domingo, 1 de julho de 2012

"Tabu", de Miguel Gomes, entre os nomeados ao prémio LUX do Parlamento Europeu


Foram hoje anunciados no festival checo Karlovy Vary os dez nomeados aos prémios LUX, atribuídos pelo Parlamento Europeu, que pretendem distinguir filmes sobre a identidade e diversidade cultural na Europa. Entre os nomeados consta a produção portuguesa Tabu, de Miguel Gomes (vencedor do prémio Alfred Bauer e FIPRESCI do Festival de Berlim 2012). O ano passado também o filme português Mistérios de Lisboa, de Raúl Ruiz obteve uma nomeação; antes disso apenas Belle toujours, de Manoel de Oliveira, em 2007, obteve tal nomeação.

Entre os outros nomeados surgem o belga À perdre la raison, de Joachim Lafosse; o alemão Barbara, de Christian Petzold; o italiano Cesare deve morire, dos irmãos Taviani (vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012), o romeno Crulic - drumul spre dincolo, de Anca Damian; o húngaro Just the Wind, de Benedek Fliegauf; Children of Sarajevo, de Aida Begic, da Bósnia e Herzegovina; o italiano Io sono Li, de Andrea Segre; L'enfant d'en haut, da suíça Ursula Meier e o francês Louise Wimmer, de Cyril Mennegun.

Durante o LUX Film Days a lista será reduzida a três filmes que serão depois exibidos em 27 estados-membros da União Europeia. O vencedor será anunciado a 21 de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário