quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Propriedade Intelectual

Gerir um blogue é muito trabalhoso. Por detrás daquilo que vêm diariamente no Split Screen, existe um árduo esforço por parte de todos os seus redactores. Mesmo que olhemos para o blogue como um passatempo, a verdade é que o aumento do número de leitores e da expectativa, faz com que muitas vezes, depois de um dia de trabalho, mesmo que o cansaço se tente apoderar de nós, acabamos por fazer um esforço para actualizá-lo. Sentimos que vos devemos isso, devemo-vos os votos de confiança que têm depositado no nosso trabalho, os comentários que nos deixam aqui ou até as palavras simpáticas que nos dão quando nos encontramos por aí.

A verdade é que não deixa de ser triste e lamentável quando nos deparamos com artigos e críticas nossas plagiadas em outros locais da internet, sem qualquer referência ao seu autor. É absolutamente desprezível para um de nós acabar por ver muito do seu trabalho exposto na internet sem a autorização expressa do próprio ou em último caso, sem uma franca e honesta referência. Gostamos que nos refiram - qualquer pessoa gosta que reconheçam o seu trabalho - e não estamos aqui com uma atitude pretensiosa ou arrogante: trabalhamos por gosto e por vocês. Mas é desolador ver que às vezes, há pessoas que não respeitam esse trabalho. É apenas um desabafo.

Tudo isto para informar que o Split Screen encontra-se desde hoje legalmente registado como propriedade intelectual pela Inspecção Geral das Actividades Culturais, com os devidos direitos de autor. É uma protecção para nós, para o nosso trabalho e para os nossos leitores. Todos os restantes, queiram ter em atenção o assunto.

Obrigado,
Tiago Ramos

19 comentários:

  1. Acho muito bem! Aliás, não sei como é que não estavam ainda lá registados (tendo em conta que quando comecei o blogue foi das primeiras coisas que pensei fazer...)

    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo esforço e espero que esta iniciativa tenha frutos, que tanto malandro que anda aí a copiar as vossas críticas (e por vezes a ganhar dinheiro com isso) seja punido severamente.

    Novamente, os meus parabéns e continuação de um excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Nós também pensámos nisso desde o início mas nunca acabámos por tratar realmente do assunto. Agora finalmente sim.

    ResponderEliminar
  4. Ridículo!
    Devias era publicar aqui os endereços e envergonhá-los bem!

    ResponderEliminar
  5. Mas atenção, este registo no IGAC era algo que já pensávamos fazer há muito tempo. Não foi por alguma situação actual de plágio. Esses vamos encontrando por aí, mas normalmente com uma conversa, resolvem-se. Mas nunca se sabe. ;)

    ResponderEliminar
  6. Bem lembrado oh Tiago. E nós bem cá sabemos porquê... lol

    Tenho que pensar seriamente em fazer isso para o Ante-Cinema.

    ResponderEliminar
  7. Podes dizer em quanto fica monetariamente este registo?

    ResponderEliminar
  8. Realmente é uma situação super chata. E a natureza dos posts do Split Screen (filmes e séreis) são bastante apelativos a quem quer glória com o serviço dos outros (pela qualidade e abundância à escolha).
    A vergonha até nem é somente o acto de copiar mas sim para mim constatar a inexistência de cultura ética a nível nacional e o conceito de que a net existe para se "sacar" tudo.
    Tudo isto é muito complicado e fazem bem proteger todo o trabalho da equipa "Split Screen". Trabalho esse que é bastante reconhecido e que exibe um glorioso "Melhor Blogue de Cinema & TV"...

    It's a shame!

    Obs: Não é por nada mas isto recordou-me os tempos em que sucedeu o mesmo ao Hotvnews. Se calhar até já fizeram o mesmo ao meu pasquim...

