quarta-feira, 3 de novembro de 2010

The Walking Dead com estreia amputada em Portugal


A estreia da nova série The Walking Dead foi, sem dúvida, um evento importante para o canal norte-americano AMC e várias cadeias em todo o mundo. Especialmente em Portugal, onde o desfasamento entre a estreia das séries em relação aos EUA é habitualmente muito grande, uma estreia com apenas dois dias de diferença seria algo para comemorar… caso se tivesse o direito à mesma série exibida no país de origem.

O episódio piloto, com um total de 60 minutos de duração, bateu recordes de audiência na cadeia AMC (mostrando que realmente compensa investir na qualidade e na promoção das séries televisivas), mas não teve espaço na grelha de programação da FOX: o episódio exibido em Portugal foi apenas uma montagem reduzida a 47 minutos (a duração prevista para os restantes episódios da série), amputando violentamente várias cenas. O principal resultado é a perda de momentos-chave para atingir a intensidade originalmente pensada para a narrativa.

Naturalmente, estas alterações não escaparam a todos os espectadores, havendo até quem tenha feito uma pequena montagem demonstrativa das diferenças entre os episódios. Sem mais demoras, eis o vídeo em questão (naturalmente, contém alguns spoilers para quem não viu… ou acompanhou na FOX).

11 comentários:

  1. De facto é uma situação bastante má. O que me leva a ter mais um motivo para ver a "versão americana" (em HD) e não ter visto a transmissão cá em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Que estupidez!
    Depois querem que as pessoas vejam televisão e não saquem. Desta vez vi na televisão e acontece isto. Fora de isto, The Walking Dead começou espectacularmente.

    ResponderEliminar
  3. Acho que estes cortes não se verificaram apenas em Portugal. Parece que no Brasil foi o mesmo. Aparentemente vai ser assim em todos os países onde é emitido pela Fox. Não se justifica este tipo de cortes, nem o tamanho dos mesmos. São quase 16-17 minutos de diferença.
    Pessoalmente não me afecta muito pois já sou leitor do material original, sendo que o visionamento na televisão é mais por curiosidade. No entanto não compreendo esta decisão lamentável.

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia esta situação por completo! Confesso que costumo sacar tudo da net e ver no meu PC no dia seguinte à exibição nos EUA, mas o facto desta série estrear em Portugal apenas dois dias depois da estreia norte-americana fez-me querer ver na TV, como "antigamente". E no fim brindam-me com isto... Sinceramente!

    ResponderEliminar
  5. A FOX Portugal informa que existem duas versões do primeiro episódio, uma com 47 minutos (versão original) e outra com 1h06 minutos (versão alargada). Ontem emitiram a versão original e no Sábado, às 23h05 e na madrugada de Domingo às 02h10 exibirão a versão alargada.

    ResponderEliminar
  6. A FOX Portugal informa que existem duas versões do primeiro episódio, uma com 47 minutos (versão original) e outra com 1h06 minutos (versão alargada). Ontem emitiram a versão original e no Sábado, às 23h05 e na madrugada de Domingo às 02h10 exibirão a versão alargada.

    ResponderEliminar
  7. Mas pronto, eles vão exibir a versão alargada na madrugada de Domingo para Segunda.

    ResponderEliminar
  8. Sim, é infeliz. Mas já que afinal vão exibir também a versão alargada, menos mal.

    ResponderEliminar
  9. Não interessa, deviam passar sempre a versão completa. Que estupidez.

    ResponderEliminar
  10. Bem, a minha opção, ao início, era: "não vou ver, óbvio". Não acho graça nenhuma a zombies, e achava que isto ia ser um clichê de partir a loiça toda. No entanto, fui aconselhado pelo meu professor de Argumento, que é uma pessoa que tenho na mais alta consideração, no que toca ao gosto cinematográfico, pelo que não irá escapar.

    ResponderEliminar
  11. Eu ainda não vi, por acaso. Depende de quem gosta realmente do género, mas dizem que técnica e narrativamente está muito bom.

    ResponderEliminar