quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Avatar "censurado" na China?



Depois de Avatar ter batido recordes de bilheteira na sua estreia na China, parece que o sucesso do filme de James Cameron em território chinês está condicionado. O Governo chinês optou por anunciar que, na próxima sexta-feira, retirará a versão em 2D dos cinemas e apenas exibirá a versão 3D (note-se que apenas um décimo das salas de cinema do país suporta esta tecnologia).

Avatar tem entusiasmado a crítica, a imprensa e o público chinês. A história do filme é vista por muitos chineses como uma metáfora da sua própria situação que foram expulsos das suas terras para que os governos locais pudessem investir no ramo imobiliário. Essa poderá ser uma das razões que levou a tal tomada de decisão.

As salas de cinema darão lugar à biopic do filósofo Confúcio, que não tem sido alvo de boas críticas por parte da imprensa. Observadores indicam que na China há quotas específicas para filmes estrangeiros (20 por ano) e que dada a proximidade do Ano Novo chinês é hábito reservarem o período para grandes estreias locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário