirige, desgovernado, a uma cidade de 100 mil habitantes, vaporizando tudo pelo caminho. Os dois terão assim de pôr de lado as suas diferenças e, em contra-relógio, arriscar tudo para evitar a catástrofe. Com realização de Tony Scott ("Homem em Fúria", "Assalto ao Metro 1 2 3") e argumento de Mark Bomback, é baseado em factos verídicos ocorridos em 2001, no Ohio, EUA.

22 Balas (L'immortel)

Ano: 2010
Género: Thriller
Elenco: Jean Reno, Gabriella Wright e Marina Foïs

Apesar do seu passado como gangster, Charly Mattei (Jean Reno) é hoje um homem mudado. Abandonou o mundo do crime para se dedicar, de corpo e alma, à sua mulher e filhos. Mas sempre soube que, mais tarde ou mais cedo, o seu passado voltaria para o assombrar. Assim, numa fria manhã de Inverno, é atacado por um grupo de homens encapuçados que o atinge com 22 balas, deixando-o entregue à morte num sombrio parque de estacionamento no porto de Marselha, Sul de França. Mas, contra todas as probabilidades, Charly sobrevive e, com a certeza que este é um jogo com apenas um desfecho, decide procurar o culpado: Zacchia, um seu ex-amigo com ligações à Máfia e único homem que o poderia desejar morto. Um "thriller" de acção realizado por Richard Berry ("A Caixa Negra", "Eu César, 10 Anos e 1/2, 1,39m"), é baseado no livro "L'Immortel", de Franz-Olivier Giesbert, que tem com base acontecimentos reais no mundo da Máfia francesa.

Sinopses: Cinecartaz Público

4 comentários:

  1. Machete é o cult trash do ano! Hilário! Gostei, mas não adorei o filme de Corbijn. E quero muito assistir Le concert. Gente, Jean Reno ainda está vivo? Ahahaha! Brincadeira!

    ResponderEliminar
  2. Cá vai o meu habitual comentário às estreias da semana... :P

    Todos os filmes da lista me interessam de formas diferentes, sendo que já vi 3 deles: "The American", "Unstoppable" (estes 2 em ante-estreias) e "The World is big...".

    "The American" deixou-me um duplo sabor na boca: se a construção da personagem de Clooney é cuidada e as paisagens maravilhosas, o filme falha, principalmente na 1ª metade, no thriller em que supostamente se sustenta.. Gostei do propósito e da tentativa mas, como filme, tinha hipóteses de ser melhor...

    "Unstoppable" é um bom filme para quem gosta do género mas não trás nada de novo.. Mas funciona como entretenimento e cola o espectador ao ecrã..

    "The World is big..." é, sem duvida, o melhor dos 3.. É a prova de que uma história simples mas bem contada aliada a um competente elenco e uma fotografia formidável pode gerar uma pequena grande surpresa positiva. Totalmente recomendado!!

    Dos restantes 3 filmes, o que tenho mais vontade de ver é o "Le concert"..

    ResponderEliminar
  3. Machete é realmente um dos melhores filmes do ano. E o The American desiludiu-me, embora seja bom. Le Concert é um dos filmes sensação do ano, pena que não vá ter muitos espectadores... Quanto ao L'immortel, não me apetece muito ver. :P

    ResponderEliminar
  4. Comentários que são muito apreciados! :P

    Tenho de ver o The World is big..., então. Obrigado pela recomendação. E sim concordo no que dizes sobre The American. E quanto a Unstoppable não me apetece muito ver. Parece-me cliché e nos últimos anos Tony Scott não tem trazido nada de bom, mas as críticas sobre o filme têm-me surpreendido pela positiva.

    ResponderEliminar