sábado, 28 de novembro de 2009

Gangs de Nova Iorque, por Carlos Antunes


Título original: Gangs of New York
Realização: Martin Scorsese
Argumento: Jay Cocks
Elenco: Leonardo DiCaprio, Daniel Day-Lewis, Cameron Diaz e John C. Reilly

Há uma História da América contada pelas ruas e pelos seus habitantes mais ferozes.
Uma história onde a política é um bem comprado e vendido, uma história que é o exacto oposto da mais conhecida História dos Pais Fundadores e da Constituição.

http://rexxartw.files.wordpress.com/2008/07/gangs_of_new_york_2002_reference.jpg

Estamos perante um épico sangrento onde temos um herói e aquele que é, provavelmente, o primeiro grande vilão - e uma das mais memoráveis personagens - do século XXI.
São duas personagens da melhor literatura, da melhor narrativa, do melhor cinema.
São duas interpretações excepcionais de Leonardo DiCaprio e Daniel Day-Lewis, que tinham mesmo de ser assim pois os respectivos gangs são extensões suas personalidades.

http://images.allmoviephoto.com/2002_Gangs_of_New_York/2002_gangs_of_new_york_018.jpg

Se do lado de Bill The Butcher (Day-Lewis) há um sadismo nascido de um humor negro, uma violência operática, do lado de Amsterdam (DiCaprio) há uma certa calma analítica que se eleva no meio de todo este caos.
São eles os dois, a par de outras personagens que vão surgindo e dominando também as ruas, que marcam a personalidade da própria cidade que está a nascer com eles.
O processo é complexo e feroz, fascinante na selvajaria que a conduz, sobretudo porque se sabe que apesar de tudo um país nasceu com alguma civilidade e com processos políticos.

http://img5.allocine.fr/acmedia/medias/nmedia/00/02/36/75/p3.jpg

A construção das cenas de Scorsese é magnífica, grandiosa, deixando impressões duradouras no espectador.
Há uma verdadeira admiração de Scorsese por todos estes eventos, uma vontade de mostrar esses eventos com a mesma energia que eles comportam.
Isso não impede que haja alguns pontos que precisavam de ser melhor montados, mais breves e escorreitos, com maior ritmo.
O desejo de grandiloquência toldou um pouco a necessidade de eloquência desta história, mas isso não impede que seja um filme de inesquecível poder.

http://images.fanpop.com/images/image_uploads/paradise-square-gangs-of-new-york-273574_461_308.jpg

Gangs de Nova Iorque não é um filme menor, apenas um filme menor por comparação.
Comparação com as expectativas que temos perante um filme de Scorsese e perante as obras-primas que já vimos o realizador fazer.
Mas arrancar uma obra assim de uma produção tão atribulada é algo que só um extraordinário realizador poderia fazer.



http://z.about.com/d/movies/1/0/A/m/1/gangsofnypubp.jpg


6 comentários:

  1. Eu talvez daria 4 estrelas a este filme pois adoro-o!
    Adoro as interpretações e o seu grande final que são, entre outras, surpresas bastante agradáveis neste filme...

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

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  2. Depois de uma crítica que vai tanto ao encontro da minha opinião, devo dizer que fiquei deveras decepcionado com a nota...

    4.5 * quanto a mim.

    E penso também que Day-Lewis está infinitamente melhor do que DiCpario(que não está mal)

    Abraço

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  3. É, provavelmente eu também daria um pouco mais de estrela, rs... O filme é lindo e o Scorscese sabe fazer cinema como poucos, de todas as formas possíveis...

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  4. Gostei bastante de ler a crítica, mas também fiquei desiludido com o desfecho, esperava uma nota mais elevada ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

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  5. Acabo por ter de concordar com o Carlos. É um portentoso filme épico, selvagem, com duas interpretações fulgurantes, de DiCaprio e Day-Lewis. Porém, tem momentos distintos em termos de ritmo, ora acelerado, ora estagnado, que se reflectem na sensação ambígua com que o espectador fica no fim. 3,5*

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  6. Acabo por ter de concordar com o Carlos. É um portentoso filme épico, selvagem, com duas interpretações fulgurantes, de DiCaprio e Day-Lewis. Porém, tem momentos distintos em termos de ritmo, ora acelerado, ora estagnado, que se reflectem na sensação ambígua com que o espectador fica no fim. 3,5*

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