segunda-feira, 23 de julho de 2018

Passatempo As Vantagens de Ser Invisível



Não parece, visto que a beleza do filme ainda continua na nossa cabeça, mas caminha-se para seis anos desde a estreia da adaptação do livro de Stephen Chbosky ao cinema.

Adaptação feita por ele próprio e, certamente por isso, investida da maior dedicação a uma história de transição para a vida adulta que proporcionou a Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller três excelentes interpretações.

O foco do filme no tema da inadaptação foi capaz de captar o interesse de várias gerações. Resta comprovar se este romance epistolar - cuja leitura é fomentada nas escolas americanas - conseguirá ter o mesmo efeito entre o público português.




Charlie tem 15 anos e ainda sonha com o primeiro beijo. Tímido, introvertido, não tem qualquer amigo. Acaba de entrar no décimo ano e já conta os dias que lhe faltam para acabar o secundário. Olha à sua volta e sabe que não pertence a nenhum grupo. É apenas um miúdo sensível, com uma inteligência superior à média, dividido entre viver a vida ou fugir dela. Na dúvida, prefere ser invisível, como uma flor no papel de parede, que está lá mas em quem ninguém repara. Não se vai manter invisível durante muito tempo. Sente a pressão do primeiro encontro, da primeira namorada. Em seu redor há festas, sexo, drogas e um suicídio que o marca para sempre. Mas há também Sam, uma finalista por quem se apaixona perdidamente. E o meio-irmão dela, Pat, que é homossexual mas ninguém sabe. Os dois vão acolher Charlie, iniciá-lo num mundo de descobertas, guiá-lo ao longo dos misteriosos anos da adolescência.

As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky, é uma obra de enorme ternura, por vezes cruel, e sempre de uma sinceridade desarmante. Charlie abre-se ao leitor, revela os seus medos, angústias e o terrível segredo que o acompanha desde a infância. Várias vezes premiado, e também censurado em algumas escolas e bibliotecas dos Estados Unidos, foi adaptado ao cinema pelo próprio autor, num filme da MTV, com Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller nos principais papéis.




O Split Screen e a Edições Asa têm para oferecer um exemplar do livro As Vantagens de Ser Invisível.

Para estarem habilitados ao prémio, bastará que respondam correctamente à pergunta abaixo e cumpram com o que está estipulado no Regulamento.






Regulamento:

- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 29 de Julho, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Cada uma das participações no passatempo deve conter dados únicos relativamente a todas as outras. No caso de se verificar utilização abusiva de dados, todas as participações em incumprimento serão excluídas do sorteio.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória disponível online.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais é factor de exclusão, devendo aqueles corresponderem às normas como são solicitados.
- A morada usada para participação deve corresponder à morada de residência do participante. O Split Screen reserva-se o direito de exigir um comprovativo de morada aos vencedores para validar a entrega do prémio.
- Os encargos do envio do prémio serão responsabilidade de cada vencedor, exceptuando casos em que a entidade que promove o passatempo se responsabilize pelo mesmo.
- Os vencedores serão avisados por email com detalhes acerca dos prémios em causa e do método para o seu levantamento ou recepção.
- Nenhum dado solicitado no âmbito de um passatempo será partilhado com outra entidade que não a promotora do passatempo e apenas para efeitos de entrega do prémio, sendo eliminados após essa ocorrência.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- O presente regulamento não substitui o conjunto de regras gerais definido para todos os passatempos do blogue, que deve ser consultado na secção "Termos e Condições" para qualquer dado omisso ou qualquer caso de dúvida.

2 comentários: