quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Estreias 23 Setembro'10: Lola, Wall Street: Money Never Sleeps, Babies, After.life, Going the Distance, Hot Tub Time Machine e Assalto ao Santa Maria

Amanhã, dia 23 de Setembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

Lola (Lola)

Ano: 2009
Realização: Brillante Mendoza
Argumento:
Maren Ade
Género: Drama
Elenco: Anita Linda, Rustica Carpio, Tanya Gomez, Jhong Hilario e Ketchup Eusebio
Lola, em filipino, significa avó. O neto de Lola Sepa foi assassinado pelo neto de Lola Puring, ambas são muito pobres e é esta tragédia que ligará o seu destino: uma tentará encontrar forma de pagar o funeral do falecido, a outra, uma maneira de pagar a fiança do assassino. Na primeira audiência de tribunal, o amor e a força das duas vão confrontar-se pois estão ambas dispostas a tudo pelos netos, mesmo que um seja a vítima e o outro o homicida. Realizado por Brillante Mendoza ("Massagista", "Serbis", "Kinatay"), retrata a cultura filipina focando os problemas sociais, a pobreza, a luta diária pela sobrevivência, mas também evidenciando um profundo respeito pelos idosos. Prémio do júri no Festival de Veneza em 2009. Em complemento a curta "A History of Mutual Respect", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vencedora do Festival de Locarno.

Outras sugestões:

Wall Street: O Dinheiro nunca Dorme
(
Wall Street: Money Never Sleeps)

Ano: 2010
Realização: Oliver Stone
Argumento: Allan Loeb e Stephen Schiff
2001. Após quase oito anos de prisão, Gordon Gekko, o corrector da Bolsa de Nova Iorque condenado por fraude, lavagem de dinheiro e extorsão (no filme "Wall Street), é finalmente posto em liberdade. Agora, sem possuir absolutamente nada e sem ninguém que o espere, ele é um homem transformado e apenas quer recuperar a relação com a filha, Winnie (Carey Mulligan), mas os anos passam e ela mantém as distâncias. 2008. Jake Moore (Shia LaBeouf) é um jovem brilhante e muito ambicioso que faz milhões de dólares na Keller Zabel Investments (KZI), uma empresa altamente rentável liderada por Louis Zabel (Frank Langella), seu grande amigo e mentor. Jake vai casar com a filha de Gordon que, exactamente por isso, tem alguns traumas por superar. Quando uma onda de rumores faz cair as acções da KZI, ameaçando levá-la à bancarrota, Zabel, pressionado por Bretton James (Josh Brolin), é compelido a vender a totalidade da empresa por um valor insignificante. Profundamente abatido pelos acontecimentos e com uma só ideia em mente, Jake decide procurar Gordon com quem faz uma aliança: quer informações que permitam destruir quem acabou com a reputação do seu mentor e em troca propõe-se a ajudá-lo na reaproximação com a filha... Mais de vinte anos depois do sucesso do primeiro filme "Wall Street" centrado na frenética vida na bolsa de valores de Nova Iorque, Oliver Stone realiza uma "sequela", passada nos dias de hoje, onde Michael Douglas retorna com o icónico Gordon Gekko, que marcou várias gerações em todo o mundo.


Bebés (Babies)

Ano: 2010
Realização: Thomas Balmes
Género: Documentário

Um documentário sobre quatro bebés, quatro culturas, em quatro continentes distintos. Ponijao, Bayarjargal, Mari e Hattie vivem na Namíbia, Mongólia, Japão e Estados Unidos, respectivamente. O filme mostra cada um deles desde o nascimento aos primeiros passos. A partir de uma ideia do realizador francês Alain Chabat (RRRrrrr!!!"," Astérix e Obélix: Missão Cleópatra"), o documentarista Thomas Balmes mostra como, no que concerne ao mais importante, as diferenças entre as culturas podem ser esbatidas e, da mesma maneira que há coisas radicalmente diferentes entre pessoas de diferentes continentes, também existe algo que não foi alterado, nem através do tempo nem pela cultura: o amor, o instinto, a necessidade de proteger e ser protegido.