    ResponderEliminar
  9. Fica por 25€. Podes ter mais informações no site do IGAC. http://www.igac.pt/

    ResponderEliminar
  10. Sim, acho que é sempre uma segurança. ;)

    ResponderEliminar
  11. São apenas casos pontuais, que com uma advertência se resolvem. Fizemos o registo agora não por nenhum assunto em particular, porque já o pensávamos fazer desde o início.

    ResponderEliminar
  12. Óptima jogada ;)

    ResponderEliminar
  13. Na realidade, o plágio foi o Hotvnews que fez e não o contrário...

    ResponderEliminar
  14. Na verdade, mais que uma vez o Hotvnews era vítima de plágio. Algo muito frequente. Quanto ao plágio do Hotvnews... foi um colaborador recente que realmente copiou artigos de outro blogue. Situação alheia ao administrador do espaço e que foi prontamente resolvida. Esse colaborador até deixou de pertencer ao HTV.

    ResponderEliminar
  15. Sim, é verdade, mas isso não deveria servir de desculpa uma vez que não invalida os factos, ou seja, que houve plágio. Dizer que a culpa é só de uma pessoa e que o blog nada tinha a ver com a questão é um mero arranjar de um bode expiatório e é um bocado risível. Quando a equipa joga mal, a culpa é de todos jogadores e do treinador e não apenas do jogador A ou B... A não ser que tenhas em mente que, se algum dia tiveres o azar de que um dos elementos da tua equipa faça plágio, e tu coloca-lo de parte e metes-lhes as culpas todas em cima e limpas a casaca, como se costuma dizer, argumentando que o Split Screen nada tem a ver com isso. A mim, parece-me uma atitude algo cobarde. Como responsável de uma equipa tens de saber assumir responsabilidades quando um dos elementos da equipa falha e não apontar-lhe o dedo. Até porque quando se recebem louros, esses louros são repartidos por toda a gente e o blog só sai a ganhar. Logo, se para o bem as coisas funcionam duma forma, para o mal deveriam funcionar de forma idêntica...

    Quanto ao Hotvnews ser muito plagiado, não digo que não, mas apenas me lembro de se terem queixado uma vez do DN (acho que era o DN, e lá está, queixavam-se do DN e não do/a jornalista que copiou o texto...). Aliás, até me lembro mais de alguém uma vez acusá-los de retirar imagens doutro blog sem sequer fazer referência à fonte. Por isso, não sei se eram assim tão pouco vítimas como isso...

    ResponderEliminar
  16. Eu não estou a defender nem a culpar ninguém, até porque o HTV já nem existe e de facto o assunto em questão pouco interesse tem para a situação. Obviamente que quando se gere algo tem de se saber assumir as culpas. Mas de qualquer modo, a única falha então da gestão num caso desse género, seria o facto de não se aperceber que aquele artigo notícia ou afim, era de outro espaço... mas como não somos omniscientes é complicado nos apercebermos de tudo. Óbvio que como equipa temos de acabar por assumir a culpa, quanto mais que não seja por ter alguém com essa personalidade pouco honesta na equipa... mas mais uma vez, não somos omniscientes. De qualquer modo, quanto ao resto... é de facto desnecessário: o projecto acabou.

    ResponderEliminar
  17. Eu concordo contigo, a discussão é neste momento irrelevante. Mas, apesar de já fazerem parte do passado, são factos e lá em cima alguém estava de certa forma a deturpar esses factos (o primeiro comentador), ou melhor, a omitir determinados factos escolhendo falar sobre apenas aquilo que lhe convinha, e depois de uma alusão minha à verdade alguém veio tentar justificá-la (tu). Por isso, a conversa do Hotvnews não foi iniciada por mim nem incitada a continuar só por mim. O Hotvnews foi um bom blog que tinha muitas coisas boas, mas daí a tapar os olhos no que de mal fez...

    Seja como for, o que interessa agora é o Split Screen e espero que essas questões de vos plagiarem não se voltem a repetir porque realmente são muito chatas. Mas também gostava de saber que foram os autores de tal plágio. Estar a apontar dedos ao ar não tem lá muita credibilidade.

    ResponderEliminar