quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Estreias 17 Fevereiro'11: True Grit, Winter's Bone, Tokyo!, Budapeste e Sanctum

Dia 17 de Fevereiro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:
Indomável (True Grit)

Ano: 2010
Realização: Ethan Coen e Joel Coen
Argumento:
Ethan Coen e Joel Coen
Género: Western
Elenco: Jeff Bridges, Matt Damon, Hailee Steinfeld e Josh Brolin
Mattie Ross (Hailee Steinfeld) tem 14 anos e uma personalidade invejável. Depois do assassinato do seu pai pelo traidor Tom Chaney (Josh Brolin), seu empregado, ela jura vingar-se. Para isso contrata Rooster Cogburn (Jeff Bridges), um marshal alcoólico, famoso pelos seus métodos impiedosos mas muito eficazes. Mas Tom tem também no seu encalço LaBoeuf (Matt Damon), um ranger do Texas verborreico e arrogante, mas de grande determinação, que acaba por se juntar a Mattie e Rooster na caça ao homem. Mas a relação entre os três será difícil e, também por isso, muitas cabeças irão rolar... Realizado pelos irmãos Coen, uma readaptação do romance "True Grit", escrito por Charles Portis com o Oeste americano como pano de fundo. Henry Hathaway adaptou, em 1969, o livro ao cinema com John Wayne, Robert Duvall e Dennis Hopper nos principais papéis valendo o Óscar a Wayne. Nomeado para dez Óscares, entre os quais melhores filme, realizador, actor (Bridges), actriz secundária (Steinfeld) e argumento adaptado (Ethan e Joel Coen).

Outras sugestões:

Despojos de Inverno (Winter's Bone)

Ano: 2010
Realização: Debra Granik
Argumento: Debra Granik e Anne Rosellini
A viver nas montanhas Ozark, no estado norte-americano do Missouri, com um pai traficante de drogas e uma mãe incapacitada devido a uma depressão profunda, Ree Dolly (Jennifer Lawrence), de 17 anos, é a alma da família e o único apoio de Sonny (Isaiah Stone) e Ashlee (Ashlee Thompson), os seus irmãos mais novos. O seu pai, depois de dar a casa como fiança num negócio obscuro, desapareceu sem deixar rasto e é procurado pela polícia. Agora, para não perder a casa onde vive, Ree terá de encontrar o pai, nem que para isso tenha de percorrer todos os recantos das montanhas. Nessa busca incessante pelos lugares prováveis e improváveis, todos a tentam dissuadir, mas a rapariga tem um único objectivo em mente: proteger a sua família, custe o que custar. Adaptação do romance homónimo do escritor americano Daniel Woodrell, o filme tem a realização de Debra Granik ("Down to the Bone") e está nomeado para quatro Óscares: melhores filme, actriz (Jennifer Lawrence), actor secundário (John Hawkes) e argumento adaptado (Debra Granik e Anne Rosellini).


Tóquio! (Tokyo!)

Ano: 2008
Género: Comédia, Drama, Fantasia
Elenco: Ayako Fujitani, Ryo Kase, Shunji Iwai, Denis Lavant e Julie Dreyfus

Uma cidade, três realizadores, três histórias, três visões do mundo. Tóquio visto pelos olhos de Michel Gondry ("O Despertar da Mente", "A Ciência dos Sonhos", "Green Hornet"), Léos Carax ("Pola X", "Os Amantes da Ponte Nova") e Bong Joon-ho ("Gwoemul", "Mother - Uma Força Única"). Os recantos menos conhecidos daquela cidade e as suas personagens inverosímeis: um jovem e estranho casal a viver as suas amarguras, um homem dos esgotos que se vê numa situação imprevista, um homem isolado que, por força do amor, se obriga a sair da reclusão. Três exemplos que propõem a reflexão: seremos moldados pela cidade ou seremos nós quem molda a cidade onde vivemos?

Budapeste (Budapeste)

Ano: 2009
Género: Drama
Elenco: Leonardo Medeiros e Gabriella Hámori
José Costa (Leonardo Medeiros) é um escritor-fantasma brasileiro. Um dia, de regresso de um congresso na Turquia onde participou como orador, um incidente obriga-o a fazer escala em Budapeste, na Hungria, onde acaba apaixonado pela língua e pela cultura. De volta ao Brasil e ao seu casamento em ruínas com Vanda (Giovanna Antonelli), começa a escrever "O Ginógrafo", uma autobiografia de Kaspar Krabbe (Antonie Kamerling), alemão a viver no Brasil. O livro torna-se num inesperado fenómeno de vendas e Vanda fica fascinada pela personalidade de Kaspar, que ela crê ter escrito o livro e por quem se apaixona. Sentindo-se traído e menosprezado, José ressente-se com a sua discreta existência enquanto escritor-fantasma e, decido a abandonar tudo, volta a Budapeste. Aí, espera-o uma nova vida e, ao conhecer uma professora de húngaro de nome Kriska (Gabriella Hámori), aprende a língua e reencontra o amor... Um filme realizado pelo brasileiro Walter Carvalho ("Central do Brasil ", "Abril Despedaçado ", "Carandiru"), a partir do livro do escritor, compositor e cantor Chico Buarque de Holanda (que aqui tem uma aparição especial).

Sanctum (Sanctum)

Ano: 2011
Realização: Alister Grierson
Argumento:
John Garvin, Andrew Wight
Género: Acção, Aventura

Durante uma exploração nas grutas da Esa-ala, no Pacífico Sul, um grupo de mergulhadores é surpreendido por uma violenta tempestade tropical. Encurralados, numa luta pela sobrevivência, o grupo é obrigado a seguir em frente, pelas profundezas daquele sistema de grutas labirínticas, numa tentativa desesperada de regressar ao mar e, assim, salvar as suas vidas. Baseado num trágico, mas real, episódio da vida de Andrew Wright (que, em parceria com John Garvin, escreve o argumento), um thriller de acção realizado por Alister Grierson ("Kokoda") que conta com a mais recente tecnologia 3D e James Cameron ("Titanic", "Avatar") como produtor-executivo.
Sinopses: Cinecartaz Público

4 comentários:

  1. Gostei bastante do "Tokyo!". Todas as médias metragens são bastantes boas mas a do Bong Joon-ho é uma verdadeira pérola... Já agora, na parte do Michel Gondry há várias imagens em splitscreen... :P

    ResponderEliminar
  2. Curioso que já tenho o "Tokyo!" há uns dois anos, mas nunca cheguei a ver. Terá que ser agora :)

    ResponderEliminar
  3. hehehe eu também o tive durante cerca de 1 ano até o ver... Curiosamente vi-o no início do ano e pouco depois foi divulgado que iria estrear nas salas de cinema...

    ResponderEliminar
  4. Acho que Indomável vai ser muito bom! Quero muito ver, não posso perder. Final de semana eu to la no cinema pra ver, ainda bem que eu ainda tenho meus bonus da Inteligweb pra ir ver!

    ResponderEliminar