Depois da Vida (After.Life)

Ano: 2009
Género: Thriller
Elenco: Christina Ricci, Liam Neeson e Justin Long

Depois de sofrer um terrível acidente de carro, Anna Taylor (Christina Ricci) "desperta" na morgue onde decorrem os preparativos para o seu funeral. Sem verdadeiramente compreender o que se passa, a única pessoa com quem consegue comunicar é Eliot Deacon (Liam Neeson), o dono da funerária, que a convence que está apenas num estádio transitório, entre a vida e a morte. Aterrorizada com o que lhe está a acontecer, ela vai sentir momentos de puro horror, tentado provar que, afinal, continua consciente e que Eliot a quer enterrar viva. E é então que Paul (Justin Long), o namorado que ainda não aceitou a sua morte, pressente que algo de muito macabro se passa na morgue. Mas estará Paul ainda a tempo de resgatar a namorada?

Adoro-te... À Distância (Going the Distance)

Ano: 2010
Realização: Nanette Burstein
Argumento: Geoff LaTulippe
Género: Comédia
Elenco: Drew Barrymore e Justin Long

Quando Erin e Garret (Drew Barrymore e Justin Long) se conhecem num bar em Nova Iorque, não poderiam imaginar que, o que podia ser apenas uma relação passageira, se fosse transformar tão rapidamente numa grande história de amor. Depois de seis semanas de fusão total, o regresso dela à cidade de São Francisco torna tudo quase insuportável. Agora, depois de tudo o que viveram um com o outro, como poderão regressar à sua vida normal? Como conseguirá o amor sobreviver à distância, aos ciúmes e aos pequenos mal entendidos?

Jacuzzi - O Desastre do Tempo (Hot Tub Time Machine)

Ano: 2010
Realização: Steve Pink
Argumento:
Josh Heald, Sean Anders e John Morris
Género: Comédia
Elenco: John Cusack, Clark Duke, Craig Robinson e Rob Corddry

Quatro amigos completamente entediados com as suas "vidas de adulto" vão de fim-de-semana para uma estância de ski: Adam (John Cusack) foi novamente abandonado pela namorada; Lou (Rob Corddry) é um boémio fracassado; Jacob (Clark Duke) vive alienado pelos jogos de vídeo e Nick (Craig Robinson) tem uma mulher obcecada que segue todos os seus passos. Depois de uma noite de copos num estranhíssimo jacuzzi, algo completamente inesperado acontece: viajam no tempo até 1986. Apesar desta ideia improvável, acabam por descobrir que está ali a maneira de reformularem as suas vidas e, cada um à sua maneira, vão tentar corrigir os seus fracassos.

Assalto ao Santa Maria (Assalto ao Santa Maria)

Ano: 2009
Zé (Pedro Cunha) é um português emigrado na Venezuela a atravessar um momento difícil. Quando conhece o capitão Henrique Galvão (Carlos Paulo), um idealista de vontade férrea que se opõe ao regime salazarista, e o seu grupo de amigos exilados, fica absolutamente fascinado com as suas ideias de liberdade. E é assim que Zé se envolve na maior acção de protesto contra o regime: o assalto e ocupação do paquete Santa Maria. Ao mesmo tempo que tentam passar uma ideia de liberdade e mostrar a sua objecção contra as ditaduras da Península Ibérica, têm de gerir as tensões internas entre os passageiros, assim como a comunicação social e a polícia americana. Mas Zé tem ainda mais um desafio pela frente: naqueles 11 dias de total idealismo, ele vai viver um grande amor com Ilda (Leonor Seixas), uma passageira portuguesa que, tal como ele, tem muito a perder... Baseado em factos verídicos ocorridos em Janeiro de 1961, o filme é realizado por Francisco Manso ("O Testamento do Senhor Napumoceno", "A Ilha dos Escravos", "O Último Condenado à Morte") segundo argumento de Vicente Alves do Ó e João Nunes.

Sinopses: Cinecartaz Público

2 comentários:

  1. Quero ver: Bebés, Lola e O Assalto ao Santa Maria.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso também quero ver o documentário "Babies" e quero muito ver o "Lola" (mas ainda devo comprar o DVD do "Lola" e "Kinatay", que numa iniciativa inédita começou também à venda hoje). "O Assalto ao Santa Maria" não me convence. Mas quero ver também o "Wall Street 2". Já vi o "After.Life" e o "Hot Tub Time Machine".

    ResponderEliminar