sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Versão completa do tema de Billie Eilish para "No Time To Die"


Foi revelada o tema completo para o genérico do 25º filme da franquia de James Bond, No Time to Die, interpretada por Billie Eilish e co-escrita com o seu irmão e produtor, Finneas O'Connell:


No Time to Die estreia em Portugal no dia 9 de Abril de 2020.

Leia também:

Primeiro teaser para quarta temporada de "Stranger Things"


Foi revelado um primeiro vídeo promocional para a quarta temporada de Stranger Things:


Depois dos acontecimentos fatídicos do final da terceira temporada, e no seguimento da cena durante os créditos finais do último episódio, temos a confirmação do regresso da personagem de Jim Hopper (David Harbour), revelado num campo de trabalhos na Rússia.

A quarta temporada de Stranger Things estreia no Netflix, ainda sem data prevista

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Sonic: O Filme, por Eduardo Antunes


Título original: Sonic the Hedgehog (2020)
Realização: Jeff Fowler
Elenco: Ben Schwartz, James Marsden, Jim Carrey, Tika Sumpter

Não é perceptível, para além de uma concepção generalizada de que o público não aceitará já a formalização fantasiosa deste tipo de personagens (para a qual as recentes readaptações da Disney certamente contribuirão), o que terá levado ao realismo do inicial desenho da personagem que tantos estranharam. Felizmente, a mudança foi bem empregue, num filme que assume o seu lado infantil e acaba por oferecer, ainda que não um bom filme, uma experiência que os mais novos (e os fãs dos videojogos) certamente poderão apreciar.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

"Parasite" vence Melhor Filme e arrecada quatro Óscares 2020


Apesar do recente e crescente favoritismo face a 1917, cujo realizador Sam Mendes era um dos principais favoritos ao Óscar de Melhor Realizador, o mesmo acabou por receber prémios apenas em categorias técnicas, dos quais se destaca positiva e merecidamente o de Melhor Fotografia, para Roger Deakins, um veterano da indústria e conhecido pelo recente Blade Runner 2049 e pelas suas colaborações com Sam Mendes e os Irmãos Coen. 

A surpresa, apenas face a concorrida lista de nomeados, terá sido Parasite que, além do Óscar de melhor filme, arrecadou ainda de Melhor Realizador e Melhor Argumento Original. O filme sul-coreano levou ainda para casa o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, que se poderá pôr em causa face a sua inclusão em duas listas para melhor filme. Talvez de futuro se possa considerar juntar ambas as categorias, ou evitar a nomeação nas duas categorias de um mesmo filme, para não retirar o reconhecimento e potencial visibilidade de outro filme estrangeiro.

Talvez o único restante prémio que deixe algum desapontamento será o de Melhor Filme de Animação que, tendo sido atribuído a Toy Story 4, perde a oportunidade de reconhecer filmes de menor visibilidade e igual qualidade como Klaus (cujo lançamento no Netflix terá certamente contribuido para o seu não reconhecimento) ou Missing Link (que tira proveito a cada vez menos utilizada técnica de stop-motion).

Melhor Filme
Parasite

Melhor Realizador
Bong Joon Ho por Parasite

Melhor Actor

Melhor Actor Secundário

Melhor Actriz

Melhor Actriz Secundária

Melhor Argumento Original
Bong Joon Ho e Jin Won Han por Parasite

Melhor Argumento Adaptado

Melhor Filme de Animação
Toy Story 4

Melhor Filme Estrangeiro
Parasite

Melhor Documentário

Melhor Curta de Animação

Melhor Curta

Melhor Curta Documental

Melhor Montagem

Melhor Fotografia
Roger Deakins por 1917

Melhor Banda Sonora Original

Melhor Canção Original
“(I’m Gonna) Love Me Again”, de Rocketman

Melhor Guarda-Roupa
Melhor Maquilhagem e Cabelo

Melhor Design de Produção
Once Upon a Time in... Hollywood

Melhor Edição de Som
Ford v Ferrari

Melhor Mistura de Som
1917

Melhores Efeitos Visuais
1917

domingo, 9 de fevereiro de 2020

The Witcher - Temporada 1, por Eduardo Antunes


Título original: The Witcher (2019– )
Criadores: Lauren Schmidt
Elenco: Henry Cavill, Freya Allan, Anya Chalotra, Joey Batey, MyAnna Buring, Jodhi May, Wilson Radjou-Pujalte, Mimi Ndiweni, Lars Mikkelsen, Eamon Farren, Anna Shaffer

Entendo o potencial do que tenha atiçado o interesse dos seus expectadores, mais que não seja pela oferta de um inteiro universo de fantasia repleto do mesmo género de elementos "adultos" que Game of Thrones oferecia. Ironicamente, o problema do início desta série será o mesmo do final dessa outra, apressado e inexplicavelmente desconexo de qualquer entendimento conciso e consistente dos seus protagonistas. 

sábado, 8 de fevereiro de 2020

A Despedida, por Eduardo Antunes


Título original: The Farewell (2019)
Realização: Lulu Wang
Argumento: Lulu Wang 
Elenco: Awkwafina, Shuzhen Zhao, Tzi Ma, Diana Lin

É com grande pena que vejo The Farewell estrear em tão poucas salas em Portugal. Ainda que seja um filme que não peça por muitas audiências, é um filme que, dada a atenção merecida, recolheria certamente os frutos igualmente merecidos. De uma cultura quase inteiramente diferente à nossa, recolhemos o mesmo profundo sentimento de perda e celebração.

Bombshell - O Escândalo, por Eduardo Antunes


Título original: Bombshell (2019)
Realização: Jay Roach 
Argumento: Charles Randolph 
Elenco: Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie, John Lithgow

Aproveitando a boa vontade por trás do movimento feminista que cresceu na América do Norte, este é um filme que arrisca muito pouco, retirando, ainda assim, todo o seu potencial das interpretações que enchem as próprias imagens promocionais. Não ficará na memória para além do reportar da situação a quem não a conheça a fundo.

Jojo Rabbit, por Eduardo Antunes


Título original: Jojo Rabbit (2019)
Realização: Taika Waititi
Argumento: Taika Waititi
Elenco: Roman Griffin Davis, Thomasin McKenzie, Scarlett Johansson, Sam Rockwell, Taika Waititi, Archie Yates, Alfie Allen, Rebel Wilson

Hilariante, ternurento, dramático, comovente, o último filme de Taika Waititi não é de todo o filme que estejamos imediatamente à espera. Não é apenas o que esperamos já do realizador, no seu brilhante uso da comédia do absurdo que tanto o caracteriza. Suplanta as nossas superficiais expectativas para se tornar em algo verdadeiramente memorável e digno da maior das recomendações, em toda a honesta humanidade esparrameirada no argumento e encapsulada na caracterização dos seus protagonistas, de onde retiramos nós próprios o mais puro sentimento de afeição.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Exposição "Tim Burton – As Marionetas de Animação"


A propósito da comemoração dos 20 anos do Monstra - Festival de Animação de Lisboa, o Museu da Marioneta inaugura a exposição "Tim Burton - As Marionetas de Animação", dedicada a vários dos filmes de animação do realizador norte-americano. Pudemos ver de antemão o que a exposição reserva, e deixamos aqui algumas das nossas impressões.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020