segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fantasporto 2010: Novidades (V)

Agora já com a programação revelada, o Split Screen continua a apresentar excelentes sugestões de cinema para o Fantasporto 2010:


Hierro (2009), de Gabe Ibáñez

Nas últimas edições do Fantasporto tem sido evidente a qualidade da vaga de cinema de terror espanhol. Do novato Gabe Ibáñez chega Hierro, um thriller psicológico sobre uma mãe que perde o seu filho, quando de férias numa ilha. O filme estreou no Festival de Cannes e passou por vários festivais de cinema fantástico, de onde se destaca o Sitges International Fantastic Film Festival, onde Elena Anaya recebeu o galardão de Melhor Actriz.



Tetsuo: The Bullet Man (2009), de Shinya Tsukamoto

Os delírios visuais cyberpunk do japonês Shinya Tsukamoto já não propriamente uma novidade no Fantasporto, que já acolheu Tetsuo (1989), Yôkai hantâ: Hiruko (1991), Tetsuo II: Body Hammer (1992), Rokugatsu no hebi (2002) e Vital (2004), acabando por ganhar alguns importantes prémios. Tetsuo: The Bullet Man é o terceiro filme do franchise e que estreou no Festival de Veneza deste ano, onde acabou por gerar alguma polémica devido ao extremo gore. O terceiro capítulo é sobre um americano, com ascendência japonesa, que pouco a pouco se torna um ciborgue.



Robo-geisha (2009), de Noboru Iguchi
- RETIRADO DA PROGRAMAÇÃO DO FANTASPORTO 2010 -
Tal como The Machine Girl e Tokyo Gore Police, Robo-geisha é mais um exemplar do cinema-trash oriental. Ousado e criativo, conforme o próprio nome indica, temos uma gueixa ciborgue. O que sairá daí é mais um mistura trash, um daqueles filmes que só no Fantasporto veríamos!



Dolan's Cadillac (2009), de Jeff Beesley

Dolan's Cadillac é adaptação cinematográfica de um conto de Stephen King, publicado na colectânea de contos Nightmares & Dreamscapes. No filme acompanhamos um homem (Wes Bentley) que planeia vingar a morte da sua esposa (Emmanuelle Vaugier) pelas mãos do mafioso de Las Vegas Jimmy Dolan (Christian Slater).



The Crazies (2010), de Breck Eisner

Seleccionado para a sessão de encerramento do Fantasporto 2010, The Crazies é um remake da obra homónima de 1973, de George A. Romero. O filme conta a história dos habitantes de uma pequena cidade do Kansas que enlouqueceram, devido a uma contaminação biológica, realizado por Breck Eisner (Sahara).

6 comentários:

  1. :(:(:(:(:(

    Retiraram o RoboGueisha... Vou ali partir uns pratos e já volto...

    ResponderEliminar
  2. Também achei uma tristeza tirarem o Robogeisha... pra compensar vou hoje rever o Braindead!

    ResponderEliminar
  3. Mesmo... Ainda vou ver se vou hoje ou não! De qualquer forma quando sair do trabalho, vou levantar o livre-trânsito, a ver se ele existe :P

    ResponderEliminar
  4. Bem já encontrei o meu substituto, embora acho que preferia o RoboGeisha!!!
    Vampire Girl vs Frankenstein Girl: http://www.youtube.com/watch?v=aAGMzxhk3Hg

    ResponderEliminar
  5. Pois! Embora não seja a mesma coisa, parece-me de facto o mais semelhante. Esse estava ainda na lista de filmes a sugerir aqui no blogue...

    ResponderEliminar