segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Passatempo KINO 2016


Na nossa entrevista com a programadora da KINO 2016, os seus destaques foram para a sessões de abertura e encerramento, As Mentiras dos Vencedores e Supermundo, respectivamente, bem como para as sessões de curtas-metragens que este ano retornam.

São precisamente essas sessões que o Split Screen agora destaca e pode dar a conhecer aos seus leitores.



As Mentiras dos Vencedores

Fabian Groys é um jornalista de renome na redação berlinense de uma revista de informação política. Tem andado a trabalhar numa reportagem de grande fôlego sobre as Forças Armadas e o modo como estas lidam com os inválidos de guerra. Porém, a investigação encontra-se num beco sem saída. A nível privado, as dívidas de jogo não lhe dão sossego, está praticamente falido e vê-se forçado a entregar o seu Porsche. Além disso, o chefe anda a querer impingir-lhe uma estagiária, que ele (para dela se poder ver livre pelo menos durante algum tempo) encarrega de uma pesquisa aparentemente insignificante: um homem que se lançou para um recinto com leões. A tarefa deverá manter Nadja ocupada, mas começam a acumular-se os indícios de que esse caso está ligado ao que ele mesmo anda a investigar. Com o tempo o enigma parece ir-se compondo de modo cada vez mais claro. Talvez até com demasiada clareza... Há algo que faz com que Groys desconfie. Será que pode confiar nas suas informações? Qual o papel das Forças Armadas e dos lobistas?



Curtas Oberhausen

Em Approaching the Puddle, de Sebastian Gimmel, uma jovem mulher, vestida a rigor para um dia de chuva, explora um parque de estacionamento vazio. Saltando entre poças, desenvolve uma dança, brinca, resvala para um mundo interior, um lugar mágico que confere vida própria às suas botas de borracha.

Alex Gerbaulet, por seu turno, mistura em Schicht (Camada) a história pessoal da sua família com um retrato da cidade de Salzgitter. Entre análise e imaginação, o filme vai, camada após camada, pondo a descoberto todo um fluxo de histórias.

Também Paradies (Paraíso) parte em busca de um lugar mágico. Max Philipp Schmid ocupa-se do contraste entre a tendência para a retração e o isolamento e a nostalgia por uma vida ligada à natureza.

Também em Das offenbare Geheimnis (O segredo óbvio) a cerca do jardim desempenha um importante papel simbólico. Eva Könnemann tenta através da sua câmara entender uma pequena localidade na região do vale do Ruhr e, a partir da escassez de meios de produção, desenvolve uma forma artística e um processo de trabalho inovadores.




Supermundo

Gabi Kovanda, com quase 50 anos, trabalha num supermercado e a sua vida reparte-se entre a família e o emprego, entre a casa e o local onde trabalha. Hannes, o marido de Gabi, é funcionário da manutenção de estradas e Ronnie, o filho de ambos, é soldado a contrato no Exército Federal da Áustria e continua a viver em casa. Sabine, a irmã mais velha, mudou-se para Viena e já só vem aos fins-de-semana. A vida de Gabi e Hannes parece perfeitamente organizada, mas certo dia, quando Gabi regressa a casa do trabalho, acontece algo que transforma a sua vida por completo. Não é nada que se veja, nem nada que se oiça, mas atinge Gabi subitamente como um raio – um encontro com Deus.


No âmbito da colaboração com a KINO deste ano, o Split Screen tem a oportunidade de oferecer dois bilhetes duplos para cada uma destas sessões da Mostra de Cinema de Expressão Alemã que vão decorrer no Cinema São Jorge.

Para se habilitarem a eles terão apenas de se inscreverem. Poderão inscrever-se em mais do que uma sessão, mas apenas poderão ser vencedores para uma delas.

Os convites serão atribuídos aos primeiros dois participantes que se inscrevam para cada uma das sessões.




Regulamento:

- O passatempo decorre até todos os bilhetes terem sido atribuídos de acordo com o mecanismo descrito acima.
- Cada uma das participações no passatempo deve conter dados únicos relativamente a todas as outras. No caso de se verificar utilização abusiva de dados, todas as participações em incumprimento serão excluídas do sorteio.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória disponível online.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- A morada usada para participação deve corresponder à morada de residência do participante. O Split Screen reserva-se o direito de exigir um comprovativo de morada aos vencedores para validar a entrega do prémio.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- O presente regulamento não substitui o conjunto de regras gerais definido para todos os passatempos do blogue, que deve ser consultado na secção "Termos e Condições" para qualquer dado omisso ou qualquer caso de dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário