terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Retrospectiva 2010: Os melhores filmes

Finalizamos assim a nossa retrospectiva de 2010, com especial destaque para o top 10 dos meus filmes preferidos do ano. A lista completa-se até aos 38 melhores filmes de 2010.


1. Anticristo


2. Um Homem Singular



3. O Laço Branco



4. Lola



5. Mother - Uma Força Única


6. José e Pilar


7. Shirin


8. O Escritor Fantasma



9. A Rede Social



10. Mistérios de Lisboa


11. Cópia Certificada
12. O Segredo dos Seus Olhos
13. Canino
14. Os Miúdos Estão Bem
15. Toy Story 3
16. Eu Sou o Amor
17. Fantasia Luistana
18. Uma Outra Educação
19. A Estrada
20. O Sítio das Coisas Selvagens
21. Bright Star - Estrela Cintilante
22. Como Treinares o Teu Dragão
23. Shutter Island
24. Tudo Pode Dar Certo
25. Kick-Ass - O Novo Super-Herói
26. City Island - Segredos à Medida
27. Entrelaçados
28. Cela 211
29. A Cidade
30. Nas Nuvens
31. Thirst - Este é o Meu Sangue...
32. Aquário
33. Águas Agitadas
34. Scott Pilgrim Contra o Mundo
35. A Teta Assustada
36. A Origem
37. Machete
38. Até ao Inferno

16 comentários:

  1. Boa lista! Faltam-me ver 8 filmes da lista... Nem é muito :P A minha não seria exactamente igual (acrescentaria outros filmes também) mas não sei se conseguiria dar-lhes uma ordem específica!

    "Inception" no 36º lugar!! :P Gostei de ver :)

    Do top 6, gostei do "Das weisse band" mas preciso de revê-lo antes de o considerar muito bom ou simplesmente bom e ainda não vi o "Lola". Os 4 restantes títulos estariam todos num top 10 meu seguramente.

    Não há assim nenhum filme no top que não goste mesmo, sendo que tem um ou outro que necessito de uma 2ª visualização para me pronunciar. Aquele que teria um maior upgrade na minha lista seria "Fish tank" enquanto o maior downgrade seria para o "The social network".

    ResponderEliminar
  2. É óptimo! :D Sim, ao início não era para pôr por ordem, porque também me parecia incapaz (esta lista poderia ter ordens diversas consoante o estado de espírito), mas depois com a ajuda do MUBI, lá o fiz: http://mubi.com/lists/6825

    ResponderEliminar
  3. Ah e sim, estava à espera que a malta apoiante do Inception me viesse insultar... :)

    ResponderEliminar
  4. Aproveitei e vi o teu perfil... :P Tirando uma ou outra raras excepções, tenho gostos muito semelhantes...

    Já viste o "Blue Valentine"??? Eu estou a tentar resistir mas os constantes atrasos na distribuição estão a tentar-me a vê-lo no PC... É que tem aspecto de ter tudo aquilo que eu gosto... Quanto ao "Black Swan" a resistência funcionou e vou vê-lo amanhã no grande ecrã... :D

    Ah e o "The loved ones".. :P Nunca mais me esqueci da Lola!!! Enorme personagem!! E mesmo não sendo o meu género preferido, foi um excelente entretenimento... Já viste o "Triangle"?

    ResponderEliminar
  5. Tens conta lá?

    Sim, não resisti e vale muito a pena. Curiosamente o Ryan Gosling merecia mais a nomeação que a Michelle Williams. O filme vai estrear a 23 de Fevereiro, está quase. E sim, vais adorar o Black Swan parece-me.

    Ah sim, eu gosto bastante do género e por acaso o The Loved Ones é mesmo muito bom. Ainda não tive oportunidade de ver o Triangle, mas quero muito! Falam muito bem...

    ResponderEliminar
  6. Não, nem conhecia mas gostei muito da forma como está organizado... Sou capaz de criar conta...

    O "Blue Valentine" estrear quando começa o Fantasporto é que não ajuda nada... :P Quanto ao "Black Swan" as expectativas são bem altas!

    O Triangle é um filme love or hate! Há gente que o adoro e outros que o detestam... Inserindo-se num dos meus géneros preferidos, o filme para mim é excelente!!! Com um orçamento de Hollywood e uns retoques no argumento era um filme perfeito!

    Sobre a lista, não viste o "Wendy and Lucy"?? É que é impossível vê-lo e não se considerar um dos melhores do ano numa lista de 38 filmes... :P

    ResponderEliminar
  7. Óptimo! Aproveita e cria no FilmAffinity também. :P Depois avisa.

    Opá ainda não tive oportunidade, mas quero muito ver! xD

    ResponderEliminar
  8. Hmmm.. do teu top 10 tenho ali de lado uns 4 para ver... mas digo-te não estava nada à espera desta lista! Obrigadinho, deste-me ânimo redobrado para ver um ou outro que estava pendente. ;)

    ResponderEliminar
  9. Temos um top bastante diferente. Nos 10 primeiros deve-se, essencialmente, ao facto de eu considerar o 2010 relativo à "actualidade USA". Postarei em breve ;)

    ResponderEliminar
  10. Mas tu normalmente fazes pelo ano de produção, certo? Eu faço pela data de estreia em Portugal. Ficarei atento.

    ResponderEliminar
  11. Muito boa essa lista! O único filme que eu vergonhosamente ainda não assisti é Fantasia lusitana.

    ResponderEliminar
  12. Também no Brasil deve ser difícil encontrar o filme!

    ResponderEliminar