quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Estreias de 24 Setembro'09: District 9, Chéri, Män som hatar kvinnor, Chi Bi e The Long Shots

A partir de amanhã, dia 24 de Setembro, nas salas de cinema do país, pode contar com as seguintes estreias:

Destaques:

Distrito 9 (District 9)

Ano: 2009
Realização: Neill Blomkamp
Argumento: Neill Blomkamp e Terri Tatchell
Género: Ficção Científica
Elenco: Sharlto Copley, Jason Cope, Nathalie Boltt, Sylvaine Strike, Elizabeth Mkandawie, William Allen Young e John Sumner

Em 1990, uma nave aterra em Joanesburgo, África do Sul, com um grupo de seres extraterrestres. Sem saber o que fazer a essas criaturas potencialmente perigosas, as nações de todo o planeta decidem enclausurá-las num gueto chamado Distrito 9, controlado pela maior empresa de fabricação de munições, denominada MNU (Multi-National United). Vinte anos depois, sem qualquer hipótese de regressar a casa, as criaturas continuam aprisionadas no Distrito 9, que se transformou num autêntico campo de refugiados. A única relação que mantêm com os humanos é vivida na clandestinidade, numa espécie de mercado negro. Mas a MNU tem como objectivo a produção de uma arma de última geração e, para isso, envia ao local Wikus van der Merwe (Sharlto Copley), um agente cuja missão é estudar a tecnologia militar desenvolvida e transferir os alienígenas para um novo gueto, o Distrito 10. É então que, ao manusear um objecto extraterrestre, algo lhe acontece que altera a sua composição genética tornando-o numa espécie híbrida. Esta transformação permite-lhe usar as tão cobiçadas bioarmas, que para funcionarem precisam de ADN alienígena. Van der Merwe fica por isso sob custódia dos cientistas da MNU para testes laboratoriais. E, depois de compreender o que lhe está a acontecer e conseguir escapar do laboratório, o agente conclui que o único possível refúgio é o Distrito 9, onde poderá encontrar uma forma de reverter o processo de mutação que está a acontecer ao seu corpo. Realizado pelo sul-africano Neill Blomkamp, contou com Peter Jackson ("O Senhor dos Anéis", "King Kong") como produtor e 30 milhões de dólares de orçamento.

Outras sugestões:

Chéri (Chéri)

Ano: 2009
Realização: Stephen Frears
Argumento: Christopher Hampton e Colette
Género: Romance

Paris, "Belle Époque". Lea de Lonval (Michelle Pfeiffer), uma cortesã parisiense de meia-idade, tem uma ligação com o jovem Chéri (Rupert Friend), filho mimado de uma mulher poderosa, também ela cortesã. Seis anos depois, pressentindo as consequências da relação de Chéri com Lea, a mãe do rapaz (Kathy Bates) decide-se por um casamento de conveniência, obrigando o filho a desposar a jovem e inocente Edmée (Felicity Jones), proveniente de uma família rica e bem conceituada. Mas, à medida que o casamento com Edmée se aproxima, Lea e Chéri percebem que a sua ligação tem raízes muito mais profundas do que poderiam imaginar.
Realizado por Stephen Frears ("A Rainha", "Alta Fidelidade") e com um argumento adaptado a partir de um romance da francesa Colette, é o reencontro de alguns membros da equipa de "Ligações Perigosas" em 1988.

Millennium 1 - Os Homens que Odeiam as Mulheres
(
Män som hatar kvinnor)

Ano: 2009
Género: Thriller

Mikael Blomqvist, jornalista e fundador da revista "Millenium", dedica a sua vida a revelar o crime e a corrupção que minam a sociedade sueca. Como resultado, tem vários inimigos e é tido como culpado num caso de difamação. Um dia é procurado por Henrik Vanger, empresário de renome obcecado em compreender as razões que levaram ao desaparecimento da sua sobrinha, há mais de 40 anos, durante uma reunião familiar. Vanger acredita que alguém do seu importante e disfuncional clã poderá estar relacionado com o sumiço de Harriet, cujo corpo nunca foi encontrado. O empresário faz então uma proposta irrecusável ao jornalista: dá-lhe acesso total à sua vida, documentação pessoal e dados familiares em troca da solução para o desaparecimento da rapariga. Com a ajuda da inteligência e conhecimentos informáticos da estranha Lisbeth Salander, uma hacker profissional com um passado misterioso, Mikael vai encontrar a história da sua vida. Realizado por Niels Arden Oplev, "Millennium 1 - Os Homens Que Odeiam As Mulheres" é a adaptação ao grande ecrã do primeiro tomo da trilogia "Millennium" de Stieg Larsson, que morreu, em 2004, antes de ver a sua obra tornar-se um fenómeno da literatura mundial.

A Batalha de Red Cliff (Chi Bi)

Ano: 2008
Realização: John Woo
Argumento: John Woo e Khan Chan
Género: Acção, Aventura

Épico que conta a história da maior e mais famosa batalha da História da China, no fim da dinastia Han, no ano 208 d.C., num território dividido em Três Reinos rivais.
Deixados sem esperança em sobreviver, os reinados de Xu e Wu formam uma aliança sem precedentes, juntando forças numa grande batalha contra o terceiro reino, liderado pelo primeiro-ministro Cao Cao cuja ambição é unificar toda a China e tornar-se, ele próprio, Imperador. O conflito, conhecido por Batalha de Red Clif, e onde muitos milhares de soldados perderam a vida, mudaria para sempre o curso da História. Devido à sua longa duração, o filme, realizado por John Woo ("A Outra Face", "Missão: Impossível II"), foi dividido em duas partes na Ásia. A versão internacional, que chega às salas lusas, foi reduzida para 150 minutos. Com um orçamento de 80 milhões de dólares, "A Batalha de Red Cliff" é, até agora, o mais dispendioso filme do cinema asiático.

Quem Diria?! (The Longshots)

Ano: 2008
Realização: Fred Durst
Argumento: Nick Santora
Género: Comédia
Elenco: Ice Cube, Keke Palmer, Tasha Smith, Jill Marie Jones, Dash Mihok e Matt Craven

Curtis Plummer (Ice Cube) é uma ex-estrela do futebol americano que hoje vende produtos de beleza. Com 11 anos, a sua sobrinha Jasmine é ostracizada pelos colegas de escola e tenta, a custo, fazer parte da equipa de futebol americano de Minden, no Illinois, a pequena cidade onde vive. Tio e sobrinha não tinham nada em comum até ao dia em que Curtis percebe que ela, afinal, tem um jeito inato para o desporto. Depois de conseguir tornar-se treinador dos Minden Browns, a equipa juvenil da pequena cidade, Curtis, usando o talento da sobrinha como quarterback, leva a formação ao Pop Warner Super Bowl (campeonato juvenil), inscrevendo o nome de Jasmine na história do futebol americano. Juntos, tio e sobrinha vão aprender verdadeiras lições sobre desporto e sobre a vida. Depois do filme "The Education of Charlie Banks" (2007), Fred Durst, vocalista dos Limp Bizkit, regressa à realização com a história verídica de Jasmine Plummer, a menina que conquistou o seu lugar no mundo de um desporto tipicamente masculino.

Sem comentários:

Enviar um comentário